Impulsione a carreira de seu colaborador na pesquisa científica

0
954

Empresas inteligentes impulsionam a carreira de seus colaboradores com planos de benefícios, cursos e experiências que vão contribuir para o crescimento pessoal e profissional do colaborador. Muitos deles ainda estão na universidade ou possuem a oportunidade de fazer uma pós-graduação ou doutorado. Pensando nisso, preparamos algumas dicas do que sua empresa pode fazer para ajudar nesse processo de pesquisa científica, com foco em temas para TCC em Direito Penal ou monografia.

Etapa 1: prestar atenção na justificativa da pesquisa

A justificativa é uma das primeiras etapas para quem inicia um trabalho científico. Seu objetivo consiste em mostrar ao leitor a importância da obra e as motivações do autor para escrevê-la, seguindo a estrutura de apresentação do tema, relevância e urgência do assunto e, por último, o conteúdo que será abordado no trabalho. Muitas pessoas podem ter dificuldade de fazer a justificativa de TCC e monografia, pois precisam estar conectadas com o conjunto da obra.

Para isso, o autor precisa ter perspectivas para focar no tema, e entender a obra como um experimento o qual necessita de diversas revisões até chegar ao resultado final. A justificativa não deve haver uma antecipação da conclusão ou citações de outros autores. Funciona como um texto descritivo-informativo para o leitor, mostrando as razões de escrever sobre aquele tema e em que contexto pensou em abordá-lo, em uma cidade ou hospital, por exemplo.

Como sua empresa pode ajudar?

Algumas das ações mais comuns são:

  • Pagamento de uma porcentagem dos estudos do colaborador, pela empresa;
  • Oferecimento de cursos de capacitação para trabalhos científicos;
  • Promoção de intercâmbios e políticas que incentivem a pesquisa;
  • Inserção à “Lei do Bem” Lei 11.196/05 – mecanismo criado pelo Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação, que tem por objetivo estabelecer incentivos fiscais para empresas optantes do Lucro Real, dispostas a investir em pesquisas tecnológicas e desenvolvimento de inovações tecnológicas;
  • Patrocínio de atividades em projetos de pesquisa – brindes para eventos, palestras, viagens, apoio em projetos sociais envolvidos com a pesquisa.

Para a eficácia das ações, é aconselhável que a empresa preste apoio contínuo até o fim do projeto de pesquisa e promova ações que vão mostrar a seus colaboradores um lado positivo socialmente, alinhado com seu Planejamento Estratégico. Ex.: Uma empresa X patrocina um experimento científico ligado ao colaborador dando Kindles como premiação. O colaborador escreve sua pesquisa baseada na experiência com a realização do experimento, mostrando o impacto da ação naquele meio.

Principais temas para TCC e monografia de Direito Penal

  • Tolerância Zero – Seria possível no Brasil? Como implementar no código penal? A que ponto isso incentiva a repressão policial nos abusos contra a democracia nos cenários sociais atuais? A quem a lei realmente beneficia?
  • Direito Penal do Inimigo: Seria uma ferramenta de controle social? As injustiças presentes no processo criminal até a respectiva sentença do indivíduo exposto à marginalidade e as considerações do código penal sobre isso no Brasil e em países com regimes políticos similares.
  • Qual o futuro do Direito Penal? Você acredita que será mais gravoso ou mais flexível na solução dos crimes num futuro próximo? Quais os planos a longo prazo e a quem eles serão direcionados?
  • Quais são os últimos desenvolvimentos no tratamento do assédio sexual no Brasil? Essas medidas são eficazes no controle e diminuição dos crimes?

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here