A ação ocorrerá entre os dias 1 e 30 de novembro
Em apoio ao Novembro Azul, campanha internacional que destaca a importância da prevenção e diagnóstico precoce do câncer de próstata, a Drogarias Tamoio, bandeira da Rede d1000, em parceria com a Oncoclínicas, realizará uma ação de triagem gratuita para diagnóstico de câncer de próstata para homens acima de 55 anos. A iniciativa acontece em uma das salas de assistência do Programa CUIDA, localizada na Avenida Central Ewerton Xavier, 1186 – loja 101, quadra 47, lote 20 – Itaipu, Niterói, e contribui para o diagnóstico precoce, fundamental para o aumento de chances de cura da doença.
Para a triagem será utilizado o equipamento ECO Diagnóstica SD BIOSENSOR, que usa o método de imunofluorescência para medir os níveis de Antígeno Prostático Específico (PSA). “Este exame é amplamente utilizado para avaliar possíveis alterações na próstata. Após a realização do teste, os pacientes receberão um Laudo Laboratorial e uma Declaração de Serviços Farmacêuticos (DSF), documentos que comprovam a realização do exame e contêm as informações do resultado”, afirma Leandro Oliveira, gerente de Serviços Farmacêuticos da Rede d1000.
A triagem exclui homens já diagnosticados com câncer de próstata, hiperplasia prostática benigna (HPB) ou prostatite. Todos que tiverem resultados que indiquem a necessidade de uma avaliação mais detalhada serão encaminhados para acompanhamento especializado com o grupo Oncoclínicas. O encaminhamento visa proporcionar a continuidade no cuidado, orientação sobre exames adicionais e consultas com profissionais da área.
O câncer de próstata é o segundo tipo de câncer mais comum entre os homens no Brasil, com previsão de mais de 71 mil novos casos para o triênio 2023–2025, conforme o Ministério da Saúde. Na fase inicial, não apresenta sintomas, e, quando os primeiros sinais surgem, a doença já pode estar em estágio avançado. “Ao facilitar o acesso a exames de triagem, reafirmamos nosso compromisso com a saúde e promovemos a conscientização sobre os cuidados preventivos durante o Novembro Azul”, finaliza Leandro.