O poder, a criatividade, a força e a resiliência das mulheres negras no mercado de trabalho são tema da exposição Mulheres Negras na Rota do Empreendedorismo, que acontece entre os dias 24 de agosto e 08 de setembro, no Shopping Barra. A mostra apresenta histórias inspiradoras de superação de barreiras de lideranças femininas negras, referências em suas áreas de atuação, que impulsionam movimentos de transformação e empoderamento.
A mostra Mulheres Negras na Rota do Empreendedorismo tem ainda como propósito estimular uma reflexão necessária e profunda sobre representatividade e inovação no mundo dos negócios, fortalecendo o processo de valorização de identidades e ocupação de espaços dessa comunidade na sociedade. Segundo pesquisa do Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (SEBRAE), realizada em 2021, 47% das mulheres que empreendem no Brasil são negras. Dar visibilidade a essas histórias servem de motivação para outras mulheres a investirem para o sucesso profissional.
“A exposição é uma plataforma de celebração ao afroempreendedorismo feminino, à força e persistência dessas mulheres para a conquista de autonomia em todos os aspectos, financeiro e pessoal. O Shopping Barra se associa à iniciativa tão relevante para a promoção da diversidade e empoderamento, a partir da veia inovadora dessas empreendedoras”, destaca a gerente de Marketing do Shopping Barra, Karina Brito.
Mulheres Negras na Rota do Empreendedorismo busca reconhecer e estimular o diálogo sobre a importância da representatividade no mundo dos negócios. Durante a mostra, situada no piso L1 Sul do Shopping, os visitantes vão conhecer as trajetórias e os desafios únicos de Dijara Santos, Mada Negrif, Luciana Gomes, Carol Adesewa, Isa Reis e Ana Célia.
Mulheres Negras na Rota do Empreendedorismo apresenta:
Dijara Santos – Veterinária, bióloga e assessora de marketing pessoal, Dijara é uma empreendedora versátil. Fundadora da primeira franquia de confeitaria pet do Brasil, também criou a startup Crossdog High-tec, focada em monitoramento e treinamento de cães, e se dedica a capacitar afroempreendedoras por meio de cursos e mentorias.
Mada Negrif – Filha de costureira, Madalena iniciou sua carreira como Designer de Moda aos 30 anos, após especializar-se em Gestão de Eventos. Construiu sua marca, participou de feiras em vários estados e expandiu globalmente. Durante a pandemia, intensificou as vendas online e continuou inovando, mantendo sua marca relevante.
Luciana Gomes – Enfermeira e pós-graduada em Tricologia, Luciana é proprietária do primeiro Espaço de Terapia Capilar Naturalista de Salvador, especializado em cabelos crespos, cacheados e naturais. Sua missão é ajudar as mulheres a se reconectarem com sua essência, promovendo a saúde capilar e valorizando a beleza natural.
Carol Adesewa – Professora afrocentrada e idealizadora do projeto Afroinfância, Carol atua na rede pública de ensino em São Francisco do Conde. Seu trabalho é voltado para a construção da identidade e autoestima da criança negra, utilizando referências africanas e afro-diaspóricas.
Isa Reis – Mentora de mulheres, Isa é especialista em mentalidade, autoridade e vendas. Criadora do método MAVE, ela já auxiliou mais de 500 mulheres a fortalecerem seu posicionamento e alcançarem sucesso em suas jornadas empresariais.
Ana Célia – Chef e fundadora do restaurante Zanzibar, Ana Célia é um ícone na culinária afro-brasileira. Seu restaurante, um reduto da comida africana, celebra a herança cultural e a religiosidade africana, misturando sabores autênticos com histórias ricas que enriquecem a gastronomia de Salvador.
Serviço:
Evento: Exposição Mulheres Negras na Rota do Empreendedorismo
Local: Shopping Barra, L1 – Sul
Datas: 24 de agosto e 08 de setembro