25.6 C
Belo Horizonte
ter, 18 novembro 25

Novos projetos do LAB.mg trazem melhorias para serviços

Ações incluem aprimoramento do Processo de Análise e Aprovação do Plano de Ação Emergencial de Barragens

 

O Laboratório de Inovação do Governo de Minas (LAB.mg) concluiu projetos com três instituições estaduais para desenvolver e aprimorar processos que levam melhorias para os serviços prestados aos cidadãos e aos servidores do Estado.

Coordenado pela Secretaria de Estado de Planejamento e Gestão (Seplag-MG) e pela Fundação João Pinheiro (FJP), o LAB.mg atua em projetos voltados para a transformação de serviços públicos, trazendo inovação e melhoria da experiência do usuário.

As três parcerias concluídas nos últimos meses foram feitas com a Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado de Minas Gerais (Emater–MG) – site É Do Campo; a Fundação Estadual do Meio Ambiente (Feam) – Plano de Ação de Emergências de Barragens; e a FJP – processo de pagamentos.

“Esses projetos mostram como a inovação pode agregar valor de forma prática”, afirma a subsecretária de Inovação e Gestão Estratégica da Seplag-MG, Ana Flávia de Castro Morais. “Nosso objetivo foi criar soluções que aumentam a eficiência dos serviços públicos e, ao mesmo tempo, melhoram a experiência tanto dos servidores quanto dos cidadãos”, diz.

“Já observamos melhorias concretas, como mais agilidade e transparência nos pagamentos dos professores da FJP e uma melhor experiência para os usuários do site É Do Campo”, destaca Ana Flávia de Castro.

Plano de Ação de Emergência de Barragens

O Plano de Ação de Emergência (PAE) é um documento que estabelece as ações necessárias para garantir a segurança das pessoas e dos animais, a preservação do meio ambiente e a salvaguarda do patrimônio cultural em caso de rompimento de barragem.

O LAB.mg e a Feam realizaram um projeto que trouxe melhorias para o processo de análise e aprovação do PAE, para a comunicação entre os órgãos governamentais envolvidos, além da automatização de procedimentos. Entre essas ações, estão o aperfeiçoamento da triagem de documentos, materiais orientativos, revisão normativa de instrumentos jurídicos, entre outros.

O projeto foi concluído em maio de 2024 e já está sendo implementado pela Feam.

Site É Do Campo

Entre os meses de fevereiro e maio deste ano, o LAB.mg desenvolveu junto com a Emater um plano de melhoria para o site É Do Campo. A página funciona como um ambiente virtual de compra e venda (marketplace) de produtos artesanais mineiros e da agricultura familiar direto dos produtores.

O projeto buscou aprimorar a experiência do usuário e aumentar a atratividade de clientes para o site. Foram realizadas entrevistas, testes de usabilidade e questionários.

Por meio desse diagnóstico, foi possível pensar em estratégias e soluções para a página, como alterar o layout, melhorar a interface do site e inserir funcionalidade para avaliação dos produtos. O objetivo foi aumentar a satisfação do usuário, impulsionar as vendas de produtos mineiros e fortalecer a imagem da Emater-MG.

Otimização de pagamentos na FJP

O projeto de Otimização do Pagamento de Professores da FJP contou com revisão do processo e criação de automações, melhorando o fluxo de pagamentos e reduzindo o retrabalho e o tempo de execução das atividades desenvolvidas pelos setores envolvidos.

O projeto foi uma iniciativa conjunta entre o LAB.mg, a equipe do Automatiza.MG, da Seplag-MG, a Escola de Governo Professor Paulo Neves de Carvalho e o setor de Recursos Humanos da FJP. Juntos, eles simplificaram o processo de pagamento, automatizaram etapas e melhoraram o acesso dos professores às informações do valor recebido, o que tornou a atividade mais ágil e transparente.

A partir dos robôs desenvolvidos pela equipe do Automatiza.MG, foram 16 horas de trabalho economizadas por mês, com o trabalho sendo realizado 9,6 vezes mais rápido.

 

 

Posts Relacionados

Confraria VIVA realiza 3ª edição inspirada na Argentina em BH

A Confraria VIVA, projeto idealizado por Cibele Faria para...

Policial militar reformado vira réu por feminicídio

Crime aconteceu em outubro deste ano no bairro Carlos...

Bolsa Família chega a mais de 1,3 milhão de beneficiários

Valor médio do benefício no estado é de R$...

Justiça mantém Programa de Transferência de Renda em Brumadinho

Mineradora deve manter pagamento a atingidos por rompimento de...

Engenharias da Uniube estão entre as melhores de Minas

Cursos se destacaram na avaliação anual do ensino superior,...

Novidades

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui