21 C
Belo Horizonte
seg, 17 novembro 25

Uberaba (MG) é reconhecida como Geoparque Mundial da Unesco

Cidade mineira se torna a sexta brasileira a ostentar o título e terá benefícios para a promoção do turismo sustentável

O Brasil tem mais uma cidade reconhecida como Geoparque Mundial! A mineiríssima Uberaba, no Triângulo Mineiro, recebeu o título da Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco). O reconhecimento é concedido levando em conta a relevância internacional com base em um conceito de proteção, educação e desenvolvimento sustentável.

O município mineiro é o sexto brasileiro a contar com esse reconhecimento internacional. Além dele, ostentam esse título: Araripe (entre CE, PE e PI), Seridó (RN), Caminhos dos Cânions do Sul (SC e RS), Caçapa do Sul (RS) e Quarta Colônia (RS). No mundo, são 213 geoparques em 48 países.

Para concorrer ao Título, Uberaba enviou uma proposta batizada de “Terra de Gigantes”, contendo três pilares: “Local onde Chico Xavier se revelou ao espiritismo mundial”; “Capital Mundial do Zebu” e “Terra dos Dinossauros no Brasil”, este último, devido aos trabalhos paleontológicos no bairro rural de Peirópolis.

O título trará ao Município e ao estado de Minas Gerais benefícios como a promoção do turismo sustentável, bem como o desenvolvimento da economia e do empreendedorismo local. “A chancela internacional da Unesco permite que esses geoparques se destaquem como territórios de desenvolvimento sustentável, além de se tornarem produtos turísticos de destaque internacional. Com isso, o Brasil aumenta sua competitividade e visibilidade nesse tipo de turismo”, comentou a Coordenadora-Geral de Produtos e Experiências Turísticas do MTur, Fabiana Oliveira.

CONCEITO – Geoparques são áreas geográficas unificadas de relevância geológica internacional e que são administrados com base em um conceito de proteção, educação e desenvolvimento sustentável.

O título não está ligado apenas à questão geológica, mas busca ampliar a exploração e o desenvolvimento das regiões em aspectos naturais, culturais e imateriais. A certificação demonstra a presença de espaços com diversidade de opções de turismo, que servem como alternativa para o desenvolvimento dos municípios.

O título concedido pela Unesco tem duração de concessão de quatro anos. Após esse período cada Geoparque é reavaliado, podendo ter a nomeação revista.

Capacitações gerenciais, construção do city branding e ações para o desenvolvimento turístico da região estão entre as iniciativas previstas para 2024

A conquista da chancela de Geoparque Global da Unesco requer um longo processo, que envolve a participação de pesquisadores, autoridades e comunidades locais e regionais. Em Uberaba, desde 2018 o Sebrae Minas tem se unido a parceiros locais – Universidade Federal do Triângulo Mineiro (UFTM), Associação Brasileira dos Criadores de Zebu (ABCZ), Prefeitura de Uberaba e Associação Geoparque Uberaba – em um esforço contínuo para consolidar o reconhecimento do patrimônio geológico, cultural e histórico do território.

A prefeita Elisa Araújo destaca a parceria com o Sebrae Minas para a melhoria do atrativo turístico na região. “Essa chancela representa um grande passo para o desenvolvimento da nossa cultura, história, preservação do meio ambiente, contribuindo para novas oportunidades de emprego e renda para nosso povo. Vamos atrair investidores com o objetivo de fomentar os destinos turísticos de nossa cidade. E o convênio com o Sebrae Minas será fundamental para nossa preparação para o receptivo turístico. Podemos ter condições de ser projetado para eixos de potencialidades que vão colocar Uberaba no ramo do desenvolvimento”.

O planejamento estratégico das ações foi elaborado por uma consultoria especializada, que norteou o andamento dos trabalhos e a criação dos grupos temáticos: geologia e geoconservação, gestão, geoturismo, patrimônio cultural, patrimônio natural, comunicação, educação ambiental e desenvolvimento econômico sustentável.

Por meio desse trabalho também foi proposto um modelo de governança para a criação da Associação Geoparque Uberaba, que reúne 34 associados entre empresários, representantes de instituições públicas e privadas, lideranças e sociedade civil. Com a formação da governança, foram realizadas duas missões técnicas aos geoparques de Seridó, no Rio Grande do Norte (2022), e de Arouca, em Portugal (2023), propiciando a troca de experiências, principalmente relacionadas às boas práticas na gestão do geoparque.

Foram oferecidas, ainda, capacitações em gestão e design para os artesãos, além de orientações sobre precificação, comercialização e Procedimento Operacional Padrão (OPO) para meios de hospedagens locais. Além disso, foi criado um selo de identidade dos geoprodutos feitos no território, como: cachaça, doces e souvenires.

Em 2022, o Sebrae Minas participou da elaboração do dossiê do projeto ‘Geoparque Uberaba: Terra de Gigantes’. Em 2023, uma comitiva de avaliadores da Unesco visitou o município e conferiu a documentação do dossiê. O projeto foi apresentado na Conferência Internacional sobre Geoparques Mundiais da Unesco, em Marrakech, no Marrocos. Na ocasião, Uberaba teve sua candidatura a “Aspirante Geoparque” aceita por unanimidade pelo Conselho da Rede Global de Geoparques.

Com a divulgação da chancela, Uberaba passa a se juntar aos geoparques brasileiros de Araripe (CE), Seridó (RN), Caminhos dos Cânions do Sul (RS e SC), Quarta Colônia e Caçapava (RS), elevando o país a um patamar de destaque internacional no que diz respeito à conservação e valorização de seu patrimônio geológico e cultural.

 

 

Cenario Minas
Cenario Minashttps://cenariominas.com.br
Revista Cenário's ou (Portal Cenário Minas) é uma revista digital de variedades que destaca a vida na capital nas suas mais diferentes vertentes: sociedade, comportamento, moda, gastronomia, entre outros temas. A publicação digital se notabiliza pela absoluta isenção editorial e por praticar um jornalismo sério, correto e propositivo, cuja credibilidade e respeito ao leitor são seus apreços primordiais.

Posts Relacionados

Confraria VIVA realiza 3ª edição inspirada na Argentina em BH

A Confraria VIVA, projeto idealizado por Cibele Faria para...

Policial militar reformado vira réu por feminicídio

Crime aconteceu em outubro deste ano no bairro Carlos...

Bolsa Família chega a mais de 1,3 milhão de beneficiários

Valor médio do benefício no estado é de R$...

Justiça mantém Programa de Transferência de Renda em Brumadinho

Mineradora deve manter pagamento a atingidos por rompimento de...

Engenharias da Uniube estão entre as melhores de Minas

Cursos se destacaram na avaliação anual do ensino superior,...

Novidades

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui