O Supermercados BH, maior rede supermercadista de Minas Gerais em faturamento, anunciou a compra do braço mineiro da rede Bretas, consolidando ainda mais sua presença no estado. A aquisição, fechada por R$ 716 milhões, foi confirmada na noite desta sexta-feira (7) pela Cencosud, grupo chileno que controlava a marca desde 2010.
O acordo envolve 54 lojas do Bretas em Minas Gerais, além de oito postos de combustíveis, um centro de distribuição e todo o estoque e infraestrutura da rede. A venda não inclui as 26 unidades da marca em Goiás, que continuarão operando sob a gestão da Cencosud.
Ainda não foi informado se as lojas do Bretas passarão a operar sob a bandeira do Supermercados BH ou se manterão o nome atual. O grupo mineiro também não detalhou possíveis mudanças operacionais ou no quadro de funcionários. A negociação ainda depende da aprovação do Conselho Administrativo de Defesa Econômica (CADE), responsável por analisar impactos na concorrência do setor.
O impacto da compra do Bretas
Caso autorizada pelo Cade, a aquisição das operações do Bretas vai fortalecer a posição do Supermercados BH como líder absoluto em Minas Gerais. A rede assume unidades bem localizadas e um centro de distribuição, o que pode otimizar sua logística e ampliar seu poder de negociação com fornecedores.
Os números mostram a relevância da aquisição. Nos 12 meses terminados no terceiro semestre de 2024, a operação do Bretas em Minas Gerais faturou 1,5 bilhão de reai.
Já para a Cencosud, a venda é uma tentativa de melhorar a rentabilidade no país. A empresa comprou o Bretas em 2010. Agora, a estratégia é concentrar forças em outras regiões e manter a marca Bretas apenas em Goiás.
A estrutura do Supermercados BH
Fundado em 1996 por Pedro Lourenço, o Supermercados BH cresceu apostando em lojas na periferia e em cidades do interior, com preços competitivos e produtos de marcas populares. A estratégia sempre foi negociar bem com fornecedores e crescer em locais com pouca concorrência de grandes redes.
Hoje, a empresa fatura 17,3 bilhões de reais e é a quinta maior rede de supermercados do Brasil. No ranking nacional, fica atrás apenas de Carrefour, Assaí, Grupo Mateus e Pão de Açúcar. São cerca de 300 lojas próprias em 95 cidades, principalmente em Minas Gerais, mas também no Espírito Santo.
Com a compra do Bretas, a rede adiciona mais 54 pontos de venda e um novo centro de distribuição, fortalecendo sua capilaridade no estado.
Pedro Lourenço e a expansão para o futebol
Pedro Lourenço, fundador do Supermercados BH, começou no varejo como carregador de caixas em supermercados de Belo Horizonte. Filho de lavradores, mudou-se para a capital aos 18 anos e trabalhou como repositor, vendedor e gerente até se tornar supervisor no atacadista Ferreirão. Em 1996, abriu sua primeira mercearia em Santa Luzia e, desde então, expandiu o negócio até se tornar o maior varejista de Minas Gerais.
Agora, além do crescimento no setor de supermercados, Lourenço amplia sua atuação no futebol. Em 2024, o empresário comprou a SAF do Cruzeiro, adquirindo a participação que era de Ronaldo, em uma transação de 600 milhões de reais.