20.8 C
Belo Horizonte
ter, 18 novembro 25

Redução do desemprego das famílias belo-horizontinas em novembro

Os dados analisados são da Confederação Nacional do Comércio (CNC) para Belo Horizonte.

A pesquisa Intenção de Consumo das Famílias, analisada pelo Núcleo de Estudos Econômicos da Fecomércio MG, mostra que o indicador apresentou um aumento de 1,0 ponto, chegando a 98,4 em novembro. A confiança do consumidor da capital segue no nível de insatisfação, porém próxima dos 100 pontos.

Olhar Econômico, por Stefan D’Amato – Economista-Chefe da Fecomércio MG

O Índice de Consumo das Famílias está próximo do nível de satisfação, atingindo 98,4 pontos em novembro, após alcançar o pico, deste ano (agosto), correspondente a 99,6. O índice permaneceu em queda por quatro meses, voltando a se recuperar na última medição, com um aumento de 1 ponto. Destaca-se que o índice para famílias com mais de 10 salários-mínimos permanece em alta, atingindo o patamar de satisfação pelo terceiro mês consecutivo (119,9 pontos em novembro). Em contrapartida, as famílias com renda até 10 salários-mínimos não conseguem ultrapassar os 96,8 pontos de agosto, enfrentando desafios de consumo devido a fatores como a recomposição da renda disponível e o cenário de endividamento.

No que diz respeito ao emprego, 37,7% das famílias se sentem mais seguras em relação ao ano anterior, o menor índice do ano. A percepção de insegurança no emprego está relacionada a incertezas econômicas repassadas aos empresários, gerando instabilidade para os colaboradores. Reformas estruturantes são apontadas como medidas para melhorar o ambiente de negócios. É positivo notar um aumento de 2,9 pontos percentuais em comparação com novembro de 2022.

Destaca-se também a redução do desemprego entre as famílias belo-horizontinas, atingindo a melhor marca desde janeiro de 2014, com 5,2%. O nível de insegurança em relação ao emprego atual é o mais baixo do ano, alcançando 13,2%. O responsável pelo domicílio mantém uma visão otimista sobre a melhoria profissional nos próximos 6 meses, atingindo 65,9%, sendo o quarto maior valor no ano. A segurança nessa perspectiva é mais acentuada em famílias com mais de 10 salários-mínimos (161,1 pontos) em comparação com aquelas de menor poder aquisitivo (133,8 pontos).

Quanto à renda familiar, 33,9% afirmam que está melhor, mantendo-se constante em relação ao mês anterior. No entanto, observa-se um aumento gradual da percepção de famílias que consideram a renda pior do que no ano passado, alcançando 24,2% neste mês.

No tocante ao acesso ao crédito, 44,3% das famílias enfrentam dificuldades, retomando a segunda maior proporção do ano. O acesso mais fácil é o menor observado no ano, com 27,5% das famílias. A redução da taxa Selic impactou diretamente o crédito, resultando em 46,6% das famílias comprando menos em outubro e destinando uma parte significativa da renda ao pagamento de juros.

A perspectiva de consumo igual ao ano passado é compartilhada por 47,6% das famílias, representando a segunda maior proporção do ano, ficando atrás apenas do mês anterior. A combinação de efeitos na renda, expectativas de melhoria e dificuldades no acesso ao crédito dificulta a aquisição de produtos duráveis, sendo que 74,3% das famílias afirmam não ser o momento ideal, mesmo com a injeção de renda do 13º salário no segundo semestre.

Cenario Minas
Cenario Minashttps://cenariominas.com.br
Revista Cenário's ou (Portal Cenário Minas) é uma revista digital de variedades que destaca a vida na capital nas suas mais diferentes vertentes: sociedade, comportamento, moda, gastronomia, entre outros temas. A publicação digital se notabiliza pela absoluta isenção editorial e por praticar um jornalismo sério, correto e propositivo, cuja credibilidade e respeito ao leitor são seus apreços primordiais.

Posts Relacionados

Confraria VIVA realiza 3ª edição inspirada na Argentina em BH

A Confraria VIVA, projeto idealizado por Cibele Faria para...

Policial militar reformado vira réu por feminicídio

Crime aconteceu em outubro deste ano no bairro Carlos...

Bolsa Família chega a mais de 1,3 milhão de beneficiários

Valor médio do benefício no estado é de R$...

Justiça mantém Programa de Transferência de Renda em Brumadinho

Mineradora deve manter pagamento a atingidos por rompimento de...

Engenharias da Uniube estão entre as melhores de Minas

Cursos se destacaram na avaliação anual do ensino superior,...

Novidades

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui