Em sua primeira edição no estado, o C-MOVE Minas acontece na Casa Fiat de Cultura nesta quinta e sexta-feira (22 e 23/08), em Belo Horizonte, com patrocínio da Gasmig.
Tratando de mobilidade e sustentabilidade, o evento vai reunir especialistas e autoridades do setor para discutir as tendências e soluções em mobilidade sustentável, destacando Minas Gerais como um novo polo de inovação e sustentabilidade no Brasil.
A evolução dos veículos leves no Brasil apresenta um cenário eclético e promissor, onde diferentes tecnologias de propulsão convivem para atender às necessidades de um país continental e diversificado.
Dessa forma, especialistas de diversos setores vão explorar como essas tecnologias podem se complementar, considerando aspectos como viabilidade econômica, impactos ambientais e infraestrutura necessária.
GNV é destaque na programação
Dentro da programação, acontecerá o painel “Mobilidade Sustentável: Coexistência de tecnologias e múltiplas rotas tecnológicas”, com participação da Gasmig que irá trazer ao debate o Gás Natural como estratégia para a Descarbonização de Frotas e Infraestrutura para abastecimento de Caminhões GNV no Estado de Minas Gerais – Projeto Corredores de GNV.
Neste painel, também será discutida a integração de veículos elétricos, híbridos, a etanol, GNV e outras soluções tecnológicas, analisando suas respectivas vantagens e desafios.
Além disso, serão debatidas as políticas públicas e incentivos que podem fomentar essa coexistência tecnológica, promovendo uma transição energética equilibrada e sustentável no Brasil.
A Casa Fiat de Cultura está sendo palco do primeiro C-MOVE Minas, o Congresso da Mobilidade Verde & Veículos Elétricos, reunindo especialistas e autoridades do setor para discutir as tendências e soluções em mobilidade sustentável, destacando Minas Gerais como um novo polo de inovação e sustentabilidade no Brasil. O primeiro dia do evento, ontem, contou com a participação do Secretário de Estado de Desenvolvimento Econômico de Minas Gerais, Fernando Passalio, e do Superintendente de Mobilidade da Prefeitura de Belo Horizonte, André Dantas.
Os painéis do primeiro dia abordaram temas cruciais como a descarbonização do estado, o papel dos minerais estratégicos na produção de baterias e o fomento ao investimento em mobilidade sustentável. Além disso, houve discussões sobre a expansão da infraestrutura de recarga elétrica no Brasil e as perspectivas da neoindustrialização para uma mobilidade mais sustentável. O congresso é uma oportunidade para quem busca compreender e acompanhar as transformações e oportunidades que permeiam a mobilidade verde na região.
A programação do C-MOVE Minas continua hoje, 23 de agosto, das 10h às 17h, com painéis igualmente relevantes. Serão abordados temas como a coexistência de diferentes tecnologias para veículos leves, destacando as vantagens de cada uma para promover uma transição energética equilibrada. A eletromobilidade nos sistemas de transporte público também será amplamente discutida, com especialistas compartilhando estratégias para integrar veículos elétricos e otimizar a infraestrutura urbana.
O debate sobre mobilidade urbana e o espaço público irá ressaltar a importância de um planejamento eficiente e inclusivo, enquanto o painel “Academia e Mercado” explorará as colaborações entre universidades e empresas para desenvolver soluções inovadoras. O congresso será encerrado com um painel que abordará os desafios e oportunidades para a mobilidade sustentável, consolidando as discussões dos dois dias de evento e delineando as estratégias para o futuro da mobilidade elétrica.
O C-MOVE Minas conta com o apoio de marcas líderes de mercado, como Stellantis, KeySight, Raízen Power e Livoltek. Também conta com o apoio da ABLA, LEMOB, EMBRAPII, Mining Hub, IBMS, WEG, Via BH, UCB, Gasmig, Governo do Estado de Minas Gerais e do SERVAS – Serviço Social Autônomo do Governo de Minas Gerais. A parceria institucional é da ABVE – Associação Brasileira do Veículo Elétrico, e o apoio tecnológico e institucional é do Senai. A organização é da MES Eventos.
A Stellantis está apresentando no evento suas novas plataformas de propulsão eletrificadas bio-hybrid, que combinam motor elétrico com combustão flex, além de promover test-drives com os modelos mais recentes das marcas Jeep, Fiat, Ram, Citroën e Peugeot. Já a KeySight Technologies traz suas soluções de e-mobilidade, focando no desenvolvimento de baterias e tecnologia de carregamento para veículos elétricos.
“O evento é uma plataforma essencial para quem deseja estar na vanguarda da mobilidade sustentável, oferecendo uma experiência rica em conhecimento e oportunidades de networking com os principais atores do setor”, comenta Ricardo Guggisberg, presidente do Instituto Brasileiro da Mobilidade Sustentável – IBMS e da MES Eventos, responsável pela organização do evento.
O C-MOVE Minas traz um formato de inscrição social, em que os participantes deverão adquirir um mínimo de R$ 150 em roupas de cama e banho, que serão doadas à Ajuda Humanitária ao Rio Grande do Sul, promovida pelo Servas em parceria com a Defesa Civil de Minas Gerais.
As inscrições para o C-MOVE Minas podem ser realizadas através do Sympla: https://www.sympla.com.br/
Caráter Social
O C-MOVE Minas terá um formato de inscrição social, em que os participantes deverão adquirir um mínimo de R$ 150 em roupas de cama e banho, que serão doadas à Ajuda Humanitária ao Rio Grande do Sul, promovida pelo Servas em parceria com a Defesa Civil de Minas Gerais.
As inscrições para o C-MOVE Minas podem ser realizadas através do Sympla: https://www.sympla.com.br/evento/c-move-minas-gerais/2486504.