20.2 C
Belo Horizonte
sex, 12 julho 24

Maior evento de tecnologia blockchain, da América Latina

Terceira edição do evento acontece nos dias 24 e 25 de julho no Expo Mag

O Blockchain.RIO, maior evento de tecnologia blockchain e finanças digitais da América Latina, está de volta para sua terceira edição, que será realizada nos dias 24 e 25 de julho no Expo Mag (Centro, Rio de Janeiro). Entre os principais palestrantes estão Charles Hoskinson, Cofundador do blockchain Ethereum e Fundador da Cardano; Daniela Barbosa, General Manager da Hyperledger Foundation; João Aragão Pereira, Mr. Technology and Innovation Specialist Microsoft e o Senador da República, Carlos Portinho. Antes, no dia 23 de julho, está previsto um encontro de networking para decisores na Casa Camolese, localizada no Jardim Botânico.

O Blockchain.RIO reunirá personalidades do setor de blockchain, finanças digitais e diversos profissionais que representam as principais instituições financeiras e de tecnologia no Brasil e no mundo para discutir as últimas tendências e os impactos da “Tokenização“ em diversos setores da economia. O evento irá destacar como a tecnologia blockchain está revolucionando a forma como interagimos com o dinheiro, a propriedade e a informação. A programação contará com palestras, workshops, hackathon, trilhas de conhecimento e áreas de networking, além de uma feira de negócios onde as empresas poderão apresentar suas soluções ao público, que também poderá interagir com experiências imersivas e visitar uma galeria de arte digital (Rio Digital Arts).

“Hoje, somos o principal ambiente de discussões sobre o tema, onde participam líderes e decisores de todas as indústrias, incluindo bancos, fintechs, setores de energia, moda, agro e games, além da participação de artistas digitais e do governo, que se conectam, compartilham ideias, geram negócios e moldam o futuro”, destaca Francisco Carvalho, Founder e Ceo do Blockchain Rio e Vision Realty.

Entre os principais temas abordados, estão: Drex, Tokenização de ativos, Framework Regulatório, Pagamentos Digitais, Finanças Descentralizadas, Inteligência artificial e muito mais.

O Estado do Mercado e o Brasil

Em 2024, o mercado de criptografia e blockchains retornou à casa dos US$2.5 trilhões, retomando aos níveis históricos de valorização atingidos durante o  último ciclo de alta do ano de 2021. As previsões indicam que o mercado continuará a crescer, impulsionado pela redução das taxas de juros e da aprovação de ETFs de cripto nos EUA.

Segundo o relatório State of Crypto Index da a16zcrypto, a adoção e o desenvolvimento dos ecossistemas de blockchains estão em níveis históricos. O número de endereços ativos e desenvolvedores têm aumentado, enquanto as infraestruturas de blockchain melhoram suas soluções, e o setor financeiro busca ativamente desenvolvedores para o mercado WEB3.

Nesse contexto, o Brasil emerge como um ponto estratégico no cenário global. Com uma população de 212 milhões e 17 milhões de usuários de criptografia (8,3% da população), o país lidera em fintechs ligadas a criptoativos na América Latina, representando 7,3% do volume global de negociações. O ecossistema robusto inclui empresas de emissão, intermediação, pagamentos, negociação e infraestrutura, entre outros serviços.

Destaques da programação

* Mais de 300 palestrantes renomados, incluindo CEOs de grandes empresas, especialistas em tecnologia blockchain, bancos e autoridades.

* 10 trilhas de conhecimento, abrangendo temas como finanças digitais, tokenização, Web3, ativos digitais, energia, agro, tokenização imobiliária, legal e muito mais.

* 9 palcos dedicados a diferentes áreas temáticas, proporcionando uma experiência completa e imersiva para os participantes.

* Feira de negócios com a presença de empresas líderes do mercado de Blockchains e tokenização oferecendo oportunidades de networking e parcerias.

* Áreas de demonstração para que os participantes possam experimentar as últimas aplicações da tecnologia blockchain.

Speakers já confirmados

O evento contará com a presença de renomados especialistas, incluindo:

Main Speakers até o momento:

•Roberto Campos Neto – Presidente do Banco Central do Brasil

•Charles Hoskinson, Fundador – Cardano / Co-fundador Ethereum

•Sergei Nazarov – Co-fundador Chainlink

•Daniela Barbosa – Gerente Geral – Hyperledger Foundation

•Italo Borssatto – Conselheiro do BIS

•Fábio Araújo – Coordenador do Projeto DREX – Banco Central do Brasil

• Vugar Usi Zade – COO Bitget

•Guilherme Nazar – Gerente Brazil – Binance

•Ícaro Barbosa – Superintendente – Inter

•Guilherme Sacamone – Gerente Brazil – OKX

•Senador Carlos Portinho – Relator do Projeto de Lei do DREX e do Projeto de Lei dos Criptoativos no Senado

•Larissa Moreira – Gerente de Ativos Digitais – Itaú

•George Marcel Smetana – Especialista em Pesquisa e Inovação – Bradesco

•Sophia Lopez – Fundador – Kaleido

•Daniel Walter Maeda – Diretor – CVM – Comissão de Segurança e Câmbio

•Luan Fleck – Sênior Líder de Produto – Nubank

•Thamilla Talarico – Líder de Blockchain e ativos digitais – EY Brazil

•Ariel Scaliter – Co-fundador – Agrotoken

•Delano Queiroz – Sócio – Genial Bank

•Reinaldo Rebelo – Ceo – Mercado Bitcoin

•Silvio Pegado – Diretor-gerente – Latam – Ripple

•João Aragão – Sr. Especialista em Tecnologia e Inovação – Microsoft

•Rodrigoh Henriques – Diretor de Inovação – Fenasbac

•Gladstone Arantes – Especialista Blockchain BNDES – Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social

• Bruno Batavia – Diretor – Valor Capital Group

• João Gianvecchio – Gerente de Estratégia e Inovação – BV Bank

•César Kobayashi – Superintendente – Nuclea

• Diego Consimo – Head Latam XDC

•Luís Fernando Lopes – Gerente de Produto Digital – Tecban

• Courtnay Guimarães – Diretor Avanade

Evento paralelo – 23 de julho

Summit Refi – Bootcamp PUC-Rio

Um evento para capacitar comunidades e promover a transformação social. Em parceria com a Play4Change e a PUC-Rio, o bootcamp Summit Refi abordará temas como desenvolvimento, educação em criptomoedas, comunidades, jogos, NFTs e Finanças Regenerativas, oferecendo a oportunidade de aprofundamento nas tecnologias web3 e como elas podem ser utilizadas para promover o bem social.

Um dos momentos mais esperados do evento é a inauguração da Amazon Tech House pela Play4Change. A iniciativa visa capacitar as comunidades indígenas da Amazônia, oferecendo um espaço para aprender, compartilhar e conectar-se com outras tech houses no Brasil e no mundo. Assim, o Summit Refi não é apenas uma chance de aprender, mas de se conectar com as comunidades, líderes do setor, mentores experientes e outros inovadores sociais.

O que esperar do Blockchain.RIO 2024:

* Uma visão abrangente da “Internet do Valor” e seus impactos em diversos setores.

* Insights dos principais especialistas do mercado sobre as últimas tendências e inovações em Tokenização, Blockchains, Inteligência Artificial e tecnologias emergentes.

* Oportunidades de networking com empresas, especialistas e outros profissionais do setor.

* Um ambiente propício para o aprendizado, a troca de experiências e a geração de negócios.

O Blockchain.RIO é a representação do maior e principal hub de inovação em tecnologia blockchain e finanças digitais da América Latina. Um ecossistema aberto e dinâmico que reúne uma diversidade de participantes chave da economia tokenizada e da economia real, focados em fomentar o ecossistema de inovação, desenvolvimento, finanças digitais e compliance, através da educação e da geração de negócios.

Para mais informações e inscrições, acesse o site oficial do evento: https://blockchainrio.com.br/en/

GLOSSÁRIO

Drex: Versão do real inserido na blockchain, também chamado de Real Digital, permite fazer transações online da mesma forma que é feito o real físico. Disponível para uso por meio de contas digitais, aplicativos e plataformas de pagamento e tem previsão de lançamento entre o final de 2024 e 2025.

DeFi: (ou “finanças descentralizadas”) é um termo abrangente para serviços financeiros em blockchains públicas, principalmente Ethereum. com DeFi, você pode fazer a maioria das coisas que os bancos fazem — obter juros, tomar e conceder empréstimos, comprar seguros, negociar derivativos e ativos e muito mais —, mas é muito mais rápido e não requer toda aquela papelada ou terceiros.

Trade Fi: Aplicativo de desktop e móvel para os usuários investirem convenientemente em ativos seguros de renda fixa.

Bitcoin: Moeda digital descentralizada e que não necessita de terceiros para funcionar. Isso significa que você não depende de bancos, grandes corporações ou governos para movimentar o seu dinheiro.

Blockchain: Base de dados distribuída que guarda um registro de transações permanente e inviolável. A base de dados blockchain consiste em dois tipos de registros: transações individuais e blocos. Um bloco é a parte concreta da blockchain onde são registrados algumas ou todas as transações mais recentes e uma vez concluído é guardado na blockchain como base de dados permanente.

NFT: Quer dizer “token não fungível”. Não-fungível significa algo único e insubstituível. Ao contrário do dinheiro físico e criptomoedas que são fungíveis, o que significa que podem ser negociados ou trocados. Cada NFT contém uma assinatura digital que o torna cada uma único.

Wallet: E-wallet é uma carteira digital em que é possível armazenar dados bancários e de cartões de créditos para fazer pagamentos com segurança.

Token: No universo das criptomoedas, é a representação digital de um ativo – como dinheiro, propriedade ou obra de arte – registrada em uma blockchain, tecnologia que nasceu com o BTC no final de 2008. Exemplo: se uma pessoa tem o token de uma propriedade, significa que tem direito aquele imóvel – ou parte dele.

Tokenização: Tokenizar é o ato de fragmentar um ativo em pequenas frações digitais usando o banco de dados blockchain.

Smart contracts (contratos inteligentes, na tradução para o português): São programas que se executam de forma automática assim que certas condições acordadas previamente pelas partes são atendidas.

Serviço

Blockchain.RIO 2024

Data: 24 e 25 de julho de 2024

Horário: 09h às 18h

Local: EXPOMAG – R. Beatriz Larragoiti Lucas, s/n Cidade Nova, Rio de Janeiro – RJ

Ingressos: Disponíveis no site oficial www.blockchainrio2024.com

Posts Relacionados

Planejamento patrimonial ou sucessório? Na verdade, os dois!

Preocupar-se com o presente, o agora, é algo inerente...

Viagens e pacientes em quimioterapia: combinação pode ser perigosa para a saúde

A temporada de férias está oficialmente aberta. Com a...

Hábitos saudáveis podem favorecer tratamento contra o câncer

 Cuidados com corpo, mente e alimentação durante período de...

Governo de Minas apresenta inovações tecnológicas para gestão de saúde

As inovações tecnológicas permitem ampliar a oferta de serviços,...

Novidades

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui