20.4 C
Belo Horizonte
sáb, 27 abril 24

Grupo EPO anuncia investimentos no Vale do Sereno

Um conceito inovador está sendo desenvolvido na região com o intuito de transformar o bairro em um dos lugares mais desejados se para morar, estudar, trabalhar e se divertir

Um bairro mais vivo, convidativo, confortável e seguro, que estimula a interação entre as pessoas, além de promover comunidades mais saudáveis e felizes. Esse é o conceito de placemaking adotado no projeto do Novo Vale do Sereno, em Nova Lima, que tem o intuito de transformar o bairro em um dos mais desejados para viver, estudar, trabalhar, divertir e investir. O Grupo EPO foi a  empresa que iniciou este projeto, desenvolvido pelo arquiteto André Ayres e que conta com a participação de outras incorporadoras que atuam na região. A reurbanização do bairro alia conceitos de sustentabilidade, planejamento urbano, comportamento humano, design e arquitetura para tornar o Vale do Sereno um local capaz de promover uma relação harmoniosa e respeitosa entre o homem, o espaço público e a natureza.

Dentro dos próximos dois anos, a construtora irá lançar dois empreendimentos de alto padrão na região. Com arquitetura de Gustavo Penna, o Torre Catharina, um empreendimento de uso misto no início da Alameda Oscar Niemeyer, terá apartamentos de 1 e 2 quartos, de 55 a 85 metros quadrados e será lançado no segundo semestre de 2024. Além da torre residencial o edifício contará com dois andares destinados a lojas no nível da Alameda e um pavimento comercial virado para a Rua das Acácias, o que vai beneficiar ainda mais o comércio e a economia local. Acima das lojas haverá um pavimento de lazer destinado exclusivamente aos moradores do residencial, com piscina coberta e descoberta, salão de festas, gourmet, academia, quadra esportiva, mirante com vista para as montanhas, playground, entre outros diferenciais. Na cobertura do edifício a construtora projetou um rooftop com mirante.

O grande diferencial desse projeto, além do seu uso misto, é que, ao invés de ser cercado por muros, o edifício terá no térreo uma ampla “praça” para que as pessoas que moram, trabalham e vivem na região possam usufruir. A ideia da construtora é criar um lugar agradável para descanso, lazer e convívio com mobiliário urbano e um belo paisagismo. “Queremos ressignificar a ocupação dos espaços urbanos e despertar nas pessoas o espírito de pertencimento à localidade. O nosso objetivo é que as pessoas tenham um local onde possam se encontrar, levar os filhos para brincar, passear com os pets, ou até mesmo descansar durante o horário de almoço observando a paisagem. Entendemos esta característica do prédio como fundamental, ainda mais considerando o contexto local e a inexistência de praças e espaços assim na região”, explica Guilherme Santos, diretor de Incorporação do Grupo EPO.

“Um empreendimento com localização privilegiada e apartamentos com vista para a cidade e para o vale. O Torre Catharina foi pensado para um público que quer praticidade e conveniência, podendo resolver as coisas a pé, sem precisar enfrentar o trânsito para trabalhar, fazer compras básicas, brincar com as crianças, se exercitar, almoçar em um restaurante ou ir a um salão de beleza, por exemplo”, destaca.

O outro empreendimento a ser lançado pelo Grupo EPO em 2025 fica na avenida Bom Jesus do Vale, onde estão as instalações da igreja que deu nome à via. A região está em constante transformação e a novidade além da torre é o complexo que será feito no entorno da Paróquia Bom Jesus do Vale. O projeto prevê a construção de uma torre residencial com base comercial que estará integrada a uma grande esplanada em frente à igreja. O edifício contará com uma base comercial com lojas para atender não só os moradores, mas toda a região. O empreendimento terá apartamentos de 3 e 4 quartos, além de área de lazer completa. O projeto é ideal para quem busca conforto e espaço, além de uma integração com a natureza tão presente na região. Com opções de planta de 130 a 160 metros quadrados, uma oportunidade única no coração do Vale do Sereno.

“A esplanada ocupará todo o entorno da igreja. Vamos implantar mobiliário, playground para crianças, espaço pet, além de um anfiteatro. O local, que é vizinho a uma área de preservação ambiental com riacho, integrada às trilhas ecológicas já existentes na região e que estão sendo revitalizadas em conjunto com outras incorporadoras”, detalha Guilherme Santos.

Os investimentos no Vale do Sereno não param por aí. Com a ideia de melhorar o ambiente urbano, a construtora está transformando a rua Ipê Rosa, em frente aos empreendimentos Brisa e Luar, a serem entregues até o final de 2024, em um espaço mais agradável, através da melhoria do paisagismo, arruamento, iluminação e mobiliário urbano. Além disso, há um projeto de desenvolvimento que transformará o Vale do Sereno em um bairro mais “caminhável”. O projeto está sendo pensado para atender o conceito de bairro de 15 minutos, deixando os moradores mais perto de tudo. O bairro contará com espaços bem estruturados com travessas, calçadões e ruas mais vivas, com intervenções artísticas urbanas compondo o cenário.

Outra proposta do projeto Novo Vale do Sereno é a criação do Boulevard das Acácias, uma alameda comercial com um amplo calçadão, reunindo empreendimentos comerciais e residenciais de diversas incorporadoras, de modo que as fachadas se conectem por meio de um tipo de “praça” contínua em frente aos edifícios. Dentre os equipamentos do bairro, já foi entregue a revitalização das trilhas ecológicas que circundam o Vale do Sereno. Com aproximadamente 40 mil m² de área de preservação permanente as trilhas contam com córregos, nascentes,  uma exuberante mata atlântica, fauna rica, além de sinalização, passarelas, mirantes e replantio de espécies nativas em algumas áreas degradadas e rondas diárias em todo o trajeto.

Região do Alphaville – No primeiro semestre deste ano, a construtora fará a entrega da torre residencial do Navegantes, localizado na região da Lagoa dos Ingleses, em Nova Lima, próximo a Itabirito, em Minas Gerais. O empreendimento misto reúne, em um só lugar, torres comercial, residencial e um centro comercial, já construído e que está em pleno funcionamento com lojas como: Supermercado Super Nosso, Drogaria Araujo, Lojas Americanas, Kopenhagen, Hermes Pardini, 5àsec, Store.

O Navegantes residencial foi 100% comercializado e o comercial conta com poucas unidades no estoque. “Esse sucesso é um reconhecimento do projeto que elaboramos. Ele é um empreendimento pensado para quem deseja respirar o lifestyle da comodidade e do bem-estar no ponto mais nobre da Lagoa dos Ingleses. Um ecossistema completo de serviços, lazer, trabalho, descanso e moradia totalmente ao dispor do morador”, pontua o diretor da EPO.

Guilherme reforça a importância de projetar empreendimentos pensados para as pessoas e que tenham ligação com o entorno. “Nova Lima, assim como a maioria das cidades, estava carente de lugares assim e esse novo urbanismo, inspirado no conceito placemaking, fortalecerá a conexão entre as pessoas e os lugares em que elas transitam, o que vai reflorescer na população aquele sentimento de pertencimento e de responsabilidade de cuidar e amar a cidade em que se vive”, enfatiza.

“Gostaria de pontuar que todas as ações acima relacionadas às requalificações dos espaços públicos, são fruto não só de uma iniciativa e trabalho incansável do Grupo EPO, assim como de outras incorporadoras que abraçaram estas causas, do arquiteto André Ayres, da prefeitura de Nova Lima e da sociedade organizada. Todos estes, representantes de uma população engajada em melhorar cada vez mais a cidade onde empreendemos, trabalhamos e moramos.”

Posts Relacionados

O retrato é muito mais do que uma simples foto

Fotógrafa conta que a imagem pode ser uma ferramenta...

Lukas Agustinho lança o single “Louve”

Eliezer de Tarsis, Lukas Agustinho e Samuel Messias se...

Ambientes Instagramáveis: A tendência que está bombando

Fotógrafa explica mais sobre esse conceito que está chamando...

Raquel Mello convida WIllian Nascimento para dueto inédito

“A caminhada com Jesus exige comprometimento e ânimo”, ressalta...

A Chave do Tempo e os Segredos da Magia

Ramon Bertasi é professor de Física e natural da...

Novidades

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui