O Sistema Fecomércio MG inaugurou pranchas táteis com informações sobre as empenas criadas pelo Projeto Sesc Arte Urbana no Sesc Tupinambás. QR Codes também darão acesso à audiodescrição das peças. Com isso, pela primeira vez, pessoas com deficiência visual poderão compreender as obras de Kobra, Minas de Minas e Saulo Pico, que integram a paisagem do local.
Os recursos de acessibilidade estão disponíveis ao público na recepção da unidade (rua dos Tupinambás, 908 – Centro, Belo Horizonte).
As obras
A primeira entrega do Sesc Arte Urbana ocorreu em agosto de 2023, com a pintura de uma empena lateral de quase mil metros quadrados no Edifício-Sede do Sesc em Minas, voltada para a avenida Olegário Maciel. O mural, assinado por Eduardo Kobra, um dos artistas mais renomados do mundo no grafite, foi sua primeira obra em Minas Gerais e homenageia os trabalhadores urbanos.
Ainda em agosto de 2023, o coletivo Minas de Minas finalizou outra empena no mesmo edifício, dessa vez voltada para a rua Tupinambás. Com cerca de 800 m², a arte destaca a mulher e a cultura mineira. A figura feminina retratada segura ervas que simbolizam autocuidado e cura.
Já em setembro de 2024, os muros internos da unidade Sesc Tupinambás receberam pinturas de Saulo Pico em homenagem a comerciários e comerciárias. As ilustrações mostram atacadistas distribuindo produtos para pequenos comércios e incluem a mesa diretora da Fecomércio MG.