30.6 C
Belo Horizonte
qui, 01 janeiro 26

Fecomércio MG destaca segurança digital no turismo

O Núcleo Estudos Econômicos e de Inteligência & Pesquisa da Fecomércio MG apresentou os resultados de dois levantamentos que traçam um panorama do turismo na capital mineira sob a ótica da conectividade e segurança digital. As pesquisas, realizadas com turistas e estabelecimentos turísticos, revelam tanto as oportunidades quanto os desafios enfrentados pelo setor.

Um dos levantamentos aponta que, apesar da crescente digitalização, apenas 27,22% dos turistas em Belo Horizonte utilizam redes Wi-Fi públicas. Entre os que utilizam, a maioria busca a gratuidade como principal atrativo (71,43%) e se conecta principalmente em restaurantes, bares e cafés (36,47%). “A conectividade é, sem dúvida, um facilitador da experiência turística”, afirma a economista Fernanda Gonçalves. “Os turistas desejam conveniência e acesso à informação, mas é essencial que essa busca seja feita de forma segura”, completa a economista

A pesquisa também revela uma preocupante falta de atenção com a segurança: 81,63% dos turistas que utilizam Wi-Fi público não leem os termos e condições de uso, e 80% não adotam nenhuma medida de segurança específica. Além disso, 67,35% desconhecem ferramentas ou aplicativos que aumentam a segurança na navegação em redes públicas. “Os números mostram uma lacuna crítica na conscientização sobre segurança digital”, alerta Gonçalves. “É fundamental educar os turistas sobre os riscos e as medidas de proteção disponíveis.”

O segundo levantamento foca nos estabelecimentos turísticos, mostrando que 97,24% oferecem Wi-Fi aos clientes, mas nem todos adotam medidas de segurança robustas. A maioria utiliza senhas de acesso (58,94%), mas outras medidas, como criptografia e autenticação de usuários, são menos comuns. “Os estabelecimentos estão cientes da importância do Wi-Fi para os clientes, mas ainda há espaço para aprimorar a segurança dessas redes”, analisa Gonçalves. “Afinal, a segurança da rede Wi-Fi pode impactar diretamente na confiança e confiabilidade do negócio, conforme apontado por 73,76% dos estabelecimentos entrevistados.”

Diante desse cenário, a Fecomércio MG reforça a importância da colaboração entre o setor público e privado para promover um turismo mais seguro e conectado em Belo Horizonte. “É preciso investir em educação digital, tanto para turistas quanto para empresários”, enfatiza Gonçalves. “Além disso, é fundamental que os estabelecimentos adotem medidas de segurança mais eficazes, como políticas de verificação de identidade dos usuários (57,24% consideram importante) e gerenciamento centralizado de redes (52,15% desconhecem).”

A Fecomércio MG sugere a promoção de iniciativas e programas de capacitação para o setor, atualizando a segurança digital e garantindo uma experiência turística cada vez mais completa e segura em Belo Horizonte.

Cenario Minas
Cenario Minashttps://cenariominas.com.br
Revista Cenário's ou (Portal Cenário Minas) é uma revista digital de variedades que destaca a vida na capital nas suas mais diferentes vertentes: sociedade, comportamento, moda, gastronomia, entre outros temas. A publicação digital se notabiliza pela absoluta isenção editorial e por praticar um jornalismo sério, correto e propositivo, cuja credibilidade e respeito ao leitor são seus apreços primordiais.

Posts Relacionados

Câmara de Itabirito fecha 2025 com economia de R$ 1,5 milhão

Gestão 2025 encerra o ano com balanço positivo: tecnologia...

Hospital Felício Rocho realiza sua primeira cirurgia robótica

O procedimento menos invasivo agrega mais segurança, assertividade e precisão, além...

Temperatta acompanha mudanças no consumo de especiarias no Brasil

Empresa mineira desenvolve produtos seguindo as principais tendências do mercado...

Novidades

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui