20.4 C
Belo Horizonte
sáb, 27 abril 24

Equipe mineira de robótica cria robô de baixo custo

A equipe formada por jovens de 15 a 17 anos nasceu com poucos recursos e um sonho ousado: disputar o maior torneio de robótica do mundo em Houston, nos Estados Unidos, em apenas um ano!

A equipe formada por jovens de 15 a 17 anos nasceu com poucos recursos e um sonho ousado: disputar o maior torneio de robótica do mundo em Houston, nos Estados Unidos, em apenas um ano!

No início, eles contavam apenas com um kit de robótica usado e três mil reais que conseguiram vendendo estátuas 3D, em uma feira. Com o apoio da escola, eles chamaram outros jovens e iniciaram a equipe com o compromisso de ser economicamente sustentáveis desde o início.

Para realizar este sonho, eles precisaram trabalhar duro e usar a criatividade para resolver dois problemas iniciais: criar um robô competitivo que custasse ⅓ do preço normal e atrair patrocinadores que pudessem bancar as despesas da equipe com o robô e com as viagens. (Veja o vídeo do robô no Youtube: https://youtu.be/Lb5hliOvR7I )

No robô, eles criaram um sistema construtivo inspirado na natureza, que chamaram de FAST, que substitui os perfis metálicos importados por madeira e abraçadeiras de nylon. O sistema é inovador porque é capaz de se deformar sem se romper, tornando-se muito mais resistente que os robôs tradicionais. Usando o FAST eles também criaram o primeiro robô 100% transparente do mundo! Tudo graças à invenção de baixo custo. (Veja o vídeo explicativo no Youtube: https://youtu.be/ddi4J3QJLBU )

Imagem incorporada

E para atrair as empresas patrocinadoras, eles criaram pacotes de serviço que vão desde a produção de conteúdo para mídias digitais até a elaboração de palestras e oficinas de robótica para funcionários. Com isso, eles arrecadaram mais de 70 mil reais, dinheiro suficiente para pagar o robô, a viagem da própria equipe e da equipe irmã (da categoria mais nova), além de custear as despesas com as ações sociais criadas pela equipe. (Veja a reportagem do torneio no Jornal Nacional de 2/mar/2024: https://globoplay.globo.com/v/12402587/

E não para por aí. A equipe agora quer divulgar o sistema construtivo de baixo custo para que outros jovens do mundo inteiro possam ter acesso à robótica como eles tiveram. Para isso, eles buscam novos patrocinadores com interesse em investir no campo de educação e tecnologia para levá-los ao maior torneio de robótica do mundo e, de lá, divulgar o seu sistema construtivo de baixo custo para o mundo inteiro.

Posts Relacionados

O retrato é muito mais do que uma simples foto

Fotógrafa conta que a imagem pode ser uma ferramenta...

Lukas Agustinho lança o single “Louve”

Eliezer de Tarsis, Lukas Agustinho e Samuel Messias se...

Ambientes Instagramáveis: A tendência que está bombando

Fotógrafa explica mais sobre esse conceito que está chamando...

Raquel Mello convida WIllian Nascimento para dueto inédito

“A caminhada com Jesus exige comprometimento e ânimo”, ressalta...

A Chave do Tempo e os Segredos da Magia

Ramon Bertasi é professor de Física e natural da...

Novidades

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui