21.5 C
Belo Horizonte
seg, 17 junho 24

Do campo para a folia: De onde vêm os insumos do carnaval

Agora que você já sabe disso, confira algumas curiosidades sobre a contribuição do campo para a folia reunidas pelo Sistema Faemg Senar. 

Você sabia que o trabalho no campo tem importante contribuição para a alegria dos foliões durante o carnaval? Desde os componentes básicos da cerveja, até o algodão que faz as fantasias que enfeitam as ruas da cidade, muitos itens presentes na festividade têm origem no campo fazendo com que a folia seja Movida pelo Agro!

Cerveja

Seja nas festas de rua ou nos bares, a cerveja é a queridinha dos brasileiros durante o carnaval. A bebida é quase tão onipresente quanto a música e a dança, contribuindo para manter em alta o espírito festivo e a energia durante os dias de comemoração. Mas você já pensou no quanto há de agricultura em uma simples garrafa de cerveja? O lúpulo, que é um dos quatro ingredientes básicos, juntamente com malte, água e levedura, já está sendo produzido no Brasil e, somente em Minas Gerais, o cultivo dessa planta, responsável pelo amargor da cerveja, quintuplicou em 2023.

Segundo levantamento anual da Associação Brasileira de Produtores de Lúpulo (Aprolúpulo), antecipado ao Valor, a área plantada no estado cresceu 415% em relação a 2022, passando para 20,6 hectares, enquanto a produção somou 19,8 toneladas. O plantio, que surge como oportunidade para pequenos e médios produtores rurais, é fruto do crescente mercado de cervejas especiais, com destaque para as bebidas artesanais que necessitam desse ingrediente fresco, encurtando a distância do campo ao copo.

Churrasco

Se o churrasco é tradição nos finais de semana e feriados, no carnaval ele é uma excelente opção para reunir amigos e familiares, seja antes ou depois de um bloquinho ou para quem quer fugir do auê que toma conta das ruas. A carne, indispensável nessas ocasiões, é garantida pelo agro: Minas Gerais é o 4º estado no país em rebanho de bovinos e de suínos e o 5º em galinhas e frangos, ou seja, tem participação relevante em todos os itens que chegam à mesa. Até mesmo o arroz e o vinagrete são provenientes da atividade agropecuária.

O carvão vegetal usado para acender a churrasqueira também vem do trabalho de milhares de produtores rurais. Minas tem a maior área de florestas plantadas do Brasil, superando os 2,1 milhões de hectares. A produção de carvão vegetal corresponde a 81% de todo valor gerado pela produção florestal no estado. E a produção mineira de carvão representa 86,4% da produção nacional do produto.

Fantasias e maquiagem

O agro é, também, fornecedor de insumos e matérias-primas para indústrias de diversos segmentos. O algodão, por exemplo, é considerado uma das fibras naturais mais importantes do mundo, devido às suas propriedades, sendo usado em cosméticos, na confecção de roupas e outros itens do dia a dia. Das fantasias às maquiagens, o algodão está presente em vários itens do carnaval.

Minas Gerais alcançou em 2023 a maior produtividade de algodão em pluma do país, de acordo com a Associação Brasileira de Produtores de Algodão (Abrapa). Na safra 2022/2023, a produção atingiu média de 2.045 kg por hectare. A principal região produtora de algodão em Minas é a Noroeste, responsável por 48% do volume estadual em 2021. Em seguida, está o Triângulo Mineiro, com participação de 34%.

Cachaça

Nem só de cerveja vive o folião. A cachacinha, que pode ser tomada pura ou na caipirinha, também é fruto de uma importante atividade produtiva em Minas Gerais. O estado é o maior produtor de cachaça de alambique do país. O processo tradicional de fabricação da bebida é declarado como patrimônio cultural pela lei estadual nº 16.688, de 11 de janeiro de 2007. Segundo o Anuário da Cachaça 2021, publicado pelo Ministério da Agricultura em outubro de 2022, já são mais de 350 cachaçarias e aproximadamente 1,8 mil marcas registradas em Minas Gerais, cerca de mil a mais do que São Paulo, segundo lugar no ranking.

Etanol

E quem vai aproveitar o feriado para pegar a estrada, saiba que o etanol que abastece o veículo é combustível proveniente do agro. Feito a partir da cana-de-açúcar, é uma fonte limpa e renovável de energia, que tem relevante contribuição para minimizar os efeitos dos gases prejudiciais ao meio ambiente e para alcançar as metas de descarbonização da economia.

Um dos pilares do agronegócio brasileiro, a produção de cana transformou o Brasil em campeão mundial no mercado sucroenergético. Nas últimas décadas, a cultura passou por uma revolução tecnológica, com ampliação de práticas sustentáveis. A cana é a principal fonte de energia renovável no país, correspondendo a 18% da matriz nacional. Minas Gerais é o terceiro maior produtor de cana-de-açúcar do Brasil, responsável por 12,17% da produção nacional.

Posts Relacionados

“Paco Pigalle: La Fiesta” chega à sua terceira edição em BH

“Paco Pigalle: La Fiesta” ganha sua terceira edição em...

Projeto social impulsiona futebol feminino e transforma vidas

Um projeto em Minas Gerais vem se destacando por...

João Ventura em Belo Horizonte no Clube de Jazs

O pianista, cantor e compositor João Ventura se apresentará...

Começa o Festival do Queijo Artesanal de Minas

Teve início nesta quinta-feira (13/6), a 6ª edição do...

Fernando e Sorocaba levam o Churrasco On Fire para Betim

A dupla Fernando e Sorocaba desembarca na cidade de Betim,...

Novidades

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui