17.5 C
Belo Horizonte
sex, 23 janeiro 26

Do campo para a folia: De onde vêm os insumos do carnaval

Agora que você já sabe disso, confira algumas curiosidades sobre a contribuição do campo para a folia reunidas pelo Sistema Faemg Senar. 

Você sabia que o trabalho no campo tem importante contribuição para a alegria dos foliões durante o carnaval? Desde os componentes básicos da cerveja, até o algodão que faz as fantasias que enfeitam as ruas da cidade, muitos itens presentes na festividade têm origem no campo fazendo com que a folia seja Movida pelo Agro!

Cerveja

Seja nas festas de rua ou nos bares, a cerveja é a queridinha dos brasileiros durante o carnaval. A bebida é quase tão onipresente quanto a música e a dança, contribuindo para manter em alta o espírito festivo e a energia durante os dias de comemoração. Mas você já pensou no quanto há de agricultura em uma simples garrafa de cerveja? O lúpulo, que é um dos quatro ingredientes básicos, juntamente com malte, água e levedura, já está sendo produzido no Brasil e, somente em Minas Gerais, o cultivo dessa planta, responsável pelo amargor da cerveja, quintuplicou em 2023.

Segundo levantamento anual da Associação Brasileira de Produtores de Lúpulo (Aprolúpulo), antecipado ao Valor, a área plantada no estado cresceu 415% em relação a 2022, passando para 20,6 hectares, enquanto a produção somou 19,8 toneladas. O plantio, que surge como oportunidade para pequenos e médios produtores rurais, é fruto do crescente mercado de cervejas especiais, com destaque para as bebidas artesanais que necessitam desse ingrediente fresco, encurtando a distância do campo ao copo.

Churrasco

Se o churrasco é tradição nos finais de semana e feriados, no carnaval ele é uma excelente opção para reunir amigos e familiares, seja antes ou depois de um bloquinho ou para quem quer fugir do auê que toma conta das ruas. A carne, indispensável nessas ocasiões, é garantida pelo agro: Minas Gerais é o 4º estado no país em rebanho de bovinos e de suínos e o 5º em galinhas e frangos, ou seja, tem participação relevante em todos os itens que chegam à mesa. Até mesmo o arroz e o vinagrete são provenientes da atividade agropecuária.

O carvão vegetal usado para acender a churrasqueira também vem do trabalho de milhares de produtores rurais. Minas tem a maior área de florestas plantadas do Brasil, superando os 2,1 milhões de hectares. A produção de carvão vegetal corresponde a 81% de todo valor gerado pela produção florestal no estado. E a produção mineira de carvão representa 86,4% da produção nacional do produto.

Fantasias e maquiagem

O agro é, também, fornecedor de insumos e matérias-primas para indústrias de diversos segmentos. O algodão, por exemplo, é considerado uma das fibras naturais mais importantes do mundo, devido às suas propriedades, sendo usado em cosméticos, na confecção de roupas e outros itens do dia a dia. Das fantasias às maquiagens, o algodão está presente em vários itens do carnaval.

Minas Gerais alcançou em 2023 a maior produtividade de algodão em pluma do país, de acordo com a Associação Brasileira de Produtores de Algodão (Abrapa). Na safra 2022/2023, a produção atingiu média de 2.045 kg por hectare. A principal região produtora de algodão em Minas é a Noroeste, responsável por 48% do volume estadual em 2021. Em seguida, está o Triângulo Mineiro, com participação de 34%.

Cachaça

Nem só de cerveja vive o folião. A cachacinha, que pode ser tomada pura ou na caipirinha, também é fruto de uma importante atividade produtiva em Minas Gerais. O estado é o maior produtor de cachaça de alambique do país. O processo tradicional de fabricação da bebida é declarado como patrimônio cultural pela lei estadual nº 16.688, de 11 de janeiro de 2007. Segundo o Anuário da Cachaça 2021, publicado pelo Ministério da Agricultura em outubro de 2022, já são mais de 350 cachaçarias e aproximadamente 1,8 mil marcas registradas em Minas Gerais, cerca de mil a mais do que São Paulo, segundo lugar no ranking.

Etanol

E quem vai aproveitar o feriado para pegar a estrada, saiba que o etanol que abastece o veículo é combustível proveniente do agro. Feito a partir da cana-de-açúcar, é uma fonte limpa e renovável de energia, que tem relevante contribuição para minimizar os efeitos dos gases prejudiciais ao meio ambiente e para alcançar as metas de descarbonização da economia.

Um dos pilares do agronegócio brasileiro, a produção de cana transformou o Brasil em campeão mundial no mercado sucroenergético. Nas últimas décadas, a cultura passou por uma revolução tecnológica, com ampliação de práticas sustentáveis. A cana é a principal fonte de energia renovável no país, correspondendo a 18% da matriz nacional. Minas Gerais é o terceiro maior produtor de cana-de-açúcar do Brasil, responsável por 12,17% da produção nacional.

Cenario Minas
Cenario Minashttps://cenariominas.com.br
Revista Cenário's ou (Portal Cenário Minas) é uma revista digital de variedades que destaca a vida na capital nas suas mais diferentes vertentes: sociedade, comportamento, moda, gastronomia, entre outros temas. A publicação digital se notabiliza pela absoluta isenção editorial e por praticar um jornalismo sério, correto e propositivo, cuja credibilidade e respeito ao leitor são seus apreços primordiais.

Posts Relacionados

Bloco É o Amô celebra sertanejo raiz no Carnaval de BH 2026

O Carnaval de Belo Horizonte, conhecido por sua diversidade...

Havayanas Usadas celebra 10 anos no Carnaval de BH 2026

Belo Horizonte se prepara para um dos momentos mais...

Tio Paulinho e Tio Elétrico animam o “Abre Alas” infantil

Prepara a fantasia, separa os confetes e a purpurina...

Campanhas partidárias em 2026 terão veiculação restrita

Diferentemente dos anos anteriores, as campanhas partidárias de 2026...

Novidades

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui