Em setembro, a capital mineira vai se vestir de azul safira em homenagem ao Dia dos Profissionais de Administração e ao Jubileu de Diamante da Administração, que celebra os 60 anos da regulamentação da profissão no Brasil.
Alguns dos principais ícones arquitetônicos, culturais e históricos de Belo Horizonte: Praça da Estação, Filarmônica de Minas Gerais e Centro Cultural Banco do Brasil, além da sede do Conselho Regional de Administração de Minas Gerais (CRA-MG), receberão a iluminação especial.
Patrimônios iluminados: um passeio pela história e identidade de Belo Horizonte
- Dia 09/09:
– Praça da Estação (Rui Barbosa): Localizada no centro de Belo Horizonte, o espaço é um conjunto paisagístico e arquitetônico tombado pelo estado de Minas Gerais em 1988, sendo reconhecido como patrimônio histórico e cultural. A Praça abriga o Museu de Artes e Ofícios e é um importante ponto de encontro, com eventos, feiras, shows e a Estação Central do Metrô. Projetada em 1894, antes mesmo da cidade de BH, a praça foi inaugurada em 1922 e reinaugurada em setembro de 2024, após obras de revitalização que incluíram fontes luminosas interativas e a troca de pisos.
– Centro Cultural Banco do Brasil (CCBB): O prédio cedido pelo Governo do Estado de Minas Gerais ao Banco do Brasil, onde funciona a quarta unidade do CCBB no país, teve sua construção iniciada em 1926 e finalizada em 1930. A construção em estilo neoclássico, construída para ser a sede da Secretaria do Interior do Estado de Minas Gerais, foi, posteriormente, o espaço da Secretaria de Estado de Segurança Pública de Minas Gerais e da Procuradoria Geral do Estado, tornando-se sede do CCBB em 2013. Localizado na Praça da Liberdade, compõe o Circuito Liberdade, complexo de antigos prédios da administração pública que se tornaram espaços de cultura, artes e lazer.
– Sede do Conselho Regional de Administração de Minas Gerais – Prédio Azul Safira: Após ter sua sede instalada em salas do Edifício Maleta e do Edifício Sulacap, o CRA-MG adquiriu, em 2016, um imóvel completo para estabelecer a nova Casa do Profissional de Administração. Inaugurado em setembro de 2018, o moderno prédio localizado no bairro de Lourdes, na região Centro-Sul, conta com dez andares de vão livre que proporcionam um layout moderno, permitindo a integração total entre os setores do CRA-MG.
- Dia 12/09:
– Pergolado do Prédio da Orquestra Filarmônica de Minas Gerais: Integrando a Estação da Cultura Presidente Itamar Franco, no Barro Preto, o prédio da Orquestra Filarmônica de Minas Gerais foi inaugurado em 2015 e possui, além da sala de concertos, com capacidade para cerca de 1.470 espectadores, áreas administrativas, salas de ensaio, espaços para arquivo e exposição e saguões. A sala principal possui recursos de acústica, como paredes difusoras em forma de vela, difusores no teto e cadeiras com absorção sonora calculada para otimizar a qualidade do som.
Homenagem nacional
Além de Belo Horizonte, as cidades de Caxambu, Curvelo e Padre Paraíso também receberão iluminação especial no dia 09 de setembro. A ação faz parte de uma mobilização do Conselho Regional de Administração de Minas Gerais (CRA-MG), juntamente com os Conselhos Regionais de Administração dos outros estados brasileiros e com o Conselho Federal de Administração (CFA).
Em várias cidades brasileiras, prédios históricos, monumentos e espaços públicos serão iluminados em azul, reforçando o papel essencial dos profissionais da Administração no desenvolvimento econômico e social do país.