O Alphaville Lagoa dos Ingleses, uma das regiões mais promissoras de Nova Lima, na Grande Belo Horizonte, tem vivido uma fase de crescimento acelerado nos últimos anos. Lançado em 1999, em uma área total de 6.367.000 m², o empreendimento passou por diversas fases de crescimento. “Nos últimos anos, experimentamos uma jornada acelerada, especialmente impulsionada pela pandemia”, explica Janaina Dias Oliveira, presidente da Associação dos Moradores do Alphaville Lagoa dos Ingleses.
Segundo ela, a pandemia trouxe mudanças comportamentais que ajudaram a impulsionar este crescimento. Com o isolamento social, muitos começaram a explorar alternativas fora das áreas centrais de Nova Lima e Belo Horizonte, descobrindo o potencial de viver e trabalhar em locais menos densos. Além disso, a pandemia fez com que o home office se tornasse uma prática comum, aumentando a demanda por áreas residenciais mais bem equipadas e autossuficientes.
Para suportar este crescimento, a região tem investido fortemente em infraestrutura e serviços. Janaina destaca a expansão das ofertas locais. “Entre as principais infraestruturas estão escolas, farmácias, padarias e supermercados. Serviços de saúde, como laboratórios e clínicas médicas, também desempenham um papel crucial. Com essas facilidades, os moradores podem resolver tudo o que precisam no seu dia a dia, o que confere à região uma crescente independência em relação a Belo Horizonte e Nova Lima.”
A Associação dos Moradores tem sido uma peça chave na coordenação deste crescimento. “A associação está sempre próxima do desenvolvimento de novos empreendimentos e mantém um convênio com a prefeitura de Nova Lima para facilitar a aprovação de projetos. Trabalhamos em estreita colaboração com o Conselho Municipal de Desenvolvimento Ambiental (CODEMA) e o Conselho de Turismo para garantir que o desenvolvimento seja sustentável e benéfico para a comunidade”, explica Janaína.
Complexo Navegantes: um marco no crescimento econômico
Um dos principais projetos de destaque na região é o Complexo Navegantes, um empreendimento misto projetado pelo Grupo EPO para inovar a região, por reunir, em um só lugar, torres comerciais, residencial e um centro comercial. O empreendimento está próximo à Fundação Dom Cabral, à escola canadense Maple Bear, ao Colégio Batista Mineiro, à sede da Sede CSul Desenvolvimento Urbano e as futuras instalações da PUC Minas.
“A presença do empreendimento não apenas melhora a qualidade de vida local, mas também contribui para a atração de novos investimentos. Ter essa facilidade agrega valor e viabilidade à moradia no Alphaville. As pessoas agora se sentem mais confiantes para se estabelecer de forma permanente, não apenas como residentes temporários. Isso eleva a valorização geral da área”, diz a presidente da associação.
Em atividade há cinco anos, o street mall do Complexo Navegantes, administrado pela GSA Ativos, reúne 38 lojas e está totalmente locado. Entre as marcas presentes estão Super Nosso, Drogaria Araújo, Americanas Express, Kopenhagen, Track & Field, O Boticário, Ortobom, Natura, Pizzaria Olegário, e a Vino, maior rede de wine bar do Brasil. Opções de serviços também não faltam. O cliente encontra facilidades como a lavanderia 5àSec, car detailing da Blue Box, laboratório Hermes Pardini, a clínica veterinária Dra. Pet, o açougue de carnes nobres Steak Ville, Rokkon, especializado na gastronomia japonesa, e a Horizonte Energia, especializada em energia fotovoltaica.
Também se instalaram no local a escola de artes marciais Gracie Barra, a confeitaria Douce Ville, a FL Bikes, a imobiliária CS Imóveis, Escola Carneiro; a Case Celulares, especializada em eletrônicos; B2 Online, voltada para calçados; Takono Ferro e Aço; o salão Backstage by Jader Generoso, a clínica Derma Village; Pinheiro Barbearia; Óptica Artesanal; Douce, doces e salgado; e as lojas de vestuário Panda Pool, Princess Store, Ville Verdi e Nuari.
Entre as novidades, está prevista a inauguração das lojas Pé na Areia, especializada em calçados, e a Voil Interiores, focada na venda de roupas de cama, persianas e enxovais. O estacionamento do empreendimento possui capacidade para receber 200 carros. De acordo com Felipe Bacelar, sócio e diretor da GSA Ativos, o Navegantes foi desenvolvido para atender às necessidades não apenas do condomínio do complexo, mas dos mais de 80 mil habitantes da região e de outros mais de 3 milhões de habitantes da área de influência.
“O empreendimento já se tornou um ponto de referência para a região. Atrelamos aos espaços urbanos sustentáveis, a oferta do que temos de melhor em opções de lazer e consumo com comodidade e segurança para os moradores e também para os visitantes”, destaca.
De acordo com o executivo, o Navegantes trouxe um novo conceito de urbanismo para o vetor Sul. “E as novidades não param por aí. Em breve o Grupo EPO realizará a entrega da torre comercial do empreendimento, que também conta com a administração da GSA. A torre reúne salas com estrutura completa para instalação de todo o tipo de negócio”, enfatiza Felipe Bacelar.