15.8 C
Belo Horizonte
ter, 10 setembro 24

21ª edição da Semana do Pescado

Considerada pelo varejo como segunda quaresma, a Semana do Pescado (01 a 15/09) visa aumentar consumo de peixes, crustáceos, moluscos e demais frutos do mar e derivados em todo Brasil, fortalecendo a pesca e a aquicultura com envolvimento de milhares de pessoas na cadeia produtiva. Ações de engajamento movimentam a economia em todo território brasileiro. Nesta edição, a campanha conta com apoio do Ministério da Pesca e Aquicultura (MPA), criador da Semana do Pescado (2003) e responsável pelo incremento pesqueiro no ano.

“Semana do Pescado consolida-se como importante agenda para fomento do consumo de peixes e frutos do mar no Brasil. Soma-se à Semana Santa e às festividades de final de ano, quando peixes e frutos do mar fazem parte da cultura familiar. Em 2023, com a recriação do Ministério da Pesca e Aquicultura, pudemos integrar ações com diversas instituições públicas e privadas focadas na conscientização do consumo saudável do pescado, com resultados positivos. Importante destacar o incentivo e fortalecimento dessa cadeia no desenvolvimento socioeconômico; compromisso do Ministério com segurança alimentar e nutricional”, afirma o ministro da Pesca e Aquicultura, André de Paula.

O Brasil possui cinco milhões de pessoas que vivem da pesca, com PIB de R$27 bilhões, e mercado interno potencial de 200 milhões de habitantes. Aumento do consumo, por menor que seja, tem grande impacto na produção, emprego e renda desse segmento. Além disso, o consumo de pescado oferece benefícios nutricionais (ômega-3, vitaminas e minerais) com proteína de alta qualidade e baixo teor de gordura.

Durante quinze dias, setores produtivos promoverão ofertas de peixes e frutos do mar para impulsionar a indústria, supermercados, peixarias, restaurantes, feiras livres, pontos de venda (atacado e varejo) até chegar ao consumidor final.

“Neste ano, o lançamento inédito da Semana do Pescado na ExpoMar (maior evento de pesca e maricultura do país) teve presença de mais de 2 mil pessoas. A expectativa para este ano é de um aumento de mínimo de 30% no comércio em relação ao período normal”, comenta o ex-ministro da aquicultura e pesca e Presidente do IFC Brasil, Altemir Gregolin.

Em 2024, a campanha terá mais abrangência com várias ações para aumento da adesão de todas as cidades brasileiras, sempre respeitando pluralidade da cadeia produtiva nacional; de pequenos pescadores artesanais a grandes indústrias e pontos de comercialização. Faz parte das metas desta edição reunir toda cadeia produtiva para ampliação permanente do consumo de pescado no varejo e food service brasileiro. Pretende também envolver sociedade civil com ações educativas em escolas e universidades públicas e privadas, instituições de fomento à pesquisa, doação de pescado para projetos e ONG que cuidam de comunidades carentes, além da promoção de eventos gastronômicos em bares e restaurantes como Fish Week (pratos especiais de pescado a preços atrativos durante primeira semana de setembro).

Integrantes da Coordenação Nacional da 21ª edição: Altemir Gregolin (Ex-ministro da aquicultura e pesca e Presidente do IFC Brasil), Ana Paula do Nascimento (SIPESP/SP), André Medeiros (SEDEICS/RJ), César Calzavara (Consultor na Calzavara Qualidade de Pescado), Denis Faria (SEBRAE/RO), Jaqueline Corradi (ACRIPAR/RO), Juliana Galvão (ESALQ/USP), Meg C. Felippe (FRESCATTO/RJ) e Roberto Imai (Presidente do SIPESP – FIESP/SP).

SEMANA DO PESCADO 2023

Aumento de 35% em vendas no Brasil com adesão integral de estados e Distrito Federal.

De acordo com Fórum Nacional de Aquicultura e Pesca (FNAP), ramo pesqueiro gera R$25 bilhões no PIB. Aquicultura/pesca (1,7 milhões de toneladas ano) e USD (dólar americano) 400 milhões em exportações de pescado, criando direta/indiretamente cerca de 23 mil empregos na cadeia produtiva. Esse resultado beneficia famílias de pescadores e aquicultores em todo Brasil.

Segundo recente pesquisa Embrapa Pesca e Aquicultura (FILHO, FLORES, CHAVES, 2023), sobre Mercado Consumidor de Produtos da Aquicultura no Brasil, consumo de peixes é influenciado pela ocasião ou festividade: Semana Santa (70%), Semana do Pescado (10%) e Natal (<10%).

Crescimento regional da economia

A visibilidade do evento chamou atenção de consumidores e profissionais do setor para ações sociais de combate à fome (doações de mais 3 toneladas de peixes para projetos sociais), importância da educação (visitas de escolas da rede pública) e rodas de negócios que movimentaram o país de Norte a Sul.

Site: www.semanadopescado.com.br

Instagram: @semanadopescado

Cenario Minas
Cenario Minashttps://cenariominas.com.br
Revista Cenário's ou (Portal Cenário Minas) é uma revista digital de variedades que destaca a vida na capital nas suas mais diferentes vertentes: sociedade, comportamento, moda, gastronomia, entre outros temas. A publicação digital se notabiliza pela absoluta isenção editorial e por praticar um jornalismo sério, correto e propositivo, cuja credibilidade e respeito ao leitor são seus apreços primordiais.

Posts Relacionados

TJMG participa de audiência pública na ALMG sobre orfandade de crianças e adolescentes

Juiz José Honório de Rezende representou o presidente Corrêa...

TJMG inaugura novo fórum da Comarca de Guanhães

O novo prédio tem moderna estrutura para melhor atender...

Ejef promove seminário sobre direito do consumidor

Evento abordou temas como superendividamento, cláusulas abusivas em contratos...

Secretaria participa de reunião da Comissão de Vigilância em Saúde do Mercosul

Participaram da conferência representantes da Saúde da Argentina, Paraguai,...

Novidades

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui