Início Notícias “Mostra Primeira Infância”, do Grupo Eranos Círculo de Arte (SC), chega ao...

“Mostra Primeira Infância”, do Grupo Eranos Círculo de Arte (SC), chega ao CCBB BH, nas férias de dezembro

0

Programação para toda família, em Belo Horizonte, marca os 15 anos da premiada companhia catarinense, com espetáculos inéditos na capital, voltados para crianças a partir de 1 ano, além de oficinas, cinema e exposição                              

A partir de 5 de dezembro, sexta-feira, o premiado Grupo Eranos Círculo de Arte (Itajaí, SC) – formado pelos artistas Sandra Coelho e Leandro Maman – promete animar as férias escolares no CCBB BH, com a Mostra Primeira Infância. A programação celebra os 15 anos da companhia que é referência brasileira nas pesquisas sobre protagonismo infantil e uso de tecnologia digital consciente no teatro.

Em dezembro, o público terá acesso a dois espetáculos da trupe inéditos na capital: “Caixa Ninho” – uma viagem pelo universo lúdico das caixas de papelão, indicado para crianças a partir de 1 ano – e “Bebê e o Boi Babau” – para os pequenos a partir de 2 anos, com dramaturgia inspirada na cultura popular e escrita a partir da observação da primeira infância na relação com formas animadas. O grupo vai oferecer ainda uma programação gratuita, que conta com uma exposição com projeção audiovisual e uma instalação de caixas de papelão, exibição de curtasoficina de “Formas Animadas para Crianças” e um ciclo de quatro encontros para adultos interessados em discussões sobre “Teatro para a Primeira Infância”.

Os espetáculos seguem em cartaz até 29/12, no Teatro II do Centro Cultural Banco do Brasil Belo Horizonte, de sexta a segunda, com sessões às 11h, da peça “Caixa Ninho”, e às 15h, de “Bebê e o Boi Babau”. Os ingressos custam R$30,00 (inteira) e R$15,00 (meia-entrada), com desconto de 50% para clientes do Banco do Brasil que realizam o pagamento com cartão Ourocard, e estarão à venda a partir do dia 26/11 (quarta), na bilheteria do CCBB BH e pelo site ccbb.com.br/bh. Já as oficinas para as crianças serão realizadas aos sábados e domingos, às 13h30, com retirada gratuita de ingressos 1 hora antes do evento exclusivamente na bilheteria do CCBB BH. De 19 a 22/12, as apresentações e oficinas para crianças terão intérprete de Libras. A exposição estará aberta à visitação, das 10h às 22h, no Foyer do Teatro II, com retirada gratuita de ingressos no site e na bilheteria do CCBB BH. O ciclo de oficinas para adultos ocorre nos dois primeiros finais de semana de dezembro, das 17h às 20h, com inscrições gratuitas através do e-mail eranos.arte@gmail.com.

Mais informações no site ccbb.com.br/bh, nas redes sociais instagram/ccbbbh e facebook.com/ccbbbh, ou pelo telefone (31) 3431-9400. Este projeto é realizado com o patrocínio do Branco do Brasil.

“Em nossos espetáculos, a criança está no centro dos procedimentos criativos, numa relação de escuta atenta desde a concepção, criação dramatúrgica, proposição cenográfica, recepção da plateia, até as diversas possibilidades relacionais entre elenco e plateia”, explica a atriz, psicóloga e fundadora do Eranos Círculo de Arte, Sandra Coelho.

Segundo a artista, fazer teatro para bebês e crianças na primeira infância é uma ação ampla no mundo: “Diz respeito não apenas a um momento estético e poético facilitado pelos artistas, mas que se expande para mudanças radicais, que englobam necessariamente uma mudança de visão e postura. Crianças são agentes ativos que constroem cultura, interagem com o mundo ao seu redor e contribuem significativamente para a sociedade, ou seja, são atores ativos no mundo”, destaca.

Desde a fundação, em 2010, o grupo também aposta numa cena plural e multilinguagem, com incursões no teatro, literatura, audiovisual e artes visuais, em diálogo com a tecnologia digital. “O uso da tecnologia na cena acontece por meio de bonecos e mecanismos impressos em 3D e projeções relacionais. São estruturas midiáticas produzidas com responsabilidade, através do uso de imagens de baixo estímulo e plenamente integradas com o espaço cênico, de modo a potencializar um espaço de relação sensível e estético com público de crianças presente”, comenta o ator, diretor, bonequeiro e fundador do grupo Leandro Maman.

Ao todo, o Eranos já produziu mais de 40 criações entre espetáculos, exposições, performances, obras literárias e audiovisuais, apresentados em diversos teatros e festivais brasileiros, rendendo prêmios como o CBTIJ, Iberescena, Elisabete Anderle, Myriam Muniz, Arte como Respiro, FUNARTE Respirarte, dentre outros.

Programação

Durante a ocupação do Eranos no CCBB BH, o grupo apresenta o espetáculo “Bebê e o Boi Babau” (2025), que une tecnologia digital com referências na tradição popular do Teatro Mamulengo, em especial o Babau (nordeste), e o Boi de Mamão (litoral catarinense). Na trama, um Bebê e seu amigo Boi embarcam juntos em uma jornada de morte e renascimento. A cenografia é construída com painéis de LED e imagens criadas especialmente para a relação entre bonecos e plateia. Assinada por Sandra Coelho e Leandro Maman, a dramaturgia foi toda concebida a partir da observação da relação de crianças com as formas animadas. O trabalho é indicado para crianças a partir de 2 anos.

 

Já “Caixa Ninho” (2022) é um acontecimento teatral para a primeira infância, em que as crianças são convidadas a entrar no universo das caixas de papelão. O cenário intimista, lúdico e modular, todo composto por caixas, propõe um espaço compartilhado de relação e construção em que tudo é possível. Na trama, conduzida por bonecos de animação construídos com papelão, crianças e adultos encontram um ninho e presenciam os primeiros voos de uma caixa passarinho.  A peça, dirigida por Leandro Maman, é indicada para crianças a partir de 1 ano.

Sob a curadoria de Adriano Guimarães, a exposição inédita “O Céu, o Mar e a Palavra”, a ser montada no Foyer do Teatro II, foi criada especialmente para a infância. O público passeia por um ambiente de imersão poética, em meio a imagens projetadas no chão e caixas de papelão que podem ser manipuladas pelos pequenos. Desde 2019, as caixas aparecem na pesquisa da companhia e foram utilizadas também no espetáculo “O Barquinho Amarelo” (2019), na animação “Coração InBox” (2020) e na obra de teatro digital “Os Pequenos Mundos” (2021). “São brinquedos não estruturados e, portanto, elas podem ser utilizadas de inúmeras maneiras, estimulando a imaginação das crianças”, comenta Sandra Coelho.

Compondo a exposição, no Teatro II, a companhia exibe algumas de suas criações audiovisuais, os curtas “Cine.Ema” – uma série de poemas animados voltados para a primeira infância – e “Os Pequenos Mundos” – que conta a história de uma boneca que ganha vida e ajuda um pequeno caixa-cervo a reencontrar seus pais. Na aventura, se deparam com criaturas como a caixa-risonha, o caixa-pássaro, a caixa-balão, o planeta-caixa e o gigante-caixa.

Para os adultos, os integrantes do Eranos vão ministrar um ciclo de formação sobre “Teatro para a Primeira Infância”, voltado a artistas, educadores, pedagogos e interessados em arte e infâncias, com reflexões sobre protagonismo infantil e teatro de animação. O ciclo será realizado em quatro encontros: “O Protagonismo Infantil”; “Teatro de Animação e os Bebês”; “Dramaturgia no Teatro para Primeira Infância”; além de um Laboratório de Criação, com o objetivo de desenvolver proposições artísticas, aplicando os conceitos estudados.

 

E para completar a programação de férias da criançada, a oficina “Formas Animadas para as Infâncias” vem com a proposta de criar um espaço de sensibilização para a expressão infantil através das formas animadas, com atividades práticas de construção com diversos tipos de bonecos e exercícios de animação.

Sobre o Coletivo

Eranos – Círculo de Arte é um coletivo catarinense de artistas com formação interdisciplinar, que, desde 2010, produz e pesquisa arte e suas interfaces entre teatro, teatro de animação, literatura e audiovisual. A partir de 2011, inicia pesquisas na linguagem do teatro para a primeira infância a partir do conceito de Protagonismo Infantil. Possui ao todo mais de 40 criações entre espetáculos, exposições, performances, obras literárias e audiovisuais, apresentados em diversos teatros e festivais brasileiros, rendendo prêmios como o CBTIJ, Iberescena, Elisabete Anderle, Myriam Muniz, Arte como Respiro, FUNARTE Respirarte, dentre outros.

 

Circuito Liberdade

O CCBB BH é integrante do Circuito Liberdade, complexo cultural sob gestão da Secretaria de Estado de Cultura e Turismo (Secult), que reúne diversos espaços com as mais variadas formas de manifestação de arte e cultura em transversalidade com o turismo. Trabalhando em rede, as atividades dos equipamentos parceiros ao Circuito buscam desenvolvimento humano, cultural, turístico, social e econômico, com foco na economia criativa como mecanismo de geração de emprego e renda, além da democratização e ampliação do acesso da população às atividades propostas.

SERVIÇO

MOSTRA PRIMEIRA INFÂNCIA no CCBB BH

com Eranos Círculo de Arte (SC)

Espetáculo “Caixa Ninho”

De 05 a 29/12, sexta a segunda – às 11h

(Sessões com Libras de 19 a 22 de dezembro)

Local: CCBB BH – Teatro II | Crianças a partir de 1 ano

Espetáculo “Bebê e Boi Babau”

De 05 a 29/12, sexta a segunda – às 15h

(Sessões com Libras de 19 a 22 de dezembro)

Local: CCBB BH – Teatro II | Crianças a partir de 2 anos

Oficina de Formas Animadas para as Infâncias

Dias 06, 07, 13, 14, 20, 21, 27 e 28/12, sábados e domingos – às 13h30

(Sessões com Libras dias 20 e 21 de dezembro)

Local: CCBB BH – Teatro II | Crianças a partir de 1 ano

Ciclo de debates “Teatro e Primeira Infância” para adultos

Com Sandra Coelho e Leandro Maman

Dias 06, 07, 13 e 14/12 – sábados e domingos – Das 17h às 20h

06/12, sábado – “O Protagonismo Infantil”: reconhecer a criança como ator social e produtor de cultura. Como esse conceito transforma a cena, a dramaturgia e a relação com a plateia.
07/12, domingo – “Teatro de Animação e os Bebês”: experimentos práticos de manipulação e criação de bonecos em diálogo com o universo dos bebês.
13/12, sábado – “Dramaturgia no Teatro para Primeira Infância”: como pensar narrativas que respeitem o tempo, a linguagem e a participação das crianças.
14/12, domingo – “Laboratório de Criação”: encontro prático em que os participantes desenvolvem proposições artísticas voltadas para a primeira infância, aplicando os conceitos estudados.

Exposição interativa “O Céu, o Mar e a Palavra”

De 05 a 29/12, quarta a segunda – Visitação das 10h às 22h

Local: CCBB BH – Foyer do Teatro II

Cine Eranos

Com exibições dos curtas “Pequenos Mundos” e “Cine.Ema”

Quartas e quintas: das 10h às 22h. Sextas a segundas: a partir das 17h (exceto dias 06, 07,13 e 14/12)

Local: CCBB BH – Teatro II

Os ingressos da Exposição dão acesso ao Cine Eranos.

Durante os períodos das apresentações teatrais e oficinas o Cine Eranos estará suspenso.

Ingressos para os espetáculos no site ccbb.com.br/bh e na bilheteria do CCBB BH,

a R$30 e R$15 (meia-entrada), com desconto de 50% para clientes do Banco do Brasil que realizam o pagamento com cartão Ourocard.

Mais informações: (31) 3431 9400

instagram.com/ccbbbh | facebook.com/ccbbbh | E-mail: ccbbbh@bb.com.br

Foto: Divulgação CCBB

 

 

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Sair da versão mobile