12.4 C
Belo Horizonte
ter, 08 julho 25

Minas na rota global com Vila Galé Collection em Ouro Preto

O novo hotel ocupa um espaço histórico: o antigo 1º Quartel do Regimento de Cavalaria de Minas Gerais, fundado em 1779, que mais tarde abrigou a Coudelaria Imperial e, posteriormente, as Escolas Dom Bosco. Situado às margens da Rodovia dos Inconfidentes (BR-356), o local combina tradição, patrimônio e sofisticação, reforçando o potencial turístico da região.

A instalação do Vila Galé Collection Ouro Preto, no histórico prédio do antigo Colégio Dom Bosco, em Cachoeira do Campo, representa mais que a chegada de um novo hotel de alto padrão a Minas Gerais — é a consolidação de uma estratégia do grupo português de valorizar e preservar o patrimônio histórico por meio da revitalização de edifícios marcantes.

Essa prática já é característica do Grupo Vila Galé, que conta com 45 unidades hoteleiras e tem 10 delas instaladas em construções históricas cuidadosamente recuperadas. Dentro da linha Collection, voltada a hospedagens de padrão elevado e atendimento personalizado, seis unidades estão em Portugal e ocupam imóveis emblemáticos, como antigos conventos, palácios e instalações reais. Entre eles, destacam-se o Vila Galé Braga, instalado em um antigo convento; o Palácio dos Arcos, um palacete em Paço dos Arcos; e o Vila Galé Alter Real, que funciona na mais antiga coudelaria do mundo, datada de 1748.

Em Minas Gerais, o projeto foi desenvolvido com o máximo rigor técnico. Segundo o presidente do Instituto Estadual do Patrimônio Histórico e Artístico (Iepha-MG), João Paulo Martins, todas as obras seguiram critérios estritos de conservação, com acompanhamento contínuo do órgão, garantindo a preservação arquitetônica e histórica do imóvel sem abrir mão de sua funcionalidade contemporânea.

À frente das negociações que possibilitaram a chegada do grupo ao estado, o presidente da Invest Minas, João Paulo Braga, reforça a importância do empreendimento: “Equipamentos turísticos de alta qualidade, como o Vila Galé em Ouro Preto, geram empregos, movimentam a economia e ajudam a recontar nossa história de forma viva”.

Com essa iniciativa, Minas Gerais não apenas preserva seu passado, mas também se projeta no cenário internacional do turismo cultural, aliando memória, sofisticação e desenvolvimento econômico.

O novo hotel começa a operar inicialmente com 200 apartamentos dos 311 anunciados, em regime soft opening (pré-abertura) até meados de junho, quando estarão funcionando integralmente todas as unidades. As diárias vão custar entre R$ 800 e R$ 1.000. O Grupo Vila Galé está apostando na alta temporada de inverno para elevar a ocupação e nas campanhas de promoção no mercado europeu. A escolha de Ouro Preto para o hotel  também colocou na balança a proximidade de grandes centros emissores como São Paulo e Rio de Janeiro. “Estamos apostando na curiosidade do mercado”, afirma Gonçalo Rebelo de Almeida, administrador do Grupo Vila Galé e filho do fundador e CEO, Jorge Rebelo.

Temáticos na sua essência, os hotéis da rede devem honrar a história do próprio edifício e da cidade de Ouro Preto. Os quartos fazem referência à Real Coudelaria, ao Santuário de Coração de Jesus, no distrito de Miguel Burnier, à igreja de São Francisco de Assis, ao mestre Aleijadinho e outros ícones arquitetônicos e referências culturais da cidade histórica e seus arredores.

Cenario Minas
Cenario Minashttps://cenariominas.com.br
Revista Cenário's ou (Portal Cenário Minas) é uma revista digital de variedades que destaca a vida na capital nas suas mais diferentes vertentes: sociedade, comportamento, moda, gastronomia, entre outros temas. A publicação digital se notabiliza pela absoluta isenção editorial e por praticar um jornalismo sério, correto e propositivo, cuja credibilidade e respeito ao leitor são seus apreços primordiais.

Posts Relacionados

Novidades

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui