21 C
Belo Horizonte
ter, 18 novembro 25

Tiradentes recebe Protótipo de Carruagem Elétrica

No próximo dia 1º de novembro, às 10h, no Largo das Forras, em Tiradentes/MG, será entregue oficialmente o protótipo da charrete elétrica, um marco fundamental no projeto “Transição da Tração Animal para a Inovação (Protótipo – Tiradentes)”.

O projeto visa desenvolver soluções sustentáveis e inclusivas para a cidade, preservando o patrimônio cultural e ao mesmo tempo protegendo o bem-estar animal, eliminando o uso de veículos de tração animal. O protótipo não implica substituição imediata das charretes tradicionais, mas inaugura um caminho responsável e participativo para a transição, com foco na sustentabilidade e no respeito às famílias que dependem dessa atividade.

Com a participação ativa da Associação de Charreteiros de Tiradentes e da Prefeitura Municipal, a mudança será planejada com cautela, de forma justa e colaborativa, considerando as necessidades dos trabalhadores locais. O projeto reflete o compromisso da cidade com a abordagem de saúde única, integrando o bem-estar animal, humano e ambiental.

Este projeto é executado pelo Instituto Arbo (@instituto_arbo) e conta com o apoio do Centro de Apoio Operacional do Meio Ambiente (@caoma.mpmg) e da Coordenadoria Estadual de Defesa Animal (@cedampmg) do Ministério Público de Minas Gerais (@mpmg.oficial), por meio do Semente (@novosemente).

A presença da comunidade e da imprensa é fundamental para celebrar esse momento histórico e acompanhar o início de uma nova era de mobilidade sustentável para Tiradentes. Imagens serão disponibilizadas após o evento.

Com o objetivo de desenvolver soluções sustentáveis e inclusivas para a cidade histórica de Tiradentes, preservando o patrimônio cultural e protegendo o bem-estar animal, a cidade recebeu oficialmente, na manhã desta sexta-feira (1º), o protótipo da charrete elétrica. O evento representou um marco fundamental no projeto “Transição da Tração Animal para a Inovação (Protótipo – Tiradentes)”, que vai eliminar o uso de veículos de tração animal.

O protótipo não implica substituição imediata das charretes tradicionais, mas inaugura um caminho responsável e participativo para a transição, com foco na sustentabilidade e no respeito às famílias que dependem dessa atividade. A doutora Luciana Imaculada de Paula, Coordenadora da Coordenadoria Estadual de Defesa dos Animais do Ministério Público de Minas Gerais (CEDA), destacou que o diálogo foi fundamental em todo o processo que culminou neste momento. “Esse movimento pela substituição das charretes começa no conflito entre proteção animal e as famílias que precisam de dar continuidade ao trabalho, em razão do seu sustento”, disse ela, que completou: “Buscamos uma solução que atendesse às necessidades de quem participa de todo o processo. Foi tudo feito em conjunto com os charreteiros”.

O projeto reflete o compromisso da cidade com a abordagem de saúde única, integrando o bem-estar animal, humano e ambiental. Com a participação ativa da Associação de Charreteiros de Tiradentes e da Prefeitura Municipal, a mudança está sendo planejada com cautela, de forma justa e colaborativa, considerando as necessidades dos trabalhadores locais. “Este momento é apenas o primeiro passo de uma transição muito importante e necessária, marcando o início de uma jornada com desafios e conquistas pela frente”, disse Brenda Sampaio, Advogada do Instituto Arbo, responsável pela execução do projeto. Uma das etapas seguintes do projeto, por exemplo, é a destinação dos cavalos para adoção responsável.

Estiveram presentes na entrega do protótipo o Promotor de Justiça da comarca de São João del-Rei, Adalberto Leite, o Prefeito de Tiradentes, Nilzio Barbosa, a Coordenadora da Coordenadoria Estadual de Defesa dos Animais, Luciana Imaculada de Paula, o Presidente da Associação de Charreteiros de Tiradentes, Reginilson Ramalho, a Diretora-presidente do Instituto Arbo, Patrícia Reis, a Diretora Jurídica do Fórum Animal, Ana Paula Vasconcelos, e o Deputado Estadual Noraldino Júnior (PSB).

O projeto projeto “Transição da Tração Animal para a Inovação (Protótipo – Tiradentes)” é executado pelo Instituto Arbo (@instituto_arbo) e conta com o apoio do Centro de Apoio Operacional do Meio Ambiente (@caoma.mpmg) e da Coordenadoria Estadual de Defesa Animal (@cedampmg) do Ministério Público de Minas Gerais (@mpmg.oficial), por meio do Semente (@novosemente).

Serviço:

Data: 1º de novembro de 2024

Horário: 10h

Local: Largo das Forras, Tiradentes (MG)

Cenario Minas
Cenario Minashttps://cenariominas.com.br
Revista Cenário's ou (Portal Cenário Minas) é uma revista digital de variedades que destaca a vida na capital nas suas mais diferentes vertentes: sociedade, comportamento, moda, gastronomia, entre outros temas. A publicação digital se notabiliza pela absoluta isenção editorial e por praticar um jornalismo sério, correto e propositivo, cuja credibilidade e respeito ao leitor são seus apreços primordiais.

Posts Relacionados

Confraria VIVA realiza 3ª edição inspirada na Argentina em BH

A Confraria VIVA, projeto idealizado por Cibele Faria para...

Policial militar reformado vira réu por feminicídio

Crime aconteceu em outubro deste ano no bairro Carlos...

Bolsa Família chega a mais de 1,3 milhão de beneficiários

Valor médio do benefício no estado é de R$...

Justiça mantém Programa de Transferência de Renda em Brumadinho

Mineradora deve manter pagamento a atingidos por rompimento de...

Engenharias da Uniube estão entre as melhores de Minas

Cursos se destacaram na avaliação anual do ensino superior,...

Novidades

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui