A cidade de Barão de Cocais (MG) foi palco de um encontro que uniu memória, afeto e novas possibilidades criativas. Na última semana, o estilista e artista Ronaldo Fraga conduziu, no Parque Municipal Fazenda Soledade, a oficina de co-criação com as crocheteiras da cidade, conhecidas como Baronesas do Crochê, como parte das ações do Programa Corredores e Rotas, iniciativa estruturante da Vale, com execução da GKS Inteligência Territorial, em parceria com a Prefeitura, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Econômico.
Durante a oficina, saberes tradicionais ganharam novos contornos, em um diálogo criativo que valorizou a identidade cultural local e apresentou novas propostas para inspirar e ampliar a atuação das artesãs. A troca intensa e sensível reafirmou o propósito do programa: não apenas inspirar, mas capacitar e ampliar oportunidades para os empreendedores da economia criativa.
Os resultados do Corredores e Rotas mostram que essa combinação funciona. De acordo com pesquisa de impacto referente a julho de 2025, realizada com 64 empreendedores da Rede Criativa, 100% avaliaram como boa ou muito boa a qualidade das mentorias; 91% apontaram melhora na visibilidade no mercado local; 88% relataram fortalecimento da rede de contatos e grupos produtivos; 91% afirmaram que ampliaram suas oportunidades de mercado; e 100% declararam satisfação com o Programa.
Os resultados de julho reforçam a tendência de crescimento registrada em levantamentos anteriores: 76% dos beneficiários declararam vendas superiores a R$ 300,00. No total, a apuração final alcançou aproximadamente R$ 46 mil em vendas, beneficiando participantes dos nove municípios atendidos pelo Programa. Esses números evidenciam que a iniciativa vem gerando renda, ampliando redes e valorizando negócios criativos e turísticos.
Com atuação consolidada em Minas Gerais e expansão para os estados do Rio de Janeiro e Espírito Santo, o Corredores e Rotas integra capacitação, identidade cultural e desenvolvimento sustentável, sempre com protagonismo dos empreendedores locais. “Ao lado de parceiros e protagonistas locais, estamos construindo uma rede que fortalece a economia criativa, promove o turismo e mantém viva a cultura dos territórios”, afirma Cássio Garkalns, da GKS Inteligência Territorial.
https://www.gks.com.br/