21.9 C
Belo Horizonte
qua, 04 dezembro 24

“Moradores | Educação” em escolas da rede estadual

O Ministério Público de Minas Gerais e a Secretaria de Estado de Educação de Minas Gerais lançam no próximo dia 3 de dezembro (terça-feira), o Projeto MORADORES | EDUCAÇÃO, um movimento cultural pela valorização das escolas como território de pertencimento para toda a comunidade escolar e lugar de memória para milhares de pessoas que passaram por elas ou vivem no seu entorno.

De 2024 ao início de 2026, o Projeto vai levar a sua “tenda de ouvir histórias” para 8 escolas da rede pública estadual de ensino, em diferentes cidades, abrangendo todas as regiões do estado: Belo Horizonte, Governador Valadares, Januária, Juiz de Fora, Poços de Caldas, São João das Missões, Teófilo Otoni e Uberaba.

A primeira instituição a receber o MORADORES | EDUCAÇÃO será a Escola Estadual Professor Morais, no bairro Padre Eustáquio, na capital mineira. No dia 3 de dezembro (terça-feira), às 19h, será realizado o primeiro evento desta edição especial, com a exibição do documentário filmado com professores, atuais e ex-alunos, funcionários, além dos moradores ao redor. Haverá, ainda, a inauguração da exposição com fotos em grandes painéis montados na praça ao lado da instituição.

No lançamento será realizado também um varal fotográfico, onde as fotografias reveladas de todas e todos que foram até as tendas contar as suas histórias estarão expostas e poderão ser retiradas gratuitamente pelas pessoas, como uma recordação pela participação no Projeto. Haverá, ainda, apresentações culturais e distribuição de um catálogo impresso sobre a exposição com as histórias dos personagens.

O secretário de Estado de Educação de Minas Gerais, Igor de Alvarenga, destacou a potência do projeto Moradores | Educação como um vínculo de fortalecimento entre as escolas e suas comunidades. “Essa iniciativa valoriza a memória de cada indivíduo que passou por nossas instituições de ensino e inspira novas gerações a deixarem suas próprias marcas e conquistas”, disse.

Belo Horizonte_MG, 01 de novembro de 2024
projeto moradores_educacao
Fotos das oficinas da edicao “educacao” do projeto moradores para alunos do ensino medio na Escola Estadual Professor Morais, bairro do padre eustaquio.
Na foto personagens participantes do projeto na tenda montada na escola.
Imagem: Marcus Desimoni / NITRO

APOIOS E PARCERIAS

O MORADORES | EDUCAÇÃO foi idealizado pela NITRO Histórias Visuais e é um braço do Projeto Moradores – A Humanidade do Patrimônio. Esta primeira fase é uma realização do Centro de Intercâmbio e Referência Cultural (CIRC),  com a parceria da Secretaria de Estado de Educação de Minas Gerais, o apoio do Ministério Público de Minas Gerais e viabilizado com recursos de medidas compensatórias, via Plataforma Semente.

Segundo a Promotora de Justiça e Coordenadora do Centro de Apoio às Promotorias de Justiça de Defesa da Educação, Ana Carolina Zambom, o Projeto “Moradores | Educação” é uma oportunidade singular para fortalecer o vínculo da comunidade escolar com o espaço da escola, promovendo um sentimento de pertencimento e valorizando a memória coletiva. “As escolas são mais do que locais de aprendizado; são territórios onde histórias se constroem e se perpetuam. Ao registrar e celebrar essas histórias, estamos não apenas resgatando memórias, mas também fortalecendo a identidade cultural e comunitária de toda a rede pública de ensino”, destacou.

A Promotora de Justiça ressaltou, ainda, a relevância de iniciativas como esta para a formação cidadã dos estudantes. “Quando os jovens se reconhecem como parte essencial da história de suas escolas e comunidades, passam a compreender o papel que têm na construção de um futuro mais justo e inclusivo. O Ministério Público está comprometido em apoiar ações que contribuam para essa formação e valorização do patrimônio humano e cultural das nossas instituições de ensino”, afirmou.

OFICINA CULTURAL

Durante o mês de outubro, o projeto realizou uma oficina cultural com os estudantes da E.E Professor Morais sobre técnicas básicas de fotografia, filmagem, registro e documentação de histórias. Os jovens foram instigados a pensar sobre o lugar que a escola ocupará em suas histórias e a se questionar sobre o que é memória e como eles irão construir as suas, além de serem estimulados a transformar as suas relações com o território da escola em sentimento de pertencimento. Dessa forma, os alunos se juntaram à equipe do projeto e  colocaram “as mãos na massa” para também produzir conteúdos fotográficos e audiovisuais.

TENDA DE OUVIR HISTÓRIAS

Depois da oficina, a equipe de fotógrafos, videomakers e jornalistas do MORADORES | EDUCAÇÃO armou durante três dias dentro da escola a famosa tenda branca, já característica do projeto, para poder receber a visita de diversos personagens que fazem ou fizeram parte da história da instituição. Dentro da tenda, uma câmera e um microfone registraram as lembranças e memórias de toda a comunidade escolar, que foi chamada a se reconhecer como patrimônio cultural da escola e a contar sua história de afetividade com esse território. Mais de 150 pessoas participaram e o material, com horas de gravação e centenas de imagens, transformou-se em um filme documentário e uma exposição.

Belo Horizonte_MG, 01 de novembro de 2024
projeto moradores_educacao
Fotos das oficinas da edicao “educacao” do projeto moradores para alunos do ensino medio na Escola Estadual Professor Morais, bairro do padre eustaquio.
Na foto personagens participantes do projeto na tenda montada na escola.
Imagem: Marcus Desimoni / NITRO

SOBRE O PROJETO MORADORES

O Projeto Moradores – A Humanidade do Patrimônio (www.projetomoradores.com.br) já percorreu dezenas de municípios mineiros e do Brasil em um grande movimento de ocupação urbana que, por onde passa, realiza filmes documentários e exposições fotográficas ao ar livre sempre com a mensagem de que a maior riqueza de uma cidade são as pessoas que nela vivem e suas memórias. O Projeto é uma realização da NITRO Histórias Visuais (www.nitro imagens.com.br), um coletivo de produção de conteúdo de Belo Horizonte/MG. Criado em 2012, já passou por cinco estados brasileiros e 30 territórios. Fotografou e registrou a história de aproximadamente seis mil pessoas. É vencedor do Prêmio Rodrigo Melo Franco, maior premiação nacional dedicada à promoção do Patrimônio Cultural do Brasil.

SERVIÇO

O que? Lançamento Projeto Moradores . Educação

Onde? Escola Estadual Professor Morais

  1. Cornélio Cerqueira, 475 – Padre Eustáquio, Belo Horizonte

Quando? Dia 3 de dezembro (terça-feira)

Programação

18h30 – Recepção dos convidados

19h – Abertura do evento

19h30 – Exibição do filme “Moradores | Educação – Escola Estadual Professor Morais”

20h – Cortejo com bloco de carnaval para abertura oficial da exposição

20h10 . Visita mediada à exposição

20h30 . Encerramento

Próximas cidades:

2025: Juiz de Fora, Poços de Caldas, Uberaba, Governador Valadares, Teófilo Otoni

2026: Januária e São João das Missões

Cenario Minas
Cenario Minashttps://cenariominas.com.br
Revista Cenário's ou (Portal Cenário Minas) é uma revista digital de variedades que destaca a vida na capital nas suas mais diferentes vertentes: sociedade, comportamento, moda, gastronomia, entre outros temas. A publicação digital se notabiliza pela absoluta isenção editorial e por praticar um jornalismo sério, correto e propositivo, cuja credibilidade e respeito ao leitor são seus apreços primordiais.

Posts Relacionados

Hotel Mercure BH Savassi recebe confraternização da ABRAJET-MG

O tradicional encontro de fim de ano da Associação...

Personalização de entrega de produtos para o e-commerce

Uso de armários inteligentes permite clientes definirem até mesmo...

Museu Inimá de Paula promove Cantata de Natal

O espírito natalino tomará conta de Belo Horizonte no...

2ª edição do Front Games neste sábado

Neste sábado, dia 7 de dezembro, Belo Horizonte será...

Novidades

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui