A imagem do fio, pacientemente elaborado pela fiandeira, aponta para a trama solidária em que são tecidas, a muitas mãos, a cidadania e a autonomia produtiva desejada. É em meio a este cenário que surge o 8º Festival Sagarana: Feito Rosa para o Sertão, que acontece entre os dias 18 e 22 de setembro, na Vila de Sagarana, localizada em Arinos (MG).
Desde 2008, ano do centenário de nascimento do escritor João Guimarães Rosa, o festival surge com objetivo de compartilhar cultura popular, saberes e fazeres tradicionais do sertão mineiro. Por meio de uma programação diversificada, se consolida hoje como um dos maiores festivais de cultura e artes integradas do noroeste de Minas Gerais, abarcando todo um esforço territorial com quase 20 anos de história. Por essa razão recebe visitantes tanto das comunidades rurais e das cidades do Vale do Rio Urucuia quanto pessoas e grupos de
e outros estados.
Para este ano estão previstos cinco dias de festival, com quase 70 horas de programação, por meio de oficinas, vivências, rodas de conversa, apresentações artísticas, trilha ecológica pela região e vivência de alimentação no sertão mineiro, realizada pelas próprias mulheres da comunidade.
Com o intuito de fomentar a cultura local, estão programadas atividades como o Mutirão das Fiandeiras do Vale do Rio Urucuia, celebrando as mulheres do sertão e a tradição do fiar na região; a oficina Contação de Histórias por Mestres Populares, com Vinícius Mazzon & Seu Agemiro, resgatando a memória cultural e conectam gerações; oficina de dança com João Carlos, primeiro dançarino licenciado da Vila de Sagarana e Sabores do Cerrado, com Thamyris Andrade, especialista em Sustentabilidade e Sociobiodiversidade. Também estão previstas vivências nas trilhas e cachoeiras no Parque Estadual de Sagarana.
Diversos encontros estão previstos na programação como o Encontro de Escritores e Mestre de Tradição Oral dos territórios, conexão entre escritores e mestres da tradição oral, para explorar o sertão, as veredas e Peruaçu; o Encontro dos Pontos de Cultura dos Gerais, que tem como objetivo celebrar os 20 anos de cultura viva da região e fortalecer a rede de Pontos de Cultura; o 3º Fórum Sagarana de Saberes Tradicionais, Cultura e Mudanças Climáticas, que promove a troca de conhecimento entre saberes acadêmicos e tradicionais da cultura regional e o 8º Encontro de Parceiros do Vale do Rio Urucuia, que reúne colaboradores e instituições para discutir e fortalecer parcerias no desenvolvimento social e sustentável da região.
Na música haverá o Encontro de Violeiros do Norte e Noroeste de Minas, com Lourenço Pereira (Louro) & Vicente Paulo; o Forró de Rabecaria apresenta um encontro vibrante de músicos do Cerrado, incluindo artistas de Goiás, Brasília e Piauí; a participação de Edssada & Película Brasileña, que convidam Johnny Herno, unindo tradições da cultura popular com a música contemporânea; o grupo Surubim e os Pocomã, mistura de folia de reis, forró, música negra e influências de jazz, funk e pop.
Junto ao Festival Sagarana acontece a 8ª edição do CineBaru: Mostra Sagarana de Cinema, que reúne quase 30 curtas-metragens de até 30 minutos. Além dos curtas, o festival oferece o Sagarana CineLab, laboratório para a elaboração de novos filmes, para os cinco projetos selecionados, três oficinas e vivência de alimentação no sertão mineiro, realizada pelas próprias mulheres da comunidade.
A programação completa pode ser acompanhada pelo Instagram do evento.
Sobre o Festival Sagarana – Feito Rosa para o Sertão
O Festival Sagarana – Feito Rosa para o Sertão nasceu junto com o 1º Encontro dos Parceiros do Vale do Rio Urucuia, em 2008, ano do centenário de nascimento do escritor João Guimarães Rosa. Seu desenvolvimento e construção coletiva se baseiam na troca e no compartilhamento de cultura, conhecimento e informação. Um esforço coletivo que busca auxiliar a percepção sobre a importância da proteção e conservação do Cerrado e suas veredas, fundamentais para a sustentabilidade socioambiental e cultural do povo geraizeiro do sertão roseano.
Ao longo de sete edições de realização anual na Vila de Sagarana, em Arinos (MG), o evento extrapolou a simples iniciativa de um encontro pelo desenvolvimento regional sustentável e ganhou repercussão nacional. Hoje, após uma pausa decorrente de pandemia e reestruturação do evento, retorna com quase 20 anos de história e uma programação diversificada, que articula cultura popular, saberes e fazeres tradicionais do sertão mineiro e tecnologias sociais, unindo tanto as comunidades rurais e das cidades do Vale do Rio Urucuia quanto pessoas e grupos de Minas Gerais, Distrito Federal, São Paulo e outros estados.
SERVIÇO
8º Festival Sagarana – Feito Rosa para o Sertão
Data: 18 a 22 de setembro
Horário: a partir das 8h
Local: Distrito de Sagarana, Arinos/MG
Mais informações
Instagram: @festsagarana