12.5 C
Belo Horizonte
qui, 17 julho 25

Circuito Ou(T)ro Preto promove afroturismo em Ouro Preto

Ouro Preto, principal destino histórico de Minas Gerais, será palco do Circuito Ou(T)ro Preto , projeto que une visitas guiadas com foco na história afro-brasileira e um curso gratuito de formação para guias em Afroturismo . O lançamento da iniciativa será no dia 30 de maio, entre 19h e 22h, na Mina du Veloso (rua Levindo Inácio André, 400, São Cristóvão), em Ouro Preto. Potente articulação entre cultura, memória e formação profissional, o circuito, ao longo de 12 meses, vai contemplar educadores, estudantes da rede pública, pesquisadores, turistas e moradores locais. A proposta é recontar a história da cidade a partir do protagonismo negro.

“A ideia central deste projeto é fazer a valorização dos povos negros na formação de Ouro Preto, colocando a cidade na vitrine do Afroturismo. Ouro Preto deveria ter mais visibilidade, pois é uma cidade construída por mãos negras, mãos que deixaram as construções que ainda estão aqui. E essa trajetória não é valorizada. A nossa potência é mundial. O que a Meca representa para os Mulçamos, Ouro Preto representa para os povos diaspóricos. É um legado explica que os povos negros deixaram aqui”, Eduardo Du Evangelista, engenheiro e idealizador da Mina Du Veloso, um dos locais que frequentam a rota do Circuito Ou(T)ro Preto, que consiste na formação dos guias, nas declarações do circuito de turismo Afrocentrado de Ouro Preto e na visitação gratuita dos alunos.

A propósito, o roteiro do circuito vai percorrer locais simbólicos em Ouro Preto, como o já mencionado Mina Du Veloso , a Casa dos Contos e o Museu da Inconfidência , onde os participantes, tanto das visitas quanto do curso, poderão vivenciar momentos de escuta, reflexão e aprendizado sobre as tecnologias, os saberes e a resistência dos povos africanos no Brasil. As visitas, de caráter pedagógico, serão coordenadas por especialistas e guias locais, promovendo uma leitura crítica do território e integrando ações educativas com práticas culturais de valorização da memória afro-brasileira. “Vamos positivar o termo ‘negro’, que foi criado para ser negativo, mas vamos trazer todos os pontos positivos, principalmente na construção de Ouro Preto”, reforça Leo Ferreira, que está na cooperação do projeto, que tem como objetivo colocar Ouro Preto na rota do Afroturismo, que já conta com Salvador e Rio de Janeiro, que tem a Pequena África.

O curso de Educação Patrimonial Afrocentrado oferecido pelo projeto tem como objetivo capacitar guias locais, tanto jovens quanto adultos, com conhecimentos históricos, culturais e técnicos para atuar no mercado do turismo cultural. Com base em uma pedagogia afrocentrada, o curso promove autonomia, geração de renda e inserção no setor, além de fomentar uma rede de multiplicadores capazes de ampliar o alcance das ações de valorização da cultura negra em Minas Gerais. A atividade gratuita será ministrada pela equipe do Instituto de Pesquisa e Memória Pretos Novos (IPN), do Rio de Janeiro, e as inscrições acontecerão entre os dias 2 e 20 de junho. As aulas serão de 23 a 28 de junho, e os participantes certificados.

Posteriormente, o Circuito Ou(T)ro Preto , que terá a duração de 12 meses, atenderá cerca de 1.200 crianças matriculadas em escolas públicas, tanto da região central de Ouro Preto quanto dos pequenos distritos, com visitas guiadas na Mina Du Veloso , que preservam galerias subterrâneas construídas com técnicas africanas; na Casa dos Contos , uma antiga exploração de ouro que abriga salões que contextualizam o domínio técnico dos trabalhadores africanos sobre metais e pedras; e no Museu da Inconfidência , que é um dos mais emblemáticos do país, é reinterpretado a partir da presença negra nas lutas pela liberdade e nos bastidores da história oficial; entre outros pontos históricos do município. A atividade contará com os guias do curso de Educação Patrimonial Afrocentrado , com entrada nos pontos turísticos e com transporte gratuito.

Circuito Ou(T)ro Preto

Lançamento: 30/05/2025, às 19h

Mina du Veloso (rua Levindo Inácio André, 400, São Cristóvão), em Ouro Preto

Acesso Gratuito

Mais informações: instagram.com/minaduveloso/

FOTO ACERVO MUSEU/DIVULGAÇÃO

Circuito Ou(T)ro Preto, uma parceria entre a Mina du Veloso, a Associação Move Cultura e o Ministério da Cultura , atua como instrumento de enfrentamento ao apagamento histórico e promoção de justiça cultural. Ao transformar a experiência turística na prática de escuta e reconhecimento, o projeto inserir a cidade em um novo mapa narrativo — um que confirmar, celebrar e divulgar a centralidade da contribuição africana na formação de Minas Gerais. As ações do circuito são pensadas para impactar positivamente a comunidade local em quatro frentes: social, ao promover o empoderamento da população negra; cultural, ao resgatar e valorizar a herança afro-brasileira; econômico, ao gerar novas oportunidades de trabalho e renda; e ambiental, ao cultivo a conservação consciente dos espaços históricos. Além disso, o Circuito Ou(T)ro Preto soma-se a um movimento nacional que autoriza o turismo afrocentrado como ferramenta de inclusão, reconhecimento e desenvolvimento local. A iniciativa dialoga com as diretrizes do Ministério da Cultura e do Ministério do Turismo, que apontam o afroturismo como uma das estratégias na construção de um Brasil mais justo, plural e representativo.

Cenario Minas
Cenario Minashttps://cenariominas.com.br
Revista Cenário's ou (Portal Cenário Minas) é uma revista digital de variedades que destaca a vida na capital nas suas mais diferentes vertentes: sociedade, comportamento, moda, gastronomia, entre outros temas. A publicação digital se notabiliza pela absoluta isenção editorial e por praticar um jornalismo sério, correto e propositivo, cuja credibilidade e respeito ao leitor são seus apreços primordiais.

Posts Relacionados

Sindijoias Ajomig lança manifesto em defesa da mineração artesanal durante a FIPP 2025

Documento encabeçado por lideranças de Minas Gerais procura mais...

Cuidar da pele é ter autocuidado com a mente como fonte de bem-estar

Por Andressa Mundim, CMO do Grupo MedSystems A pele é,...

Natiruts apresenta último show da carreira em BH na próxima semana

Grupo vai se despedir do público da capital mineira...

10 dicas para deixar a casa segura durante a viagem

O Barômetro de Segurança da Verisure, líder em sistemas de...

Felipeh Campos Brilha no “Sempre Melhor” da Rede Mais Família

O jornalista e apresentador Felipeh Campos foi o grande...

Novidades

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui