Início Notícias Itabirito recebe a 23ª edição do festival Tudo é Jazz

Itabirito recebe a 23ª edição do festival Tudo é Jazz

0

Evento será nos dias 15 e 16 de agosto, apresentado pelo Ministério da Cultura, Gerdau, Secretaria de Cultura MG e patrocínio da Vivo 

A cidade de Itabirito/MG recebe, nos dias 15 e 16 de agosto, sexta e sábado, a 23ª edição do Festival Tudo é Jazz que, em 2025 homenageia duas grandes divas da música: a americana Ella Fitzgerald e a brasileira Dolores Duran. A curadoria é do pianista, compositor e arranjador Gustavo Figueiredo e a direção geral do produtor cultural, Rud Carvalho, da New View Entretenimento e Comunicação. Os shows acontecem na Praça da Estação.

“É uma grande honra homenagear essas duas mulheres fortes e marcantes para a história do jazz e é um privilégio estar à frente desse projeto e proporcionar ao nosso público uma programação 100% gratuita e democrática”, explica Rud Carvalho. Na cidade, os shows serão com os artistas Xênia, George Paiva, Happy Feet Big Band, além de músicos selecionados pelo edital de novos artistas do Festival: Silvia Neiva e Camila Leonel.

O Festival Tudo é Jazz é um evento artístico-cultural de música que, até a pandemia, acontecia anualmente, na cidade de Ouro Preto, Minas Gerais. Desde 2022, quando completou 20 anos, expandiu sua programação para Belo Horizonte e outros municípios do interior mineiro. Promove o intercâmbio entre os mais variados estilos de jazz do Brasil e do mundo, tendo trazido já mais de 1.700 músicos que se apresentaram em teatros, praças públicas, cortejos, workshops e pocket shows. Reúne a tradição e a inovação, conectando artistas de gerações e nacionalidades distintas, levando ao público o que há de mais relevante na música produzida atualmente, não apenas no Brasil, mas também em outras partes do mundo. 

O Festival é considerado um dos 10 melhores eventos de jazz do mundo pela renomada revista Down Beat e viabilizada pelo Ministério da Cultura, através da Lei Federal de Incentivo à Cultura, e pelo Governo de Minas Gerais, por meio da Lei Estadual de Incentivo à Cultura. É apresentada pela Gerdau, patrocinada pela Vivo, com apoio da Prefeitura de Itabirito. Uma realização da New View Entretenimento e Comunicação e da ALCE – Associação Livre de Cultura e Esporte, com curadoria do pianista, compositor e arranjador Gustavo Figueiredo, e direção geral do produtor cultural Rud Carvalho.

Para a Gerdau o apoio ao Festival Tudo é Jazz reflete o compromisso da empresa com o fomento às artes, à cultura e ao desenvolvimento integral das pessoas e das comunidades. “Apoiamos o festival há mais de 20 anos porque acreditamos no poder da arte para criar conexões e fomentar a criatividade. Ao incentivar atividades culturais como essa, buscamos não apenas apoiar artistas e iniciativas locais, mas também contribuir para o desenvolvimento das comunidades onde atuamos, comprometidos com o desenvolvimento sustentável em todas as suas dimensões socioculturais e ambientais”, afirma Pedro Torres, Diretor Global de Comunicação e Relações Institucionais.

Já para a Vivo, “o Festival é uma vitrine da riqueza cultural de Minas Gerais, que promove a diversidade artística e o acesso gratuito à música, e que são premissas da Vivo no fomento da Cultura”, afirma Sabrina Romero, gerente sênior de marketing da Vivo.

Depois de Itabirito, o Tudo É Jazz será realizado também nos dias 23 e 24 de agosto em Congonhas; 13 e 14 de setembro em Ouro Branco; e de 19 a 20 de setembro em Grão Mogol.

Exposição _______________________

Parte importante da programação, o Festival apresenta, ainda, a exposição “Ella & Dolores”, um encontro imaginário entre duas gigantes da música de dores e amores e encantamento: Dolores Duran e Ella Fitzgerald. Fica em cartaz durante o Festival, também na Praça da Estação, com entrada gratuita. Com direção criativa de Ronaldo Fraga, o fotógrafo Rodrigo Januário assina o ensaio que imagina encontros possíveis entre as divas nos bastidores da vida: mesas de botequim, salões de beleza, igrejas e quartos de solidão sonora. 

A cenografia é assinada pelos arquitetos Clarissa Neves e Paulo Waisberg.  “Meu coração sempre pulsou mais forte fazendo a direção gráfica e criativa do Tudo é Jazz, mas, nesta edição, além do coração, minha alma está cantando com Ella e Dolores! O desafio vai ser transportar o público para ambientes do tempo delas através de suas vozes e composições”, explica.

Serviço _____________________________
FESTIVAL TUDO É JAZZ 2025
Mais informações no site: www.tudoejazz.com 

Instagram: @tudoejazz

ITABIRITO:
dias 15 e 16 de agosto
Local: Praça da Estação
Programação:
15/08: 20h: Silvia Neiva (edital de novos artistas) / 21h30: Xênia

16/08: 19h: Camila Leonel (edital de novos artistas) / 20h30: George Paiva / 22h: Happy Feet Big Band

 

Outras cidades __________________
Congonhas: 23 e 24 de agosto
Ouro Branco: 13 e 14 de setembro
Grão Mogol: 19 a 20 de setembro

 

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Sair da versão mobile