Início Notícias NASA Space Apps abre vagas para o Hackathon 2025 em 7 cidades...

NASA Space Apps abre vagas para o Hackathon 2025 em 7 cidades mineiras

0

Pouso Alegre, por meio da Una, é umas das cidades já tradicionais no encontro recebendo o evento pelo terceiro ano consecutivo
O NASA Space Apps Challenge, o maior hackathon do planeta, está de volta à Minas. O encontro será realizado mundialmente nos dias 4 e 5 de outubro. As inscrições já estão abertas e podem ser feitas diretamente pelo site oficial: Link
Podem se inscrever estudantes, profissionais e entusiastas de todas as idades e áreas a resolver desafios reais da NASA por meio da ciência, tecnologia, engenharia, matemática e criatividade. A participação é totalmente gratuita.
“Esta é uma oportunidade de integrar uma maratona global que reúne mentes criativas em busca de soluções inovadoras para desafios da Terra e do espaço, utilizando dados abertos da NASA. Os participantes contribuem para moldar o futuro com suas ideias e ainda concorrem a premiações internacionais”, avalia o médico radiologista, especialista em Medicina Aeroespacial, e professor nos cursos da área de saúde da Una Pouso Alegre, José Luiz Schiavon. A Una integra o Ecossistema Ânima no sul-mineiro. Além de Pouso Alegre, também recebem o desafio em Minas as cidades de Itajubá, Poços de Caldas, Juiz de Fora, Mariana, Contagem e Uberlândia.
O tema global da edição de 2025 é: “Aprender, Lançar, Liderar” (“Learn, Launch, Lead”, originalmente em inglês). A programação começa no sábado, às 8h30, com a abertura oficial e início do desafio, e se encerra no domingo, às 16h, com a cerimônia de premiação local.
Organizado pela NASA, o Space Apps Challenge acontece simultaneamente em mais de 300 cidades do planeta. Em 2025, os 18 desafios propostos abordam tópicos diversos das ciências da Terra e do espaço. As equipes participantes devem escolher um desses temas para desenvolver soluções tecnológicas durante o fim de semana do encontro: Link
“Convidamos você a Aprender, Lançar e Liderar no hackathon deste ano, juntamente com uma rede vibrante de cientistas, tecnólogos e contadores de histórias. Aprenda habilidades para ter sucesso em áreas STEM, lance ideias que transformem os dados abertos da NASA em ferramentas acionáveis e lidere sua comunidade na promoção da inovação tecnológica”, destaca o site oficial do evento.
O termo STEM orienta o espírito do desafio. Esta é uma sigla em inglês para Science, Technology, Engineering and Mathematics (Ciência, Tecnologia, Engenharia e Matemática, traduzido para o português). O objetivo é promover uma educação interdisciplinar e voltada para a prática, conectando conhecimentos técnicos e criativos à solução de problemas globais. Além da experiência prática, o hackathon é uma oportunidade de networking com mentores e especialistas da NASA e de outras instituições parceiras.
Quem pode participar?
Todos são bem-vindos: estudantes, programadores, designers, engenheiros, profissionais de comunicação, artistas, pesquisadores, curiosos, apaixonados por ciência — com ou sem experiência prévia. Basta ter vontade de colaborar, aprender e criar.
Sobre o NASA Space Apps Challenge
Criado em 2012, o Space Apps é uma iniciativa global da NASA voltada à inovação aberta. Durante o hackathon, os participantes têm acesso a dados reais das missões da NASA e desenvolvem soluções em equipe para problemas que vão da observação da Terra até a exploração espacial.

Crédito: arquivo pessoal/José Luiz Schiavon

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Sair da versão mobile