30.2 C
Belo Horizonte
ter, 18 novembro 25

Instituto brasileiro alerta para importância de ensino sobre PPPs

Representantes do Instituto de Planejamento e Gestão de Cidades (IPGC) chamaram a atenção para o papel da educação no aprimoramento das PPPs durante fórum Internacional realizado em Istambul, na Turquia

A formação acadêmica pode ser o caminho mais curto para acelerar o surgimento de novos modelos de desenvolvimento sustentável através das parcerias público-privadas (PPPs). Esta tem sido a tônica dos discursos de representantes do Instituto de Planejamento e Gestão de Cidades (IPGC), especializado em realizações de projetos inovadores em diversos municípios no Brasil. Desta vez, porém, o palco dessa abordagem foi Istambul, na Turquia, onde ocorreu o 8º Fórum Internacional de Parcerias Público-Privadas, da Comissão Econômica das Nações Unidas (Unece, na sigla em inglês).
A gerente de educação do IPGC, professora Carolina Santana, alertou às comitivas dos países participantes sobre o papel catalisador que o ensino pode promover para o progresso social e a inovação nas comunidades por todo o mundo por meio das PPPs. Ela defendeu que a criação de políticas de fomento ao ensino voltado para o setor pode proporcionar conhecimentos diversos não apenas acerca das PPPs, mas também a respeito do desenvolvimento das cidades.
“Diante do êxito das nossas ações no Brasil, a expectativa é escalar e apresentar um projeto global de educação, somando experiência e melhores práticas a outros países da América Latina e do mundo. Estamos focados em escalar não somente o conhecimento, mas também a viabilidade e a eficiência de modelagem das PPPs”, afirma Carolina Santana.
A participação do IPGC no Unece veio de um convite da própria ONU, pelo reconhecimento dos projetos desenvolvido e graças às experiências educacionais em torno das parcerias que o Instituto vem angariando no país. A gerente de educação esteve na Turquia juntamente com o presidente e fundador do IPGC, Leonardo Santos, o vice-presidente Thiago Greco e a gerente de projetos Caroline Braga. A especialista em educação foi uma voz ativa da América Latina no painel “Tirando as PPPs da sala de aula: contribuições das instituições acadêmicas para a capacitação”, que também contou com professores de universidades de todos os continentes.
“Hoje contamos com uma plataforma de educação, com o intuito de ajudar a população, o governo e os órgãos de controle a entenderem de forma didática como funciona o universo das PPPs, dos projetos de cidade inteligente, saneamento, energia e de outros temas”, sustenta. “Nesse contexto, esclarecemos tanto as questões sobre o desenvolvimento de projetos quanto a parte jurídica e os aspectos sociais que envolvem esse trabalho. Temos observado um impacto social muito forte, e é de suma importância compartilhar esse know-how com outras nações”, completa.
Cenario Minas
Cenario Minashttps://cenariominas.com.br
Revista Cenário's ou (Portal Cenário Minas) é uma revista digital de variedades que destaca a vida na capital nas suas mais diferentes vertentes: sociedade, comportamento, moda, gastronomia, entre outros temas. A publicação digital se notabiliza pela absoluta isenção editorial e por praticar um jornalismo sério, correto e propositivo, cuja credibilidade e respeito ao leitor são seus apreços primordiais.

Posts Relacionados

Juventude Marista em Defesa da Casa Comum

Encontro nacional em Belém reúne estudantes de todo o...

Confraria VIVA realiza 3ª edição inspirada na Argentina em BH

A Confraria VIVA, projeto idealizado por Cibele Faria para...

Policial militar reformado vira réu por feminicídio

Crime aconteceu em outubro deste ano no bairro Carlos...

Bolsa Família chega a mais de 1,3 milhão de beneficiários

Valor médio do benefício no estado é de R$...

Justiça mantém Programa de Transferência de Renda em Brumadinho

Mineradora deve manter pagamento a atingidos por rompimento de...

Novidades

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui