28.1 C
Belo Horizonte
sex, 02 janeiro 26

Inscrições até 12 de novembro para o Fórum Ambiental Causa Animal

Estão abertas as inscrições para o Fórum Ambiental Causa Animal 2025, evento virtual que será promovido pela Subsecretaria de Bem-Estar Animal, da Secretaria Municipal de Meio Ambiente, nos dias 12 e 13 de novembro, das 18h30 às 21h, com palestras de especialistas e emissão de certificado de participação. A atividade tem como objetivo o debate sobre a coexistência, saúde e bem-estar dos animais. O prazo final para as inscrições é 12 de novembro. Para garantir uma das 250 vagas, clique aqui.

Nos dois dias de programação, o Fórum Ambiental receberá quatro especialistas da causa animal. A primeira convidada será a professora Camila Stéfanie Fonseca, da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), abordando a relação humano-animal. Na sequência, o médico-veterinário Lucas Galdioli, da Universidade Federal do Paraná (UFPR), fará palestra sobre adoção responsável. O público também poderá tirar dúvidas após cada uma das palestras.

No dia 13, o comportamento animal e a saúde mental serão abordados pela médica-veterinária Ana Luísa Lopes, mestre pela Universidade de Lincoln (Inglaterra). Encerrando a programação, a bióloga Nadja Simbera Hemetrio, da Fundação de Parques Municipais e Zoobotânica de Belo Horizonte (FPMZB) apresentará a palestra “Animais Silvestres e Urbanização: Como Garantir a Biodiversidade nas Cidades?”.

A abertura do Fórum será feita pelo secretário de Meio Ambiente, João Paulo Menna Barreto, e pela subsecretária de Bem-estar Animal, Maria Clara Rêgo. Ela destaca que o evento será uma oportunidade de integração entre diferentes setores da sociedade em prol da causa animal. “Será um espaço essencial para fortalecer o diálogo entre a sociedade civil, o poder público e as entidades de proteção animal”.

A subsecretária também menciona a importância do Fórum para Belo Horizonte: “A troca de experiências e o debate qualificado que o evento vai promover são fundamentais para aprimorar as políticas públicas da Prefeitura de Belo Horizonte, consolidando a cidade como uma referência nacional em bem-estar animal”, ressalta Maria Clara.

Subsecretaria de Bem-Estar Animal (Subem), criada em fevereiro de 2025, tem como competência coordenar o desenvolvimento, a implementação e o monitoramento das políticas municipais voltadas à proteção e ao bem-estar dos animais, promovendo a integração e a eficiência das políticas públicas voltadas para a fauna urbana.

Dentre os principais projetos da Subem estão o AdotaBH, portal de adoção responsável da Prefeitura de Belo Horizonte; o Complexo Público Veterinário, no Bairro Madre Gertrudes;  e o Bem-Estar sobre Rodas, uma unidade móvel adaptada para prestar serviços veterinários, com capacidade para realizar consultas mensais e castração de cães e gatos que percorre comunidades vulneráveis para atender animais.

Para mais informações, acesse a página da (Subem).

Posts Relacionados

Por Que o Espaço Gutierrez é a Escolha Certa para Sua Festa

Escolher o local ideal para um evento vai muito...

Câmara de Itabirito fecha 2025 com economia de R$ 1,5 milhão

Gestão 2025 encerra o ano com balanço positivo: tecnologia...

Hospital Felício Rocho realiza sua primeira cirurgia robótica

O procedimento menos invasivo agrega mais segurança, assertividade e precisão, além...

Temperatta acompanha mudanças no consumo de especiarias no Brasil

Empresa mineira desenvolve produtos seguindo as principais tendências do mercado...

Novidades

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui