23.1 C
Belo Horizonte
ter, 29 abril 25

Idosos têm direito à gratuidade e descontos em viagens de ônibus

Benefício é garantido pelo Estatuto do Idoso, mediante comprovações
Belo Horizonte, novembro de 2024 – Você sabia que idosos têm direito a viagens gratuitas ou com desconto em ônibus interestaduais e intermunicipais? A Rodoviária de Belo Horizonte, administrada pela concessionária Terminais BH, reforça este direito garantido por lei e realiza campanha para divulgar o benefício.
Duas vagas por ônibus são reservadas em viagens interestaduais para idosos a partir de 60 anos. Para as intermunicipais, a gratuidade é válida a partir dos 65 anos. Caso essas vagas estejam ocupadas, o idoso pode contar com um desconto de 50% na passagem em qualquer assento disponível para os ônibus convencionais.
De acordo com a diretora executiva da Terminais-BH, Vanessa Costa, a gratuidade é uma medida que visa assegurar o direito de ir e vir dos idosos, promovendo maior inclusão, e incentivando momentos de lazer para que todos tenham o direito de aproveitar ao máximo essa fase da vida. “Nem todos conhecem o benefício. Nosso objetivo é facilitar o acesso ao transporte e proporcionar mais autonomia, acessibilidade, e qualidade de vida para esses passageiros,” destaca. Para ter acesso à gratuidade ou ao desconto, o idoso precisa apresentar comprovante de renda de até dois salários mínimos e um documento com foto no guichê da empresa, realizando o agendamento antecipado da viagem.
O idoso também poderá adquirir a Carteira da Pessoa Idosa por meio do endereço https://carteiraidoso.cidadania.gov.br/, ou nas unidades dos Centros de Referência de Assistência Social – CRAS.
O professor do curso de Direito e coordenador do Núcleo de Práticas Jurídicas da Faculdade Una Sete Lagoas, Julian Faria, ressalta que a população brasileira está envelhecendo. Ele cita os dados do censo de 2022, que mostra que o número de pessoas com 65 anos de idade ou mais no Brasil chegou a 10% da população. Um crescimento de 57,4% em 12 anos.
“É imprescindível que o Estado crie políticas públicas que visem o bem-estar dessa população, especialmente os de baixa renda. Não podemos esquecer que tal obrigação encontra-se prevista em lei”, afirma.
Além disso, a Constituição da República determina em seu artigo 230 que A família, a sociedade e o Estado têm o dever de amparar as pessoas idosas, assegurando sua participação na comunidade, defendendo sua dignidade e bem-estar e garantindo-lhes o direito à vida. “O direito à vida do idoso, conforme previsto na Constituição, significa também o direito de ter uma vida digna”, ressalta Faria.

Posts Relacionados

A estimulação cognitiva como aliada no gerenciamento do estresse da vida adulta

A vida adulta é frequentemente marcada por uma sucessão...

Como não cair na malha fiscal: 5 dicas para pequenas empresas

Cair na malha fiscal pode ser um grande problema...

Tianastácia lança álbum audiovisual em comemoração aos 30 anos

Após mais de três décadas de trajetória marcante no...

E-Festival 2025: Sean Ellis, o mestre do Growth Hacking

Inspirado nos grandes festivais de música, o E-Festival Sebrae 2025 chega...

Cyntilante Produções celebra 20 anos com “Os Saltimbancos”

De 5 de abril a 4 de maio, a Cyntilante Produções ocupa ou o palco...

Novidades

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui