24.3 C
Belo Horizonte
sáb, 19 julho 25

Trem para Fazer Entrevista valoriza artistas negros de Contagem

O jornalista e documentarista mineiro Felipe Pedrosa lança, no dia 15 de abril de 2025, a segunda temporada do podcast Trem Pra Fazer , intitulado Trem Pra Fazer Entrevista . Disponível em vídeo no YouTube e em áudio no Spotify, o programa destacado e documenta a trajetória de artistas e mobilizadores culturais negros da cidade de Contagem, localizada na Região Metropolitana de BH. Gravado nos estúdios da Scriptus, o podcast terá seis episódios, que serão lançados sempre às terças-feiras, às 19h. A temporada traz exclusivamente negros convidados — uma escolha que reafirma o compromisso com a representatividade na cena artística local.

Felipe Pedrosa é conhecido por seu trabalho consistente na valorização da cultura e da memória de Contagem. Formado em Jornalismo e pós-graduado em Jornalismo Cinematográfico, tem no currículo documentários como “Bênção”, “Cacos de Lembranças” e “Estudante de Rock: O Som de Uma Geração” , além de um prêmio por valorizar o Patrimônio Cultural de Contagem. Ao longo dos anos, o comunicador tem se dedicado a contar histórias invisibilizadas pela mídia tradicional, conectando passado e presente da cultura popular e urbana da cidade onde cresceu. No novo podcast, ele também atua como produtor executivo e coordenador geral do projeto, que foi contemplado pela Lei Paulo Gustavo – Fomento ao Audiovisual de Contagem.

A primeira entrevista do Trem Pra Fazer Entrevista reúne dois nomes de destaque: o escritor, filósofo e educador Thiago Teixeira, cuja obra literária reverbera nas periferias de Minas Gerais, e a rapper Miss Black, referência no hip hop mineiro e defensora das pautas antirracistas. Juntos, eles abrem a temporada compartilhando experiências potentes de identidade sobre arte, militância, território e território. Ao longo dos demais episódios, o público poderá acompanhar conversas sensíveis e provocadoras com Carlos Henrique, Jéssica Knowles, Karen Suzane, Mestre Guiné, Letícia Reis, Guilherme Maizena, Rafael Aquino, Poli Dias, Aniele Sousa Leão e Fred Mendes.

O Trem Pra Fazer Entrevista é uma continuidade do projeto iniciado em 2024, quando a primeira temporada do podcast, no formato narrativo documental, conta a história de Contagem desde o período colonial até os dias atuais. Agora, com uma abordagem mais intimista e conversada, Pedrosa amplia o olhar sobre a cultura negra local e reafirma seu papel como cronista e documentarista da cidade. O podcast é, ao mesmo tempo, um registro histórico, um ato político e uma celebração da arte que nasce e resiste nas margens.

ESTREIA

Trem Pra Fazer Entrevista

15/04/2025 – 19h

Spotify: https://bit.ly/ouçaotremprafazerentrevista

YouTube: https://bit.ly/assistaaotremprafazerentrevista

Mais detalhes: @tremprafazer

FOTO DANIEL MÁRCIO/DIVULGAÇÃO

DESDE 20214

Trem Pra Fazer é um projeto cultural multiplataforma fundado em 2014 pelo jornalista e documentarista mineiro Felipe Pedrosa. Com o objetivo de valorizar e divulgar a cena cultural de Contagem, o projeto atua como guia de eventos, gastronomia, turismo e produções audiovisuais. Ao longo dos anos, expandiu sua presença para diversas plataformas digitais, incluindo site, redes sociais, podcast e documentários, tornando-se uma referência na curadaria de experiências culturais na região metropolitana de BH.

Além de seu conteúdo editorial, o Trem Pra Fazer realiza produções audiovisuais que retratam a história e a cultura local. Os documentários dirigidos por Felipe Pedrosa já foram selecionados em mais de 10 mostras e festivais, evidenciando o reconhecimento da qualidade e relevância do trabalho desenvolvido. Com uma linguagem acessível e envolvente, o Trem Pra Fazer continua a conectar o público a diversas manifestações artísticas e culturais da região.

Mais detalhes: https://tremprafazer.com.br/

Cenario Minas
Cenario Minashttps://cenariominas.com.br
Revista Cenário's ou (Portal Cenário Minas) é uma revista digital de variedades que destaca a vida na capital nas suas mais diferentes vertentes: sociedade, comportamento, moda, gastronomia, entre outros temas. A publicação digital se notabiliza pela absoluta isenção editorial e por praticar um jornalismo sério, correto e propositivo, cuja credibilidade e respeito ao leitor são seus apreços primordiais.

Posts Relacionados

Novidades

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui