27.5 C
Belo Horizonte
sáb, 19 abril 25

Trem para Fazer Entrevista valoriza artistas negros de Contagem

O jornalista e documentarista mineiro Felipe Pedrosa lança, no dia 15 de abril de 2025, a segunda temporada do podcast Trem Pra Fazer , intitulado Trem Pra Fazer Entrevista . Disponível em vídeo no YouTube e em áudio no Spotify, o programa destacado e documenta a trajetória de artistas e mobilizadores culturais negros da cidade de Contagem, localizada na Região Metropolitana de BH. Gravado nos estúdios da Scriptus, o podcast terá seis episódios, que serão lançados sempre às terças-feiras, às 19h. A temporada traz exclusivamente negros convidados — uma escolha que reafirma o compromisso com a representatividade na cena artística local.

Felipe Pedrosa é conhecido por seu trabalho consistente na valorização da cultura e da memória de Contagem. Formado em Jornalismo e pós-graduado em Jornalismo Cinematográfico, tem no currículo documentários como “Bênção”, “Cacos de Lembranças” e “Estudante de Rock: O Som de Uma Geração” , além de um prêmio por valorizar o Patrimônio Cultural de Contagem. Ao longo dos anos, o comunicador tem se dedicado a contar histórias invisibilizadas pela mídia tradicional, conectando passado e presente da cultura popular e urbana da cidade onde cresceu. No novo podcast, ele também atua como produtor executivo e coordenador geral do projeto, que foi contemplado pela Lei Paulo Gustavo – Fomento ao Audiovisual de Contagem.

A primeira entrevista do Trem Pra Fazer Entrevista reúne dois nomes de destaque: o escritor, filósofo e educador Thiago Teixeira, cuja obra literária reverbera nas periferias de Minas Gerais, e a rapper Miss Black, referência no hip hop mineiro e defensora das pautas antirracistas. Juntos, eles abrem a temporada compartilhando experiências potentes de identidade sobre arte, militância, território e território. Ao longo dos demais episódios, o público poderá acompanhar conversas sensíveis e provocadoras com Carlos Henrique, Jéssica Knowles, Karen Suzane, Mestre Guiné, Letícia Reis, Guilherme Maizena, Rafael Aquino, Poli Dias, Aniele Sousa Leão e Fred Mendes.

O Trem Pra Fazer Entrevista é uma continuidade do projeto iniciado em 2024, quando a primeira temporada do podcast, no formato narrativo documental, conta a história de Contagem desde o período colonial até os dias atuais. Agora, com uma abordagem mais intimista e conversada, Pedrosa amplia o olhar sobre a cultura negra local e reafirma seu papel como cronista e documentarista da cidade. O podcast é, ao mesmo tempo, um registro histórico, um ato político e uma celebração da arte que nasce e resiste nas margens.

ESTREIA

Trem Pra Fazer Entrevista

15/04/2025 – 19h

Spotify: https://bit.ly/ouçaotremprafazerentrevista

YouTube: https://bit.ly/assistaaotremprafazerentrevista

Mais detalhes: @tremprafazer

FOTO DANIEL MÁRCIO/DIVULGAÇÃO

DESDE 20214

Trem Pra Fazer é um projeto cultural multiplataforma fundado em 2014 pelo jornalista e documentarista mineiro Felipe Pedrosa. Com o objetivo de valorizar e divulgar a cena cultural de Contagem, o projeto atua como guia de eventos, gastronomia, turismo e produções audiovisuais. Ao longo dos anos, expandiu sua presença para diversas plataformas digitais, incluindo site, redes sociais, podcast e documentários, tornando-se uma referência na curadaria de experiências culturais na região metropolitana de BH.

Além de seu conteúdo editorial, o Trem Pra Fazer realiza produções audiovisuais que retratam a história e a cultura local. Os documentários dirigidos por Felipe Pedrosa já foram selecionados em mais de 10 mostras e festivais, evidenciando o reconhecimento da qualidade e relevância do trabalho desenvolvido. Com uma linguagem acessível e envolvente, o Trem Pra Fazer continua a conectar o público a diversas manifestações artísticas e culturais da região.

Mais detalhes: https://tremprafazer.com.br/

Cenario Minas
Cenario Minashttps://cenariominas.com.br
Revista Cenário's ou (Portal Cenário Minas) é uma revista digital de variedades que destaca a vida na capital nas suas mais diferentes vertentes: sociedade, comportamento, moda, gastronomia, entre outros temas. A publicação digital se notabiliza pela absoluta isenção editorial e por praticar um jornalismo sério, correto e propositivo, cuja credibilidade e respeito ao leitor são seus apreços primordiais.

Posts Relacionados

Manu Bahtidão brilha em dueto com Bastian Baker

Diretamente da Suíça, Bastian Baker aterrissou com tudo no Brasil essa...

Capital Moto Week celebra 65 anos de Brasília

Brasília, a jovem capital do país, comemora 65 anos...

Guillain-Barré: rara síndrome pode causar paralisia

Uma doença autoimune pode transformar a vida de um...

Bernarda Alba volta aos palcos no Circuito da UFMG

O espetáculo A Casa de Bernarda Alba , do poeta e...

Novidades

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui