27 C
Belo Horizonte
ter, 29 abril 25

Governo de Minas vistoria obra de dez leitos de UTI em Barbacena

Complexo Hospitalar do estado é referência no atendimento para 800 mil habitantes da macrorregião

 

Com investimento superior a 2,7 milhões, o Complexo Hospitalar de Barbacena (Hospital Regional Dr. José Américo  – HRB-JA e Centro Hospitalar Psiquiátrico de Barbacena – CHPB), da Fundação Hospitalar do Estado de Minas Gerais (Fhemig), vai oferecer mais dez leitos de UTI.

A ampliação determinada pelo Governo de Minas foca no atendimento a pacientes graves da macrorregião Centro-Sul, que abrange cerca de 800 mil habitantes de 51 municípios. As obras estão com mais de 75% concluídas e serão entregues até o final do ano.

Nesta quinta-feira (3/10), o vice-governador Professor Mateus vistoriou a obra e conversou com profissionais que trabalham na unidade. Ele esteve acompanhado pelo secretário de Estado de Saúde (SES-MG), Fábio Baccheretti, pela presidente da Fhemig, Renata Leles Dias, pelo diretor do CHB, Claudinei Emidio Campos, entre outras autoridades.

“Com essa ampliação, passamos a ter a segurança de que ninguém vai ficar sem leito. E mais: vamos manter as nossas salas de cirurgias funcionando a todo o vapor para fazer não só cirurgias de urgência, mas também as eletivas, para que as pessoas não tenham que ficar aguardando”, ressaltou Professor Mateus.

Agilidade

O secretário Fábio Baccheretti afirmou que os novos leitos estarão em operação ainda neste ano. “Vamos garantir uma assistência muito melhor e mais rápida aos usuários do SUS de Barbacena e toda região”, disse.

“A ampliação dos leitos de Terapia Intensiva vai possibilitar a realização de mais cirurgias, oferecendo um atendimento com muito mais agilidade e diminuindo a fila de espera”, endossou a presidente da Fhemig, Renata Dias.

Investimentos

Nos últimos dois anos, o Governo de Minas investiu  mais de R$ 10 milhões no Complexo Hospitalar de Barbacena. Todo o parque tecnológico do hospital foi renovado, com a aquisição de novos intensificadores de imagem (arcos cirúrgicos), raios-x, equipamentos de ultrassonografia, videolaringoscópios, microscópios e mesas cirúrgicas. As camas mecânicas foram substituídas por elétricas em todas as enfermarias e na Unidade de Terapia Intensiva (UTI).

Em setembro do ano passado, o Complexo Hospitalar de Barbacena inaugurou o seu novo tomógrafo, adquirido por R$ 1,225 milhão. Mais de 700 exames de tomografias e angiotomografias estão sendo realizados por mês desde então.

Cuidado especializado 

O Hospital Regional de Barbacena é especializado no atendimento de urgência e emergência, clínica médica e cirurgias geral, vascular, ortopédica, de trauma e bucomaxilofacial. É habilitado como Centro de Atendimento de Urgência/ Tipo III para pacientes que sofreram acidente vascular cerebral (AVC), com 11 leitos para esses casos. A unidade também atua na linha de cuidado aos queimados nível II.

Além disso, presta atendimento em casos de acidentes com animais peçonhentos. O HRB conta, ainda, com serviço de apoio de diagnóstico e imagem: laboratório de análises clínicas, serviços de eletroencefalografia, radiologia, ultrassonografia e tomografia para pacientes em atendimento no Pronto Atendimento ou que estejam internados no hospital.

O Centro Hospitalar Psiquiátrico de Barbacena atualmente é modelo no tratamento humanizado e referência na macrorregião Centro-Sul do estado no atendimento aos pacientes psiquiátricos na fase aguda e como Unidade de Cuidados Prolongados (UCP).

 

Posts Relacionados

Papa Francisco inspira Ecologia na Educação Brasileira

Com gestos de simplicidade e uma liderança comprometida com...

Ilusionismo em BH: Henry e Klauss no BeFly Minascentro

Henry & Klauss, os maiores ilusionistas da América Latina,...

Sophie Charlotte e Tom Veloso em show no Sesiminas

Em clima intimista, a atriz e cantora Sophie Charlotte e...

Minas celebra Dia da Carne de Porco nesta quarta-feira

Você sabia que no dia 30 de abril (quarta-feira),...

Nova técnica trata olheiras e ativa colágeno da pele

A advogada Márcia Cristina de Oliveira Faria começou a...

Novidades

1 COMENTÁRIO

  1. Apenas pra aparecer na reportagem, o hospital está abandonado, se vc cair lá vai ficar internado aguardando algum médico pro seu caso por pelo menos uns 15 a 20 dias no mínimo.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui