25.8 C
Belo Horizonte
qui, 29 janeiro 26

Governo de Minas participa de audiência pública

Em audiência com FCA, Estado apresentou propostas para fortalecer o transporte ferroviário e impulsionar o desenvolvimento econômico mineiro

 

Governo de Minas, por meio da Secretaria de Estado de Infraestrutura, Mobilidade e Parcerias (Seinfra), participou, nesta quinta-feira (10/10), de uma das audiências públicas organizadas pela Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) para discutir a renovação do contrato da Ferrovia Centro-Atlântica (FCA).

O encontro, realizado em Belo Horizonte, teve como objetivo ouvir a sociedade e coletar sugestões para melhorar o projeto de prorrogação do contrato da FCA por mais 30 anos, o que deve gerar cerca de R$ 24 bilhões em investimentos na infraestrutura ferroviária do Brasil.

Minas Gerais possui a maior malha ferroviária do país, com quase 5 mil quilômetros de extensão, passando por mais de 180 municípios. Em 2023, a atualização da Lei Federal 14.273/21 abriu uma importante oportunidade para o estado, já que a legislação determina que os investimentos nas concessões renovadas sejam proporcionais à extensão da malha presente em cada estado.

“Precisamos garantir que os recursos provenientes das indenizações e outorgas sejam destinados de forma justa para Minas, como prevê a lei. Minas Gerais foi prejudicado nas renovações anteriores e, em conjunto com os parlamentares estaduais, prefeituras e setor produtivo, viemos aqui defender que os investimentos ferroviários fiquem no estado”, afirmou o secretário de Estado de Infraestrutura, Mobilidade e Parcerias, Pedro Bruno.

“Temos uma importância logística fundamental para o país e não podemos permitir a descontinuidade de corredores logísticos importantes como o trecho de ferrovia que liga Corinto a Campo Formoso. Esta é a única conexão ferroviária que liga o sudeste ao nordeste do país e, portanto, é fundamental assegurar a continuidade da operação desse trecho”, complementou Pedro Bruno.

Propostas apresentadas

Durante a audiência, que reuniu o presidente da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG), deputado estadual Tadeu Martins Leite, a prefeita de Contagem, Marília Campos, entre outros, o Governo de Minas apresentou diversas propostas com o objetivo de fortalecer o transporte ferroviário e promover o desenvolvimento econômico e social do estado.

Uma das propostas é a construção de novos trechos, como o corredor que ligará Pirapora (MG) a Anápolis (GO), passando por Brasilândia de Minas (MG), Unaí (MG) e Luziânia (GO). O projeto visa impulsionar o agronegócio na região Noroeste do estado e aumentar a capacidade logística da região. Também foram abordados tópicos referentes às obras da linha 2 do metrô, com relação à faixa de domínio da ferrovia, que será utilizada para a implantação.

Foi sugerida, ainda, a utilização da verba de preservação da memória ferroviária para a implantação de trens turísticos, aproveitando a vocação do estado como, por exemplo, os trechos entre Poços de Caldas (MG) e Águas da Prata (SP) e entre Perdões (MG) e Carrancas (MG).

 

 

Posts Relacionados

BH recebe The Send Brasil 2026, maior mobilização cristã

No próximo 31 de janeiro de 2026, Belo Horizonte...

ONG Contato encerra Outras Florestas no Parque do Bicão

Plantio no Aglomerado Santa Lúcia marca etapa final da...

Reserva Mini apoia Bloco Mini Seres do Mar no Rio

Marca promove ativações lúdicas e ações pensadas para crianças...

Juiz de Fora ganha obra monumental do artista Wes Gama

Juiz de Fora recebe, no dia 31 de janeiro, uma...

Carnaval do Vale do Sol celebra aves com folia sustentável

A 9ª edição do Festival Quatro Estações transforma resíduos...

Novidades

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui