23.4 C
Belo Horizonte
qua, 12 fevereiro 25

Segurança Pública aposta em educação e trabalho

Após um longo período em regime de reclusão, o retorno à sociedade pode se tornar desafiador para os indivíduos privados de liberdade. Por este motivo, é importante realizar ações que promovam a ressocialização dos detentos por meio do acesso à educação e ao trabalho. O Presídio de Campos Gerais, no Sul de Minas, faz dessa prática uma missão e contabiliza diversas capacitações e parcerias de trabalho.

Neste mês de julho, uma nova parceria firmada pela unidade com a empresa Conspavi, que atua no ramo de construção e pavimentação, permitiu que mais dez presos iniciassem atividades laborais extramuros. O presídio também tem parceria de trabalho externo com a Cooperativa dos Cafeicultores de Campos Gerais e Campo do Meio (Coopercam), além de oferecer trabalhos internos ligados às atividades de manutenção da unidade, nas áreas de limpeza, cozinha e lavanderia. Ao todo, as iniciativas já empregam 95 detentos, o que corresponde a mais da metade dos custodiados da unidade inserida em atividades laborais.

O presídio também oferece aos detentos, regularmente, cursos profissionalizantes que podem ajudá-los a encontrar um emprego ou mesmo se tornarem empreendedores quando deixarem a prisão. As capacitações permitem que os custodiados interessados se tornem futuros pedreiros, carpinteiros, horticultores e artesãos de artigos indígenas, de fibras naturais rígidas ou de bordado à mão.

Diretor do Presídio de Campos Gerais, Everton Altieres reforça que ações como essas são importantes não apenas para aqueles que estão submetidos à pena restritiva de liberdade, mas também para toda a sociedade. “Proporcionando oportunidades e conhecimento para os que estão reclusos, garantimos mais condições de reinserção social, melhorando a convivência, para que tenham mais chances e aceitação no mercado de trabalho”, destaca.

Acesso à educação

Com o apoio da Escola Municipal João Barbalho e da Escola Estadual Professor Eduardo Daniel Ferreira Dias, foram implementadas, na unidade prisional, turmas de Ensino Fundamental I e II e de Ensino Médio que, também em julho, foram ampliadas e passaram a atender cerca de 45 detentos. São 37 no Ensino Fundamental e oito no Ensino Médio.

Além do acesso à educação básica, os detentos no Presídio de Campos Gerais também têm a oportunidade de participar do Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos (Encceja) e do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) e, assim, conseguirem uma vaga no ensino superior.

Márcio Inácio da Silva está em reclusão há cerca de  dez anos e, graças ao acesso à educação oferecida na unidade, está perto de alcançar um antigo sonho: se tornar engenheiro agrônomo. O detento conta que havia estudado apenas até a 5ª série e, durante o período em detenção, teve a oportunidade de realizar a prova do Encceja e conseguir o certificado de conclusão do Ensino Fundamental. Atualmente, ele integra a turma do 1º ano do Ensino Médio e destaca que participar dos projetos de ressocialização tem sido “muito importante para o crescimento pessoal e profissional”.

Transformação

Desde que a unidade deu início às suas atividades, em agosto de 2011, o Núcleo de Trabalho e Ensino tem sido responsável por desenvolver iniciativas que, além de transformar o cotidiano dos detentos, têm lhes permitido ver outras perspectivas para o futuro.

Para a coordenadora desse núcleo, no Presídio de Campos Gerais, Jéssica Lariane Fialho Silva, o processo de ressocialização só é concretizado se o detento tiver um trabalho digno e o mínimo de instrução. “Acredito que a educação é o único caminho para que isso seja alcançado”,  conclui.

Posts Relacionados

Dino Fonseca apresenta “Barzim De Rock”

Dino Fonseca, um dos cantores mais aclamados do país,...

Pequenos produtores ganham espaço nas gôndolas

Pequenos produtores brasileiros estão tendo oportunidade de impulsionar seus...

AML recebe Laymert Garcia e Verônica Stigger

A Academia Mineira de Letras abre suas portas para mais uma...

Passagens aéreas e tarifa de ônibus pressionam inflação de BH

O IPCA, índice que mede a inflação oficial, subiu...

Minas Gerais registra mais de 23 mil casos de dengue em 2025

Todos os anos a população mineira sofre com as...

Novidades

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui