21 C
Belo Horizonte
seg, 17 novembro 25

Pesquisa revela que 71% dos trabalhadores adoecem por dormir mal

Uma crise silenciosa avança pelo mundo e afeta a saúde da população, interferindo também na carreira dos trabalhadores: a do sono. Uma pesquisa divulgada recentemente pela ResMed, líder mundial em tecnologias relacionadas à saúde, revelou que 71% dos trabalhadores entrevistados em 13 países relatam ter sofrido com doenças ocasionadas pelo sono inadequado pelo menos uma vez em sua carreira.

Os dados alarmantes indicam que 89% dos entrevistados acreditam que o sono faz com que se sintam melhores consigo mesmos. Porém, apenas 24% tomariam alguma medida para resolver os problemas do sono.

Foram mais de 30 mil entrevistados, sendo que a Índia é o país com dados mais preocupantes com relação à carreira, sendo que 94% dos empregados no país já adoeceram pelo menos uma vez por conta do sono. O estresse é apontado como o principal causador das perturbações de sono, seguido da ansiedade e pressões financeiras.

Segundo a Associação Brasileira do Sono, existem três tipos de fatores que podem afetar uma noite, são eles: fatores ambientais, fatores de predisposição e doenças. Dentro dos fatores ambientais, a luz, temperatura, quarto, falta de rotina, cuidados médicos e falta de interação social são aspectos que influenciam na qualidade da noite dormida.

Conforme explica o CEO da Colchões Castor, quando falamos de colchão, existem três pilares para garantir uma boa noite de sono: suporte, conforto e ventilação. “O suporte mantém a coluna na posição correta, evitando dores musculares. O conforto reduz os pontos de pressão, proporcionando relaxamento. Já a ventilação garante frescor durante o descanso” – relata o CEO.

Uma segunda pesquisa elaborada pela National Sleep Foundation prevê uma maior preocupação com a qualidade do sono em 2025. Segundo o estudo, os efeitos relatados do sono ruim no desempenho das pessoas também afetam a vida cotidiana, com 69% dos americanos relatando dificuldade em pensar com clareza e seis em cada dez tendo problemas para lidar com sua carga de trabalho e evitar erros, caso tenha tido um sono ruim.

“Se o colchão não oferece suporte anatômico correto, a coluna perde o alinhamento natural, o que pode gerar dores musculares, fadiga e até problemas posturais. Além disso, um sono ruim impacta diretamente a disposição, a produtividade e até o humor no dia seguinte” – conclui Hélio Silva.

Posts Relacionados

Confraria VIVA realiza 3ª edição inspirada na Argentina em BH

A Confraria VIVA, projeto idealizado por Cibele Faria para...

Policial militar reformado vira réu por feminicídio

Crime aconteceu em outubro deste ano no bairro Carlos...

Bolsa Família chega a mais de 1,3 milhão de beneficiários

Valor médio do benefício no estado é de R$...

Justiça mantém Programa de Transferência de Renda em Brumadinho

Mineradora deve manter pagamento a atingidos por rompimento de...

Engenharias da Uniube estão entre as melhores de Minas

Cursos se destacaram na avaliação anual do ensino superior,...

Novidades

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui