28.1 C
Belo Horizonte
ter, 10 setembro 24

Peças decorativas são inspiradas em expressões populares

A coleção de peças decorativas “Por Onde Anda Sua Cabeça”, da artista plástica Zackia Daura foi inspirada nas expressões populares como por exemplo: Cabeça de Vento; Cabeça Fértil; Cabeça nas Nuvens

A coleção de peças decorativas “Por Onde Anda Sua Cabeça” é o mais novo projeto da artista plástica, Zackia Daura. A coleção foi inspirada em algumas expressões populares usadas no Brasil. “Escolhi as expressões populares: Cabeça de Vento; Cabeça Fértil; Cabeça nas Nuvens; Cabeça de Minhoca; e De Cabeça Pra Baixo, para compor a coleção por serem muito utilizadas em Minas Gerais para traduzir sentimentos e emoções”, explica Zackia Daura.

Zackia diz que as peças foram modeladas em argila, e posteriormente foram fundidas em bronze 85 utilizando a técnica de cera perdida, muito popular na Europa. A coleção “Por onde Anda sua cabeça” está exposta no ateliê da artista plástica em Três Marias (MG), na Rua Copacabana, 80.

Ainda segundo a artista plástica, “a escolha dessas 5 expressões não foi por acaso. Cada uma delas é um convite a imersão para auxiliar no processo de autoconhecimento. Contemplar as peças leva o observador a uma investigação interna que certamente trará novas compreensões e insights sobre si mesmo, o outro e o mundo”.

Expressões populares:

– “Cabeça de vento”- Quando a pessoa está distraída, desatenta, esquecendo tudo e com dificuldade em se concentrar.

– “Cabeça nas nuvens” – Quando se mantem no mundo das ideias, desatenta, sonhando, desconectada da realidade, parece estar em outra dimensão.

– “Cabeça de minhoca ou caraminholas na cabeça” – Trata-se de alguém que está intrigado com algo, desconfiado, imaginando coisas, criando problemas e dificuldades que muitas vezes não existem.

– “De cabeça pra baixo” – Usada para dizer que as coisas não andam bem, estão muito bagunçadas ou fora de ordem, quando se perde a referência do que era conhecido e a pessoa se encontra diante do novo sem saber o que fazer.

– ⁠” Cabeça fértil ou mente fértil” – Utilizada para descrever uma pessoa com grande capacidade criativa e imaginativa, facilidade em encontrar soluções e ter pensamentos originais.

Sobre Zackia Daura

Natural de Patrocínio, reside em Três Marias desde 1985. Com ascendência árabe e italiana, o gosto pela arte e poesia, assim como pelos mitos, símbolos e arquétipos, se incorporam à sua obra. Em junho, em Três Marias, Zackia inaugurou o famoso mito simbólico do rio São Francisco: Minhocão – O Guardião do Rio São Francisco.  O evento que foi sucesso de público e de crítica, contou com a presença marcante de ONGs e lideranças em defesa das águas do Rio Sagrado de São Franscisco, e de diversas crianças que foram prestigiar a escritora, no lançamento do seu novo livro: O Menino e o Minhocão.

Posts Relacionados

Programa irá oferecer qualificação profissional para 15 mil jovens

Iniciativa prevê oferta de diversos cursos em todas as...

Lula sanciona lei com novas regras para concursos públicos

Normas serão obrigatórias a partir de 2028 O presidente Luiz...

Minerion investe em nova marca para crescer no mercado de mineração

Fornecedora do mais completo sistema de gestão especializado em...

Brasil concentra 76% dos incêndios na América do Sul

País registrou mais de 5 mil focos nas últimas...

Novidades

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui