20 C
Belo Horizonte
dom, 16 novembro 25

Grávida pode treinar? Veja 5 dicas para se exercitar segura

Educador físico da Academia Gaviões oferece orientações sobre como se exercitar durante a gravidez para garantir o bem-estar

Barriguinha crescendo, rotina mudando e… treino na agenda? Sim, pode (e deve)! Engana-se quem pensa que essa fase é sinônimo de pausa total. Com as adaptações certas, a atividade física vira uma aliada poderosa da gestante,  ajudando a controlar o peso, reduzir desconfortos e até preparar o corpo para o parto. Segundo o Ministério da Saúde, mulheres grávidas e saudáveis devem realizar ao menos 150 minutos semanais de movimento moderado, distribuídos em três ou mais dias.

Ainda assim, muitas mamães deixam de se movimentar. Um levantamento realizado em janeiro de 2025, em Unidades Básicas de Saúde (UBS) de Divinópolis (MG), revelou que 45,5% estavam sedentárias ou praticavam exercícios irregularmente.

Pensando nisso, o educador físico Anderson Téu, professor da Academia Gaviões, separou cinco orientações práticas para adaptar a rotina com segurança:

1. Menos carga e mais repetições
Durante treinos de força, como a musculação, o ideal é reduzir o peso dos aparelhos e focar em repetições maiores, evitando sobrecarga. “Essa estratégia contribui para o fortalecimento muscular sem colocar pressão excessiva nas articulações”, explica.

2. Fortaleça o assoalho pélvico
Movimentos direcionados à musculatura do períneo ajudam a prevenir incontinência urinária e dores no pós-parto. “Exercícios como ponte, contrações voluntárias (como os de Kegel) e pilates com bola são grandes aliados nessa fase”, pontua o profissional.

3. Deixar pulos e saltos de lado
Pular corda, fazer polichinelos ou treinos intensos com deslocamento devem ser evitados. “Troque por caminhadas, bicicleta ergométrica ou aulas de alongamento, que mantêm o corpo ativo com menor risco de lesões”, recomenda.

4. Prefira modalidades de baixo impacto
“Pilates, yoga, e natação mantêm o corpo ativo sem causar estresse às articulações. Além de movimentar, essas práticas auxiliam na respiração, na circulação e até no controle da ansiedade” orienta o professor.

5. Tenha respeito pela energia do seu corpo
Nem todos os dias serão iguais e está tudo bem. Ajustar o volume e o ritmo dos treinos conforme o avanço da gestação é o ideal. “Escutar o próprio corpo é o primeiro passo para manter a constância com segurança”, conclui Anderson.

Posts Relacionados

28ª Artesania do Papel agita Mercado Novo com 60 artistas

A Artesania do Papel,  feira que reúne artistas do...

Por que cresce o consumo de cervejas sem álcool no Brasil

Ascensão do segmento “balanced choices” expande mercado cervejeiro, cria...

Casa dos Sonhos da Coral traz a magia das princesas Disney

Espaço promovido pela marca de tintas decorativas transforma casa...

2ª Mostra de Cinema de Betim homenageia Lô Borges e Maurício

A 2ª MOSTRA DE CINEMA DE BETIM, com uma curadoria...

A Etnografia da Irmandade: Um olhar sobre duas rodas

Um colete, um capacete, luvas e botas pretas, bandanas...

Novidades

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui