21.4 C
Belo Horizonte
sáb, 07 fevereiro 26

Dia Mundial de Conscientização do Autismo

Segundo a Organização Mundial da Saúde, cerca de 70 milhões de pessoas possuem o Transtorno do Espectro Autista (TEA). No Brasil, estima-se que existam 6 milhões de brasileiros com o diagnóstico de TEA

Hoje (2) é celebrado o Dia Mundial de Conscientização do Autismo. Com o objetivo de aumentar a conscientização sobre o Transtorno do Espectro Autista (TEA) e reduzir a discriminação e o preconceito que cercam as pessoas com o transtorno, em 2007 a Organização das Nações Unidas (ONU) estabeleceu a data.

O TEA é um transtorno do neurodesenvolvimento que afeta a capacidade de comunicação, socialização e comportamento. Para a coordenadora do curso de Psicologia da Universidade Santo Amaro (Unisa), Cintia Madeira Sanchez, a conscientização sobre o autismo é fundamental para promover a inclusão e a igualdade de oportunidades.

De acordo com a OMS, cerca de 70 milhões de pessoas no mundo possuem o diagnóstico de Transtorno do Espectro Autista (TEA). Dados da agência federal do Departamento de Saúde e Serviços Humanos dos Estados Unidos, Centers for Disease Control and Prevention (Centros de Controle e Prevenção de Doenças), estimam que existam 6 milhões de brasileiros autistas.

O Censo 2022 do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) incluiu pela primeira vez uma pergunta sobre autismo, o que permitirá um mapeamento mais preciso da população autista no país. Os resultados desse censo são aguardados para fornecer dados mais detalhados e atualizados sobre a prevalência no Brasil.

A psicóloga destaca a importância de campanhas de conscientização em prol da inclusão na sociedade como um todo, desde o mercado de trabalho até as interações sociais. “As campanhas de conscientização são necessárias para esclarecer a população sobre o autismo, assim como combater a desinformação e a discriminação”, comenta a coordenadora.

Com o apoio adequado e um ambiente inclusivo, indivíduos com TEA podem desenvolver suas atividades e contribuir significativamente em diferentes áreas da sociedade. Demonstrando habilidades excepcionais em campos como ciência, arte e tecnologia, essas pessoas têm grande potencial. “A conscientização sobre o autismo é essencial para promover a inclusão e combater a discriminação, garantindo igualdade de oportunidades para todos”, conclui a psicóloga.

Posts Relacionados

Festival Nordestino em BH frustra e não cumpre promessa

Fui à chamada “Feira Nordestina” com expectativa alta. Sou...

Open Business #002: Inovação no Cuidado Farmacêutico

Marah Mileib Neste segundo episódio do Open Business, recebemos Marah...

Open Business #001: Inovação que Revoluciona a Construção Civil

Ricardo Valentini Bem-vindos ao Episódio #01 do Podcast Open Business!...

Carnaval atravessa a noite no Complexo CentoeQuatro

Entre 13 e 17 de fevereiro, quatro festas ocupam...

LBV alcança 44.500 cestas entregues no Natal de 2025

No Natal de 2025, a Legião da Boa Vontade...

Novidades

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui