24.1 C
Belo Horizonte
sáb, 03 janeiro 26

Como a atividade física estimula o cérebro

Estudos mostram que exercícios regulares aumentam o volume da região ligada à memória e ao aprendizado, além de promoverem a formação de novas células nervosas

Segundo o Guia de Atividade Física para a População Brasileira, quanto mais cedo a prática de atividade física for incentivada como hábito, maiores serão os benefícios para a saúde. Entre eles estão a perda de peso, a melhora na disposição e a redução do risco de desenvolvimento de doenças. Mas há um benefício importante que costuma ser esquecido: a prática esportiva está diretamente relacionada à saúde do cérebro, influenciando o desenvolvimento neural, a cognição e a redução do estresse. Há comprovações científicas que demonstram o papel da atividade física tanto na prevenção quanto no tratamento de diversas doenças neurodegenerativas — que comprometem o sistema nervoso central.

A prática regular de esportes traz diversos benefícios a curto e longo prazo. Segundo o coordenador da UPX Sports — complexo esportivo localizado no campus Ecoville da Universidade Positivo —, Zair Cândido, o exercício físico estimula o cérebro por meio de vários mecanismos: aumenta o fluxo sanguíneo cerebral, melhora a oxigenação e também promove a produção de uma proteína essencial para a neuroplasticidade e a formação de novas conexões neurais, o BDNF (fator neurotrófico derivado do cérebro).

Quais resultados a prática esportiva surte na saúde cerebral?

Os principais benefícios da atividade física para o cérebro incluem a redução do estresse, da ansiedade e dos sintomas de depressão, graças à liberação de serotonina e endorfina, conhecidos como “hormônios do bem-estar”. Também há melhora da memória, da atenção e da capacidade de aprendizado, uma vez que o exercício contribui para a comunicação neural e diminui a velocidade da perda de neurônios a longo prazo. Além disso, atua na prevenção de doenças neurodegenerativas. Entre as condições citadas pelo coordenador estão Alzheimer, Doença de Parkinson, depressão e ansiedade crônicas e AVC (acidente vascular cerebral).

Qual frequência ideal para sentir mudanças cognitivas?

A prática esportiva realizada cinco vezes por semana, por apenas 30 minutos, já é capaz de impactar positivamente o cérebro. “Mudanças no humor e na clareza mental podem surgir em semanas, mas benefícios cognitivos mais duradouros se tornam evidentes com a prática contínua por meses”, comenta Zair Cândido. Portanto, a melhora no foco e no humor pode ser percebida logo após uma sessão, enquanto outros efeitos, como o aumento do volume cerebral, a neurogênese (formação de novas células) e a proteção cognitiva, surgem após semanas ou meses de prática regular.

Existe algum exercício que o estimule mais que os demais?

Os exercícios que geram maior impacto na saúde cerebral são os aeróbicos — como corrida, caminhada rápida, natação e ciclismo — por aumentarem significativamente o fluxo sanguíneo e a produção de BDNF. Para potencializar os resultados, o coordenador da UPX Sports recomenda atividades como dança e esportes que envolvam coordenação e estratégia, como o tênis, pois combinam esforço físico com estímulo cognitivo.

É verdade que a prática de atividade física faz o “cérebro crescer”?

Um estudo publicado no PubMed observou que a atividade esportiva está relacionada ao aumento do volume cerebral. De acordo com Zair Cândido, esse “crescimento” ocorre no hipocampo,região associada à memória e ao aprendizado. “Além disso, promove a neurogênese (formação de novas células nervosas), aumenta o fluxo sanguíneo cerebral e fortalece as conexões sinápticas. Portanto, é cientificamente correto afirmar que o exercício contribui para o ‘crescimento funcional’ do cérebro”, finaliza o coordenador

Posts Relacionados

Por Que o Espaço Gutierrez é a Escolha Certa para Sua Festa

Escolher o local ideal para um evento vai muito...

Câmara de Itabirito fecha 2025 com economia de R$ 1,5 milhão

Gestão 2025 encerra o ano com balanço positivo: tecnologia...

Hospital Felício Rocho realiza sua primeira cirurgia robótica

O procedimento menos invasivo agrega mais segurança, assertividade e precisão, além...

Temperatta acompanha mudanças no consumo de especiarias no Brasil

Empresa mineira desenvolve produtos seguindo as principais tendências do mercado...

Novidades

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui