Abuso Sexual no esporte, como tratar este tema e o que deve ser feito

0
157

Saiba tudo sobre esse assunto desconfortável, mas necessário nos dias de hoje

Os últimos anos viram um número crescente de atletas e ex-atletas denunciando casos de abuso sexual no mundo esportivo. Na imensa maioria das vezes, os casos acontecem com atletas que são vítimas dos seus treinadores.

Longe de ser um problema que começou agora, este é um que, onde quer que exista uma relação hierárquica de poder, existe a iminência de surgir. Diversos foram os casos expostos nos últimos anos e os protestos contra esse tipo de situação.

Aqui trazemos para você um panorama sobre as notícias que envolvem esse assunto, casos famosos e uma discussão sobre o que pode ser feito. Ainda que não seja um assunto agradável de tratar, é bastante necessário. Então, confere!

O boom das denúncias

Já em 2016 começaram a ter visibilidade as primeiras denúncias sobre abuso sexual nos esportes, aqui no Brasil. Na ocasião, um técnico da ginástica artística havia sido afastado por suspeita de abuso a um ginasta menor de idade.

Sem muita atenção, o caso só voltou a ser destaque e estar presente nas discussões em 2018. Neste ano estourou um escândalo onde mais de 40 ginastas denunciaram casos de abusos sexuais por parte do treinador Fernando de Carvalho Lopes.

Desde então muitos outros atletas, da ginástica artística ou não, se sentiram motivados a falar sobre os próprios casos e dividir com o público o que passaram. Em busca de apoio e justiça, hoje em dia os atletas tendem a falar mais abertamente sobre o assunto.

A dificuldade das denúncias no mundo esportivo

Mesmo entendendo a importância da denúncia, este é um passo que está longe de ser fácil de dar. Isso porque meninas e meninos dos mais variados nichos esportivos começam a vida profissional criança, quando os casos tendem a ser mais frequentes.

Se já é difícil para adultos falarem sobre esse trauma, não seria diferente com crianças. Esse fator acentua a demora da denúncia que, muitas vezes, só é feita muitos anos depois. Outro fator que corrobora com isso, é o silenciamento da vítima.

Por que é tão difícil denunciar?

A relação hierárquica de poder entre treinadores e atletas é fator facilitador em casos de abuso no mundo esportivo. Também é o maior responsável pelo silenciamento das vítimas.

É que esse lugar de respeito e admiração ocupado por treinadores é usado para violentar a vítima e para protegê-los da denúncia. Além do fato de que a palavra de crianças, se contraposta a adultos, frequentemente é desacreditada.

E se para meninas é difícil denunciar por todo o sexismo e misoginia que elas têm que lidar, a parte do abuso, para meninos não tende a ser mais fácil. Especialistas dão conta de que é até mais difícil para meninos fazer essa denúncia.

Isso porque em torno deles existe todo um estigma sobre sua sexualidade e uma noção distorcida de fraqueza. Questões essas que são provenientes do machismo que também faz homens de vítima.

Como tratar o assunto?

Muito importante quando falamos sobre o assunto é buscar uma forma de contribuir com o fim dele. E um passo muito importante é a escuta. É necessário estar sempre disposto a ouvir o que as vítimas, sejam crianças ou adultos, têm a dizer.

Quando a ex-nadadora Joanna Maranhão denunciou o caso de abuso que havia sofrido aos 9 anos de idade, pelo seu técnico, ela falou sobre a falta de confiança nas vítimas. Este foi um dos fatores que a fez demorar tanto a denunciar.

Aliado a isso, Joanna deixou claro que todo ambiente com criança, é um ambiente propício para o crime. Então é importante que haja a repressão a essas atitudes e atenção constante a esses atletas.

O que deve ser feito?

Vale considerar que abuso sexual é crime e precisa ser denunciado. Além disso, essa prática repugnante prejudica a credibilidade de times e equipes, e acaba interferindo negativamente em uma série de contextos, inclusive no universo das apostas.

Portanto, é necessário nos manter sempre informados e atentos. Abrir possibilidades de escuta, acolhimento e prestar o apoio necessário quando uma vítima denunciar algo que passou. Se identificar sinais de abuso sexual, ofereça ajuda para a denúncia.

Nós repudiamos todos os tipos de violência, físicas e simbólicas, e também abusos de todas as naturezas. Quer saber se a KTO é Confiável? Dá um google e verifique as notícias.

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here