22 C
Belo Horizonte
seg, 17 novembro 25

A nova consciência sobre mortalidade e os seguros de vida

A pandemia da Covid-19 trouxe mudanças profundas na forma como enxergamos a vida, e uma delas foi a crescente conscientização sobre a nossa própria finitude. Durante décadas, o seguro de vida foi visto como um tema evitado por muitos brasileiros, seja por superstição ou por uma falsa sensação de invulnerabilidade. No entanto, o impacto da crise sanitária mundial desconstruiu essa mentalidade e impulsionou um crescimento significativo no mercado de seguros de pessoas.

Os números não deixam dúvidas. Entre 2019 e 2023, os valores pagos pelos segurados praticamente dobraram, passando de R$ 42,28 bilhões para R$ 62,50 bilhões, um crescimento de 47,8%. Esse aumento reflete uma mudança de comportamento: se antes pensar na morte era um tabu, agora há uma compreensão maior de que a proteção financeira pode garantir segurança e estabilidade para as famílias em momentos difíceis.

Mais do que um contrato, o seguro de vida passou a ser visto como um planejamento responsável. Não se trata apenas de lidar com o inevitável, mas de assegurar que aqueles que ficam não enfrentem dificuldades adicionais. A pandemia expôs a fragilidade humana e evidenciou a importância da preparação para imprevistos.

Essa mudança de mentalidade deve se consolidar nos próximos anos. O conceito de proteção à vida está deixando de ser um produto de nicho para se tornar uma prioridade para muitas famílias. O desafio do mercado segurador, agora, é continuar investindo na conscientização e desmistificação do tema, mostrando que falar sobre seguro de vida não significa prever o pior, mas sim garantir tranquilidade para o futuro.

No fim das contas, as pessoas perceberam que não são eternas. E isso não precisa ser um pensamento negativo, mas sim um incentivo para viver com mais responsabilidade, cuidado e planejamento.

O autor é Hélio Loreno, CEO da masterClassic Seguros

Posts Relacionados

Policial militar reformado vira réu por feminicídio

Crime aconteceu em outubro deste ano no bairro Carlos...

Justiça mantém Programa de Transferência de Renda em Brumadinho

Mineradora deve manter pagamento a atingidos por rompimento de...

TJMG empossa dois novos desembargadores

Foram promovidos os magistrados Élito Batista de Almeida e...

Novidades

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui