21.4 C
Belo Horizonte
seg, 08 dezembro 25

Geração de energia no Brasil tem expansão recorde de 18,7%

Com 168 novas usinas de geração de energia em funcionamento, o Brasil fechou o primeiro semestre de 2024 com um incremento de 5,7 gigawatts (GW) de potência instalada na matriz elétrica. O número representa um aumento de 18,7% em relação ao primeiro semestre de 2023 e um recorde nos últimos 27 anos para o período.  

A

Com 168 novas usinas de geração de energia em funcionamento, o Brasil fechou o primeiro semestre de 2024 com um incremento de 5,7 gigawatts (GW) de potência instalada na matriz elétrica. O número representa um aumento de 18,7% em relação ao primeiro semestre de 2023 e um recorde nos últimos 27 anos para o período.  

Apenas em junho deste ano, houve um incremento de 889,51 megawatts (MW) com a entrada em operação de 27 usinas, sendo 13 eólicas, 10 fotovoltaicas e quatro termelétricas.

A matriz elétrica é o conjunto de fontes disponíveis para a geração de energia elétrica em um país, como hidrelétricas, usinas eólicas, solares e termelétricas.

Expansão

Segundo a Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), a previsão de crescimento da geração de energia elétrica do país para 2024 é de 10,1 GW, menor que a do ano passado, quando houve crescimento de 10,3 GW.

Atualmente, a capacidade instalada de energia elétrica do Brasil, ou seja, a quantidade máxima de produção de energia do país, soma 203,8 gigawatts. Desse total em operação, 84,62% das usinas são consideradas renováveis.

As quatro maiores fontes renováveis que compõem a matriz de energia elétrica brasileira são a hídrica (53,88%), eólica (15,22%), biomassa (8,31%) e solar (7,2%). Entre as fontes não renováveis, as maiores são gás natural (8,78%), petróleo (3,92%) e carvão mineral (1,7%).

 

 

Fonte: Agência Brasil

Posts Relacionados

Travessia Itaparica–Salvador movimentou a Baía de Todos os Santos

A Petrobahia Travessia Itaparica–Salvador, maior prova de águas abertas...

Coronel Fabriciano recebeu Missa Show com Pe. Reginaldo Manzotti

Por Ana Claudia de Sá A cidade de Coronel Fabriciano...

Rio resgata encanto da Árvore da Lagoa em fim de semana festivo

O Rio de Janeiro reacende uma das suas tradições...

Besourinhos e Trinca lançam primeira cerveja de bloco de BH

Belo Horizonte ganha um sabor inédito neste verão. O...

Fabriciano é destaque nacional e vence Prêmio Frotas 2025

A Prefeitura de Coronel Fabriciano conquistou um dos principais...

Novidades

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui