18.4 C
Belo Horizonte
seg, 15 julho 24

Festa de encerramento Festival Grupo Iuna 40 anos

Programação gratuita encerra as celebrações das quatro décadas de atividades do primeiro grupo de capoeira angola de BH

Fundado em 1983, o Grupo Iuna é um dos mais antigos de Capoeira Angola da capital mineira. Instituição sem fins lucrativos, é coordenada por Mestre Primo, mestre e pesquisador da Capoeira Angola, e conta com a colaboração de jovens negros moradores da comunidade do bairro Saudade. O Grupo Iuna de Capoeira Angola, um dos mais antigos grupos de Capoeira Angola de Belo Horizonte, fecha a celebração de suas quatro décadas de existência com a festa de encerramento do Festival Grupo Iuna 40 anos.

Depois de oito meses realizando diversas ações do Festival Grupo Iuna 40 anos, que contou com uma caravana de capoeira angola, promovendo a tradição por comunidades da região metropolitana de BH e central de Minas.

O grupo realiza uma grande festa, para celebrar sua trajetória e história. O evento segue o mote “Mulheres Protagonistas”, convidando para as atrações culturais grupos que são regidos por mulheres ou compostos por elas em sua maioria. Nomes tradicionais, como Dona Zélia do Prato, uma das principais Mestras Sambadeiras em atividade do Recôncavo Baiano, se unem a novos nomes do cenário cultural, como Cinara Gomes, MC Ohana e DJ Paty Manoese, entre outros.

O evento será no próximo sábado (13), a partir das 10 horas, próximo a sua sede (R. Carlos Santos Torres, 60 – Saudade), que fica na comunidade do bairro Saudade/Alto Vera Cruz/Vera Cruz, periferia da cidade de BH. A programação inclui shows, apresentações culturais, feira de produtores e rua de lazer para as crianças. Toda a programação é gratuita.

Essa é uma realização do Grupo IUNA de Capoeira Angola.

Programação:

10h a 12h

Oficina Mestra Zélia do prato (20 vagas – inscrições pela página do Iuna no Instagram)

13h Abertura evento

Docilaré

Show BHZ + Show Cordas da Liberdade

Grupo Herança Ancestral

MC OHANA e DJ Paty Manoese

Cinara Gomes

Grupo Samba de Ouro

Intervenções de literatura e dança

Rua de lazer – 14h às 18h

Feirinha de produtores locais

21h30

Encerramento

Sobre o Grupo Iuna de Capoeira

Fundado em 1983, o Grupo Iuna é um dos mais antigos de Capoeira Angola da capital mineira. Instituição sem fins lucrativos, é coordenado por Mestre Primo, mestre e pesquisador da Capoeira Angola, e conta com a colaboração de jovens negros moradores da comunidade do bairro Saudade.

Com a inauguração de sua sede, em 2001, o grupo atua como Ponto de Cultura, oferecendo em sua sede oficinas gratuitas de capoeira, cursos nas áreas da cultura, reforço escolar e ações de formação social.

As atividades socioculturais voltadas para a capoeira Angola têm como objetivo fortalecer a relação da ONG com a comunidade, expandir o conhecimento dos jovens e crianças sobre a capoeira, contribuir para o combate a qualquer tipo de preconceito, diminuir o racismo e melhorar a qualidade de vida da comunidade.

Serviço:

Festa de encerramento – Festival Grupo Iuna 40 anos

13 de julho, às 13h

Rua Carlos Santos Torres sobre 60, Saudade

Evento gratuito e aberto ao público

Posts Relacionados

Quarteto com multi-instrumentista Raïssa Anastásia é atração do Zás desta semana

Acompanhada por três músicos, a também compositora faz sua...

Saúde recomenda atenção para casos de febre Oropouche no país

Uma recomendação aos estados e os municípios para que...

Anvisa atualiza informações sobre rotulagem nutricional

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) publicou nesta...

Novidades

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui