Fundado em 1983, o Grupo Iuna é um dos mais antigos de Capoeira Angola da capital mineira. Instituição sem fins lucrativos, é coordenada por Mestre Primo, mestre e pesquisador da Capoeira Angola, e conta com a colaboração de jovens negros moradores da comunidade do bairro Saudade. O Grupo Iuna de Capoeira Angola, um dos mais antigos grupos de Capoeira Angola de Belo Horizonte, fecha a celebração de suas quatro décadas de existência com a festa de encerramento do Festival Grupo Iuna 40 anos.
Depois de oito meses realizando diversas ações do Festival Grupo Iuna 40 anos, que contou com uma caravana de capoeira angola, promovendo a tradição por comunidades da região metropolitana de BH e central de Minas.
O grupo realiza uma grande festa, para celebrar sua trajetória e história. O evento segue o mote “Mulheres Protagonistas”, convidando para as atrações culturais grupos que são regidos por mulheres ou compostos por elas em sua maioria. Nomes tradicionais, como Dona Zélia do Prato, uma das principais Mestras Sambadeiras em atividade do Recôncavo Baiano, se unem a novos nomes do cenário cultural, como Cinara Gomes, MC Ohana e DJ Paty Manoese, entre outros.
O evento será no próximo sábado (13), a partir das 10 horas, próximo a sua sede (R. Carlos Santos Torres, 60 – Saudade), que fica na comunidade do bairro Saudade/Alto Vera Cruz/Vera Cruz, periferia da cidade de BH. A programação inclui shows, apresentações culturais, feira de produtores e rua de lazer para as crianças. Toda a programação é gratuita.
Essa é uma realização do Grupo IUNA de Capoeira Angola.
Programação:
10h a 12h
Oficina Mestra Zélia do prato (20 vagas – inscrições pela página do Iuna no Instagram)
13h Abertura evento
Docilaré
Show BHZ + Show Cordas da Liberdade
Grupo Herança Ancestral
MC OHANA e DJ Paty Manoese
Cinara Gomes
Grupo Samba de Ouro
Intervenções de literatura e dança
Rua de lazer – 14h às 18h
Feirinha de produtores locais
21h30
Encerramento
Sobre o Grupo Iuna de Capoeira
Fundado em 1983, o Grupo Iuna é um dos mais antigos de Capoeira Angola da capital mineira. Instituição sem fins lucrativos, é coordenado por Mestre Primo, mestre e pesquisador da Capoeira Angola, e conta com a colaboração de jovens negros moradores da comunidade do bairro Saudade.
Com a inauguração de sua sede, em 2001, o grupo atua como Ponto de Cultura, oferecendo em sua sede oficinas gratuitas de capoeira, cursos nas áreas da cultura, reforço escolar e ações de formação social.
As atividades socioculturais voltadas para a capoeira Angola têm como objetivo fortalecer a relação da ONG com a comunidade, expandir o conhecimento dos jovens e crianças sobre a capoeira, contribuir para o combate a qualquer tipo de preconceito, diminuir o racismo e melhorar a qualidade de vida da comunidade.
Serviço:
Festa de encerramento – Festival Grupo Iuna 40 anos
13 de julho, às 13h
Rua Carlos Santos Torres sobre 60, Saudade
Evento gratuito e aberto ao público