28.6 C
Belo Horizonte
dom, 14 dezembro 25

Encontro de Jovens Maristas Regional BH 2025

Primeira edição regional será realizada entre 31 de outubro e 1º de novembro, no Colégio Marista Nossa Senhora da Penha, em Vila Velha (ES), com o tema “Esperança no horizonte, voz na caminhada”

Estudantes das unidades Maristas da regional Belo Horizonte participam, hoje e amanhã, da primeira edição do Encontro de Jovens Maristas (EJM) Regional Belo Horizonte, que será realizada no Colégio Marista Nossa Senhora da Penha, em Vila Velha (ES). O evento reunirá cerca de 150 estudantes e 20 educadores, de 10 colégios, em dois dias de atividades voltadas à espiritualidade, formação humana e protagonismo juvenil.

Com o tema “Esperança no horizonte, voz na caminhada”, o EJM 2025 propõe refletir sobre o papel das juventudes na construção de um mundo mais solidário, sustentável e comprometido com o bem comum. A proposta do encontro é ser um espaço de celebração, convivência e formação, promovendo o diálogo, a escuta ativa e a vivência dos valores maristas.

Durante o evento, os jovens participarão de uma programação diversificada que inclui luau orante, peregrinação ao Convento da Penha, oficinas de formação sobre espiritualidade marista, mídias digitais, protagonismo juvenil e cuidado com a Casa Comum, além de momentos de integração e partilha. Cada atividade foi pensada para fortalecer a identidade marista, incentivar o engajamento socioambiental e inspirar escolhas conscientes para a vida.

De acordo com os organizadores, o EJM Regional BH nasce com o objetivo de fortalecer os vínculos fraternos e comunitários entre os estudantes maristas da região, promovendo experiências transformadoras e um olhar mais humano sobre a educação. “Viver o EJM é promover com as juventudes o compromisso de construir a civilização do amor e do cuidado com a nossa Casa Comum”, afirma o assessor Regional de Identidade, Missão e Vocação Paulo Henrique Cavalcanti.

Inspirado na espiritualidade e no carisma de São Marcelino Champagnat, o encontro convida os jovens a reconhecerem seu papel como protagonistas da própria história e agentes de transformação social. Mais do que um evento, o EJM representa um movimento de fé, escuta e ação, em que cada voz jovem é valorizada como parte essencial da caminhada coletiva rumo a um futuro mais justo e fraterno.

Participarão do evento estudantes de diversas unidades Maristas, como colégios Marista Padre Eustáquio e Dom Silvério (Belo Horizonte), São José Montes Claros, Diocesano, Patos de Minas (Minas Gerais), São José-Barra e São José-Tijuca (Rio de Janeiro), Nossa Senhora da Penha, Terra Vermelha e Colatina (Espírito Santo). A presença dessas unidades reforça o caráter regional, inclusivo e colaborativo do encontro, promovendo a troca de experiências, o fortalecimento de vínculos entre jovens e educadores e a construção coletiva de soluções para os desafios e esperanças das juventudes maristas.

Posts Relacionados

BH entra na rota do Circuito de Corridas CAIXA/Brazil Run

A capital mineira foi palco, neste domingo (14), de...

Dream Theater, ícone da música progressiva, passa por BH em 2026

Após sua bem-sucedida turnê de 40º Aniversário na América...

COMEBE celebra 15 anos com Troféu Personalidade 2025

O Conselho de Ministros Evangélicos do Brasil e Exterior...

BR Machine aposta em pelúcias natalinas para fortalecer marcas

Marca líder em máquinas de captura aposta em design...

Novidades

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui