O ano de 2025 será um marco na história das transmissões esportivas no Brasil, mais especificamente do futebol. A partir do início do ano, já passa a valer os novos acordos de exibição do Brasileirão firmados de acordo com a Lei do Mandante, sancionada pelo então presidente da República, Jair Bolsonaro, em setembro de 2021.
A determinação concede ao time mandante a possibilidade de negociar a exibição daquele confronto. Para dar conta dos interesses dos clubes, em relação a comercialização desses direitos, houve uma divisão em dois grupos: a Liga Brasileira de Futebol (Libra) e a Liga Forte União (LFU) que ainda está negociando a distribuição de seus jogos.
Brasileirão
Embora ainda não tenha um cenário 100% definido, o Brasileirão já tem alguns players garantidos para 2025. A Libra, que conta com times como Atlético-MG, Bahia, Flamengo, Grêmio, Palmeiras, Red Bull Bragantino, São Paulo, Santos e Vitória, optou por uma negociação concentrada.
Neste caso, todos os jogos dos mandantes serão exibidos pelos canais da Globo, na TV aberta e por assinatura.
Já a LFU, que é composta por Botafogo, Ceará, Cruzeiro, Corinthians, Fortaleza, Fluminense, Internacional, Juventude Mirassol, Sport e Vasco, terá a transmissão dividida, por enquanto, entre três players.
A Record será a responsável pelas exibições da competição na TV aberta. O mesmo jogo será transmitido na CazéTV, em direitos adquiridos pelo YouTube. Por último, a Amazon é o terceiro destino dos jogos da competição. O acordo prevê que a plataforma de streaming exibirá um jogo por rodada, somando 38 partidas no ano.
Em 2024 o Brasileirão feminino foi exibido pela Globo, na TV aberta e por assinatura, além do Goat no YouTube. Se os contratos se mantiverem, os canais seguirão com a programação. No entanto, ainda não há nada confirmado.
Campeonato Mineiro
O Campeonato Mineiro Sicoob 2025 terá início em um sábado, dia 18 de janeiro, com o duelo entre Pouso Alegre x Athletic. A competição, organizada pela Federação Mineira de Futebol, tem algumas novidades para este ano, como o fim da vantagem por melhor campanha e a possibilidade do rebaixamento definido com as duas últimas equipes da classificação geral, no que, em 2024, as equipes rebaixadas saíram na disputa de um triangular.
Com 12 equipes participantes, sendo cinco clubes representantes da Região Metropolitana de Belo Horizonte, a competição tem como atual campeão o Atlético, que está em busca da terceira taça consecutiva, que seria sua segunda maior sequência de conquistas.
Duas equipes terão sua estreia na elite estadual: o Betim, que foi campeão do Módulo II em 2023, e o Aymorés, de Ubá, que conquistou o vice-campeonato no Módulo II.
Grupo A: Atlético-MG, Tombense, Uberlândia e Betim
Grupo B: América-MG, Athletic Club, Itabirito e Democrata GV
Grupo C: Cruzeiro, Villa Nova, Pouso Alegre e Aymorés
Abaixo, confira quais são os jogos da Primeira Rodada do Campeonato Mineiro, com as datas e locais dos confrontos:
18/01 (sábado), às 17h | Pouso Alegre x Athletic | Manduzão |
19/01 (domingo), às 10h | Uberlândia x América | Parque do Sabiá |
19/01 (domingo), às 10h | Democrata x Villa Nova | Mamudão |
19/01 (domingo), às 11h | Itabirito x Betim | Independência |
19/01 (domingo), às 16h | Aymorés x Atlético | Radialista Mário Helênio |
19/01 (domingo), às 16h | Cruzeiro x Tombense | Mineirão |
Já é possível saber como assistir a todos os jogos desta competição AO VIVO?
Até o momento, não foram divulgadas as informações sobre a emissora responsável pela transmissão dos jogos do Campeonato Mineiro 2025 em canais de televisão abertos, fechados ou serviços de streaming, o que deve ser divulgado nas próximas semanas.
Porém, em suas últimas três edições, os jogos do Campeonato Mineiro foram transmitidos pela Globo. Em 2024, algumas das partidas foram tiveram transmissão pelos canais fechados Premiere e SporTV.
Cruzeiro
O Cruzeiro ainda afina todos os detalhes, mas terá time alternativo na primeira rodada do Campeonato Mineiro, diante do Tombense, dia 19 de janeiro, no Mineirão. Isso em função da pré-temporada nos Estados Unidos, com amistosos previstos para 15 e 18 do mesmo mês, contra São Paulo e Atlético-MG, respectivamente.
Pelo planejamento da diretoria em conjunto com a comissão técnica, a delegação vai completa para os Estados Unidos, sem divisão do elenco principal à disposição para 2025. Isso acontecerá pelo fato de toda a pré-temporada ser realizada naquele país. Assim, se o elenco fosse dividido, quem ficasse em Belo Horizonte perderia todas as sessões de treinos com Diniz antes do início do Campeonato Mineiro.
Desta forma, a tendência é de que boa parte do time diante do Tombense seja formado por jogadores das categorias de base, mesmo com a possibilidade de o sub-20 ainda estar envolvido na disputa da Copa São Paulo de Futebol Júnior, com final marcada para 25 de janeiro.
Atlético
Ainda sem um novo treinador e com diversas indefinições relacionadas ao planejamento de 2025, o Atlético já conhece o calendário-base do ano que vem. A próxima temporada alvinegra terá trabalhos iniciais e amistosos nos Estados Unidos, Campeonato Mineiro, Copa do Brasil, Série A do Campeonato Brasileiro e Copa Sul-Americana.
A reapresentação do elenco do Atlético na Cidade do Galo, centro de treinamentos do clube mineiro em Vespasiano, na Região Metropolitana de Belo Horizonte, está marcada para 8 de janeiro. A previsão é de que a viagem aos Estados Unidos para a disputa da FC Series ocorra em 15 de janeiro, com retorno ao Brasil em 26 de janeiro.
No dia 18 do próximo mês (um sábado), o Galo terá clássico contra o Cruzeiro no Inter&Co Stadium, casa do Orlando City na Flórida. Posteriormente, no dia 25 (o sábado seguinte), a equipe alvinegra enfrentará o próprio Orlando City – novamente no estádio do clube norte-americano.
América
O América já sabe quais serão seus primeiros adversários em 2025. Isso porque a Federação Mineira de Futebol detalhou nessa terça-feira (26) o regulamento, os grupos e os demais detalhes sobre o Campeonato Mineiro 2025.
Ficou definido que o Coelho estará no grupo B, junto de Itabirito, Athletic e Democrata (de Governador Valadares). Vale lembrar que, na primeira fase, as equipes enfrentam times dos outros grupos, com cada um realizando oito jogos. O primeiro de cada grupo e o segundo melhor colocado dentre os três grupos passam à semifinal.
Dessa forma, na primeira fase, o América vai enfrentar Atlético, Tombense, Uberlândia e Betim, do grupo A, e Cruzeiro, Pouso Alegre, Villa Nova e Aymorés, equipes que compõem o grupo C. Betim e Aymorés serão adversários inéditos do Coelho na história.
Campeonato Paulista
Outra competição que seguirá no modelo pulverizado é o Campeonato Paulista. O carro-chefe da Federação Paulista de Futebol (FPF), o Paulistão masculino, está distribuído na TV aberta com Record, em um acordo válido até 2029; na TV por assinatura e streaming com a TNT Sports (e Max), e no Youtube com a CazéTV.
Além disso, o canal de Casimiro Miguel, bem como os canais do grupo Warner Bros Discovery, terão em sua grade a transmissão do Paulistão Feminino e da Copinha.
Estaduais
Além do Paulista, alguns dos campeonatos estaduais também já fecharam os acordos para as transmissões em 2025. O Campeonato Carioca, por exemplo, deve retornar à Globo após cinco anos e terá partidas exibidas na TV aberta e por assinatura na praça carioca. Além disso, a Band segue com os direitos para a praça nacional.
O Gauchão, por sua vez, tem um acordo com a Globo, Sportv, Premiere, ge.globo e Grupo RBS, fechado por intermédio de uma negociação junto a Brax e a Federação Gaúcha de Futebol (FGF), para a exibição das partidas da competição até 2027. Portanto, a competição estará nos canais abertos, fechados e nos sites ge.globo e GZH, com imagens.
A RICtv Record será a responsável pela exibição dos jogos do Campeonato Paranaense em 2025. O Campeonato Pernambucano, por sua vez, será exibido pela TV FPF Betnacional, pelo Goat, no YouTube, e Globo, na TV aberta.
A Copa do Nordeste, também conhecida como Lampions League, também é um dos campeonatos que está pulverizado nos canais de mídia. Além do SBT, para a praça nordestina, a Globo fechou um acordo para exibição do jogo no Premiere, no modelo de pay per view.
Copa do Brasil
Assim como tem acontecido nas últimas temporadas, a Globo – no canal aberto e fechado – seguirá na transmissão da Copa do Brasil, já que a empresa de mídia tem contrato com a Confederação Brasileira de Futebol (CBF) até 2026. Além da emissora, a Amazon transmite a competição pelo Prime Video.
Campeonatos Sul-Americanos
Para as competições chanceladas pela Confederação Sul-americana de Futebol (Conmebol), existem dois acordos em vigência. O primeiro deles é relacionado à Conmebol Libertadores, que será exibida pela Globo até 2026. A competição feminina também estava na empresa de mídia neste ano, mas ainda não foi confirmada para a próxima temporada.
A ESPN também seguirá como exibidora da busca pela Glória Eterna em seus canais lineares e no Disney+. O conglomerado de mídia transmitirá, ainda, a Conmebol Sul-americana e Conmebol Recopa Sul-americana.
A Sul-americana, seguirá com o SBT como emissora oficial de transmissão na TV aberta.
UEFA Champions League
Assim como tem acontecido nas últimas temporadas, a Champions League seguirá sendo exibida pelos canais do Grupo Warner Bros Discovery, na TNT Sports e Max, no streaming, e pelo SBT na TV aberta.
Ambos os canais renovaram os contratos de parceria com a Uefa para a transmissão do campeonato para o próximo triênio, com as temporadas 2024/25, 2025/26 e 2026/27.
Premier League
A ESPN renovou o contrato com a Premier League para exibição torneio até 2028. Atualmente a empresa trabalha com modelo de exclusividade e exibe os jogos nos canais e na plataforma de streaming.
Gerdau renova patrocínio
A Gerdau, maior produtora brasileira de aço, segue como uma das principais apoiadoras do esporte em Minas Gerais e renovou, pelo quarto ano consecutivo, o patrocínio do Campeonato Mineiro de Futebol, em parceria com a Federação Mineira de Futebol.
O “Troféu Melhor em Campo”, que premia o jogador de destaque nas partidas da fase semifinal e final, terá, mais uma vez, o aço Gerdau 100% reciclável. O design da peça valoriza a mineiridade, com a bola de futebol no centro de um globo formado por triângulos, símbolo da bandeira e do povo mineiro.
“A renovação desse patrocínio por mais um ano reforça o nosso compromisso de seguir apoiando o esporte no estado, entendendo seu potencial de transformação social. Acreditamos que estar no campeonato seja uma oportunidade de apoiar a modalidade no estado como um todo, pois um campeonato forte é também oportunidade para clubes e jogadores, principalmente do interior, mostrarem a sua força e seus talentos”, afirma Pedro Torres, diretor de Comunicação, Marca e Relações Institucionais da Gerdau.
Campeonato Mineiro Sicoob 2025
O Campeonato Mineiro de Futebol de 2025 – Módulo I, oficialmente denominado Campeonato Mineiro Sicoob 2025, é a principal divisão do futebol de Minas e terá sua 111ª edição. A competição é organizada pela Federação Mineira de Futebol (FMF) e será disputada por 12 clubes, organizados em três grupos.
Os times enfrentam adversários de outros grupos e a classificação para as semifinais será garantida pelos líderes de cada chave e pelo melhor segundo colocado entre todos.
A edição deste ano traz como principal novidade a alteração nas fases decisivas, que serão realizadas em jogos de ida e volta. Em caso de empate no placar agregado, a vaga ou o título será decidido por pênaltis. O critério de melhor campanha deixa de ser utilizado como desempate.