Início Notícias Esportes Circuito Metropolitano de Xadrez movimentou a capital mineira

Circuito Metropolitano de Xadrez movimentou a capital mineira

0

No último final de semana, a 15ª etapa do Circuito Metropolitano de Xadrez, realizado na Associação Mineira de Cultura Nipo-brasileira, em Belo Horizonte, reuniu jovens talentos em uma disputa emocionante de estratégia e habilidade. A disputa contou com a presença de 96 participantes de diversos municípios mineiros, e, ao longo do Circuito, mais de 500 enxadristas disputaram as diferentes fases da competição.

O Instituto Ramacrisna, localizado em Betim, participou com 13 alunos do projeto VALE – Vencer, Acreditar, Lutar, Engajar, realizado pela Instituição, com o patrocínio da Vale por meio da Lei Federal de Incentivo ao Esporte, que se destacaram em suas respectivas categorias.

A vice-presidente do Instituto Ramacrisna, Solange Bottaro, celebrou a conquista e destacou o impacto do xadrez no desenvolvimento dos alunos. “O xadrez tem sido uma ferramenta transformadora para nossos jovens, não apenas como esporte, mas também como uma forma de desenvolver o raciocínio lógico, a concentração e a tomada de decisões. Esses resultados mostram como o Instituto Ramacrisna vem se destacando na modalidade, e isso é motivo de grande orgulho para todos nós. ”, enfatizou.

Bruno Jacomini, professor de xadrez do Instituto, ressaltou o esforço diário dos alunos para alcançar bons resultados. “Eles treinam com muita dedicação, participam de aulas semanais e enfrentam desafios com coragem. Essa conquista é fruto de muito empenho e trabalho coletivo. Eles são exemplos de que, com disciplina e foco, podemos chegar muito longe. ”, conta.

Entre os destaques do Instituto Ramacrisna, a aluna Maria Eduarda Reis Silva conquistou o 3º lugar geral do Circuito em sua categoria, ficando a apenas meio ponto da campeã. Outros oito atletas também se destacaram nesta etapa, recebendo medalhas por suas colocações entre os seis primeiros de suas categorias.

Confira os destaques do campeonato:

Módulo Kids – Feminino

3º lugar geral do Circuito: Maria Eduarda Reis Silva

2º lugar: Ana Júlia Ferreira da Silva Ribeiro

Módulo Kids – Absoluto

2º lugar: Enzo Gabriel Ferreira de Almeida

3º lugar: Matheus Henrique da Silva

4º lugar: Bernardo Henrique Vieira Lopes

5º lugar: Luiz Gustavo Rumão Lopes

6º lugar: Heitor Lucas de Souza Silva

9º lugar: Carlos Eduardo Ferreira da Silva Ribeiro

11º lugar: Miguel Messias Gomes de Oliveira

Módulo 1 – Feminino

1º lugar: Alice Maciel Oliveira

Módulo 1 – Absoluto

2º lugar: Matheus Gonçalves dos Santos

8º lugar: Anthony Gabriel Moreira Dutra

14º lugar: Bernardo de Souza Soares

Sobre o Ramacrisna

O Instituto foi fundado em 1959, pelo jornalista Arlindo Corrêa da Silva, e já impactou a vida de mais de 2 milhões de pessoas de 12 cidades da Grande BH nos últimos 65 anos. Localizado em Betim/MG, o Ramacrisna desenvolve projetos de aprendizagem, profissionalização, cultura, de geração de trabalho e renda, de tecnologia, de esporte e lazer, entre outros.

A Instituição já recebeu diversas premiações que atestam sua competência em gestão: entre elas está o ranking internacional: o Thedotgood (antigo NGO Advisor) por 3 anos seguidos (2022, 2023 e 2024).  Em 2024, se tornou signatário do Pacto Global da ONU e recebeu o Selo ONG Verificada, da Doar Certificadora Social. Em 2023, pelo sétimo ano consecutivo, figura entre as 100 Melhores ONGs do Brasil, pelo Instituto O Mundo que Queremos (IOMQQ) e o Instituto Doar.

Desde 2019 possui o selo ONG Transparente com conceito A+ (a nota mais alta concedida pelo Selo) que audita e reconhece as organizações da sociedade civil que seguem parâmetros internacionais de gestão e transparência e em 2018 foi eleita a melhor Organização de Assistência Social do país, ambas concedidas pelo Instituto Doar.

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Sair da versão mobile