20.8 C
Belo Horizonte
sex, 19 dezembro 25

Educação promove eminário sobre Promoção da Saúde Mental

Em parceria com a Fundación Mapfre, seminário capacitou profissionais da educação para abordar questões emocionais e promover o bem-estar no ambiente escolar.

 

Secretaria de Estado de Educação de Minas Gerais (SEE/MG) realizou, nesta sexta-feira (20/9), uma rodada do primeiro Seminário – Promoção da Saúde Mental nas Escolas. A iniciativa, realizada em parceria com a Fundación Mapfre por meio do projeto Viver com Saúde, é direcionada às escolas e aos profissionais da educação, com o objetivo de promover uma saúde mental adequada no ambiente escolar.

O seminário foi uma oportunidade de reflexão e troca de experiências sobre práticas que podem contribuir para um ambiente escolar mais saudável e acolhedor, reunindo servidores das Superintendências Regionais de Ensino (SREs) Metropolitanas C e B, incluindo analistas,  inspetores, integrantes dos Núcleos de Acolhimento Educacional (NAE), Centros de Referência em Educação Especial Inclusiva (CREI), além de diretores e vice-diretores de escolas, especialistas e professores.

Para a coordenadora de Temáticas Especiais e Transversalidade Curricular da SEE/MG, Rosália Diniz, “esse seminário vem de uma trajetória, de uma série de formações que estamos fazendo na secretaria, como o curso Saúde Mental e Emocional nas Escolas”.

“A gente vem escutando falar sobre problemas relacionados com a saúde mental em nossas escolas, como ansiedade e depressão, por exemplo. Então, esse momento de formação vem como apoio de como abordar a temática de saúde mental para os estudantes da nossa rede, como conhecer e acolher esses estudantes”, afirma Rosália Diniz.

O seminário já foi realizado com servidores de outras três SREs: Juiz de Fora, Metropolitana A e Montes Claros. A formação foi conduzida por Anderson Rosa, doutor em Saúde Coletiva. “Estamos indo para o segundo ano de ações dessa parceria. Sabemos que a escola é o espaço da educação, não é o local que vai cuidar de casos graves, para isso a escola precisa ter parceria com o setor da saúde”.

“A escola, diante de conhecimentos adequados, pode ter uma atuação muito importante para promover qualidade de vida, promover saúde mental, e com isso melhorar os seus próprios resultados. Pessoas saudáveis aprendem mais e aprendem melhor”, destaca Anderson.

Ações em 2023

Desde 2023, a SEE/MG promove o curso sobre saúde mental e emocional nas escolas, voltado para educadores, com o objetivo de capacitar os profissionais a identificarem e lidarem com questões emocionais no ambiente escolar, criando um espaço mais acolhedor para os estudantes.

A iniciativa também incluiu webinários que abordaram temas relevantes, permitindo a troca de experiências e o fortalecimento da rede de apoio entre educadores. Essa ação contribui para a promoção do bem-estar de todos na comunidade escolar.

 

Posts Relacionados

Romance “Pontos Perdidos” é lançado em e-book

O romance Pontos Perdidos, de Deborah R. Sousa, chega ao...

SBT News estreia com foco no jornalismo factual

O SBT News anuncia sua chegada ao competitivo mercado de notícias...

Destinos da Arábia Saudita para ficar de olho em 2026

Um país surpreendentemente multifacetado, onde cada região conta uma...

Novidades

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui