25.8 C
Belo Horizonte
ter, 18 junho 24

“Visibilidade: a Rua e Seus Olhares”, do fotógrafo Daniel Márcio

Mostra Fotográfica assinada por Daniel Márcio ocupa o Big Shopping a partir do dia 6/01

Provocativa, a exposição “Visibilidade: A Rua e Seus Olhares”, assinada pelo artista Daniel Márcio, ocupará o hall do Big Shopping. A mostra fotográfica, que ficará disponível até o dia 5 de fevereiro, chama atenção da população, assim como das autoridades, para a realidade das pessoas em situação de rua, enfatizando a falta de políticas públicas para esse grupo. O acesso ao trabalho inédito é gratuito, e a classificação é livre.

“Visibilidade: A Rua e Seus Olhares”, que conta com o patrocínio do Fundo Municipal de Incentivo à Cultura de Contagem, nasceu da urgência em retratar a realidade de pessoas em situação de rua. Em Contagem, de acordo com dados da Secretaria de Desenvolvimento Social do Município, há mais de 500 pessoas vivendo nas ruas. O crescimento desse número está diretamente ligado aos efeitos da pandemia do novo coronavírus. Daniel Márcio, que também faz a curadoria do projeto, conta que a exposição, além de escancarar o problema social, é um registro documental de histórias de pessoas que frequentemente são esquecidas. “É necessário dar visibilidade a esse grupo da sociedade que, muitas vezes, se torna invisível, excluído e marginalizado”, defende o artista.

A exposição, que agora ocupa o segundo andar do Big Shopping, após ter sido apresentada na Casa de Passagem de Contagem, traz uma série de fotos, destacando a vida e a trajetória de seis pessoas em situação de rua. A mostra conta ainda com um QR Code que direciona os visitantes para uma série de entrevistas. A escolha dos personagens, segundo Daniel Márcio, foi em parceria com a equipe de assistência social e acolhimento de Contagem. “O critério de seleção foi a diversidade e a pluralidade. O meu objetivo foi retratar pessoas em situação de rua, bem como registrar suas histórias de vida, a fim de conscientizar a população e trazer à tona questões polêmicas e muito contemporâneas sobre políticas voltadas para esse grupo de pessoas”, explica o artista.

No Big Shopping, o primeiro mall de Contagem, a exposição “Visibilidade: A Rua e Seus Olhares” poderá ser conferida até o dia 5 de fevereiro. Depois, o trabalho deverá ser levado para Belo Horizonte, despertando assim outros olhares. “A expectativa é que a exposição circule e ajude a sensibilizar a população e o poder público a ter um novo olhar para as pessoas em situação de rua”, finaliza Daniel Márcio, que é produtor cultural, videomaker e fotógrafo há mais de 20 anos.

CURRÍCULO. Daniel Márcio, que trabalhou como repórter cinematográfico na Rede Minas, tendo participado de grande coberturas jornalísticas, tem, a cada dia que passa, se dedicado mais e mais à jornada fotográfica. Dentre seus trabalhos de destaque, estão as exposições “Casulo” (2018), projeto que faz analogia à fase de gestação humana e toda a maravilha da criação, e “Reflexo de uma Vida” (2021/2022), que valoriza imagens de mulheres 60+. Além disso, em sua bagagem, o artista carrega o segundo lugar do décimo primeiro prêmio “Revelando Contagem”.

Exposição “Visibilidade: A Rua e Seus Olhares”

Período: de 6/01/2024 a 5/02/2024, de 10h às 21h
Onde: Big Shopping (avenida João César de Oliveira, 1.275, Eldorado), em Contagem
Valor: Gratuito
Classificação: Livre

Posts Relacionados

Betim abrirá nova unidade da Mundo Animal Lanchonete Temática

Uma nova unidade da franquia Mundo Animal Lanchonete Temática...

“Paco Pigalle: La Fiesta” chega à sua terceira edição em BH

“Paco Pigalle: La Fiesta” ganha sua terceira edição em...

Projeto social impulsiona futebol feminino e transforma vidas

Um projeto em Minas Gerais vem se destacando por...

João Ventura em Belo Horizonte no Clube de Jazs

O pianista, cantor e compositor João Ventura se apresentará...

Começa o Festival do Queijo Artesanal de Minas

Teve início nesta quinta-feira (13/6), a 6ª edição do...

Novidades

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui