Revista Cenário Minas

Violonista Celso Moreira apresenta show instrumental inédito

Show de Lançamento do DVD de Celso Moreira. Celso tocou com Chico Amaral (sax), André Limão Queiroz (baterial), Milton Ramos (baixo), Gustavo Figueiredo (piano) com participação de Juarez Moreira e Célio Balona. Fundação de Educação Artística, Belo Horizonte MG, 12/12/2014. © Copyright Élcio Paraíso/Bendita – Conteúdo & Imagem | Todos os direitos reservados | All rights reserved

O violonista, guitarrista, compositor e professor Celso Moreira, um dos expoentes da música instrumental brasileira, vai apresentar show inédito na cidade histórica de Sabará. Acompanhado por seu violão e sua guitarra, Celso Moreira se apresentará com os músicos: Milton Ramos (baixo), Cleber Alves (saxofone), Gustavo Figueiredo (teclado) e André Limão Queiroz (bateria). O repertório é composto por músicas autorais que marcaram a trajetória artística do violonista, como “O Mundo das Artes”, “Cores” e “Valsa para Helena”.

O projeto Celso Moreira – 70 anos de vida, tem o patrocínio do Supermercado Verdemar, por meio da Lei Estadual de Incentivo à Cultura de Minas Gerais. A realização é da Favo Cultural e do Governo de Minas Gerais.

Sobre Celso Moreira

Mineiro, nascido em Guanhães (MG), descende de uma família que sempre cultivou o gosto pela música, a exemplo de seu pai, Rivadávia Moreira e do irmão, o guitarrista e compositor Juarez Moreira. Aos dez anos já tocava bateria em bailes da cidade, mas ao se mudar para Belo Horizonte, em 1968, trocou o instrumento – que não cabia no apartamento – por um violão: seu companheiro de todas as horas até hoje.

Durante a trajetória artística, Celso Moreira acompanhou músicos como Milton Nascimento no espetáculo Missa dos Quilombos e gravou em todas as faixas do álbum homônimo. Viajou em turnê por todo o Brasil e Espanha. Acompanhou o saxofonista Nivaldo Ornelas em turnê por cidades de São Paulo e de todos os estados do sul do país. Com este gravou também o CD “Reciclo”. Atuou também como violonista em todas as faixas do CD de Gisela Gonçalves, com arranjos e direção musical de Wagner Tiso. A partir de 1980 começou a compor e a se consagrar no meio musical, tendo recebido prêmios importantes: o Troféu “Faísca” – como músico mais atuante do ano -, assim como, duas vezes, o prêmio BDMG Instrumental como melhor músico. Participou também do festival internacional de jazz (Tudo é jazz) por dois anos consecutivos, em Ouro Preto. Neste ano também foi jurado do prêmio BDMG Instrumental, assim como do Troféu Marco Antônio Araújo (BDMG).

Em 2007 lançou o seu primeiro álbum solo, o CD – Celso Moreira “Autoral” com participação de Juarez Moreira e composições próprias, exclusivamente. Já em 2011 foi a vez do segundo CD, “Cenas Brasileiras”, com músicas autorais e de outros compositores, tais como Tom Jobim, Pixinguinha, Noel Rosa e Braguinha. Em 2014 gravou seu primeiro DVD composto por uma mescla do repertório de seus trabalhos anteriores.

Redes sociais

Youtube: https://www.youtube.com/channel/UC1uLAUurU8xVM-bCmd-oYfg

Facebook: https://www.facebook.com/celsomoreiraoficial/

instagram: www.instagram.com/celsomoreiraoficial/

Serviço

Violonista Celso Moreira apresenta show instrumental inédito e gratuito em Sabará (MG)

Data:  27/10/2023 – sexta-feira

Horário: 19h30

Local: Teatro Municipal de Sabará (rua D. Pedro II, s/n – Centro – Sabará)

Ingressos: São gratuitos e devem ser retirados no site do Sympla e também na bilheteria do teatro.

Sair da versão mobile