Revista Cenário Minas

Túlio Dayrell lança, single em parceria com Leandro Léo

O cantor, compositor e ator natural do Vale do Jequitinhonha (MG) Túlio Dayrell dá largada a uma nova fase na carreira, com o lançamento do single “Tantos Planos”, no dia 8 de agosto. Em uma melodia melancólica e arrojada, o trabalho é fruto de muitas mãos, com parceria de Leandro Léo e do movimento do Música aos Montes. O single descreve as marcas que permanecem das pessoas que já passaram pelas nossas vidas.

A composição é resultado do incessante trabalho coletivo realizado no Música aos Montes. O selo e produtora musical localizado no bairro Esplanada em Belo Horizonte (MG) vem se consolidando como, mais que um local de criação, um movimento artístico. “Tantos Planos” é fruto de um dos campings promovidos frequentemente pelo selo e, por isso, carrega participações de artistas que o compõem: além de Túlio, Davi Leão, Cruvinel e Flor Grassi.

Já a parceria com Leandro Léo começou a tomar forma no Manga Sessions, projeto produzido por Túlio Dayrell, que promove live sessions com artistas em ascensão no espaço Crooked Tree na capital mineira. Na recente participação de Leandro, Túlio apresentou a composição criada no MaM ao artista, que amou, topou um feat e adicionou seus toques na criação.

Os dois possuem uma grande similaridade em suas trajetórias: ambos são músicos e atores. Desde criança, Leandro Léo se destaca na televisão, fez parte do elenco dos clássicos “Castelo Rá-Tim-Bum”, em 1999, e “Sítio do Pica-Pau Amarelo”, entre 2002 e 2005. Em 2016, figurou na série da Rede Globo “Justiça”. Como cantor e compositor, já lançou os álbuns “Parto”, “A Música que Mora em Mim” e “Tudo a Seu Tempo”.

Já Túlio Dayrell, teve a carreira marcada pelos teatros. Com graduação em Teatro pela Universidade Federal de Minas Gerais, entre 2016 e 2017, protagonizou o show “Túlio Dayrell canta Chico – Uma história de amor” no Cine Brasil Vallourec. Dividiu palco com grandes nomes, como Myra Ruiz, no musical “Meu Destino é Ser Star”, em 2018, que percorria a obra de Lulu Santos. Navegando pelo teatro e pela música, chegou a diversos palcos, como Palácio das Artes, Sesc Palladium, Cine Odeon, Festival Só Amor e Festival de Música de Barbacena, e lançou dois discos, “Carimbado” (2019) e “Querença” (2023).

“A minha primeira composição foi para um teatro musical: ‘Embaraço’ para o espetáculo ‘AI – Atos Interligados’. Foi ali que eu me despertei para a música autoral e foi no teatro que eu criei intimidade com a arte, onde eu vi que tudo isso podia ser uma profissão. Eu comecei como intérprete e fui me descobrindo como compositor no caminho. Agora, ‘Tantos Planos’ vem para celebrar esse meu momento de grandes trocas com os artistas do MaM”, comenta o artista.

SOBRE TÚLIO DAYRELL

Residente em Belo Horizonte desde 2011, Túlio Dayrell é natural de Rio Vermelho, cidade do Vale do Jequitinhonha (MG). Navega pelo teatro e pela música com maestria, misturando as duas habilidades nas composições, performances e interpretações. Traz às suas referências na música popular brasileira, o frescor do pop.

Em 2019, lançou o EP “Carimbado”, uma verdadeira homenagem à região em que nasceu. Nas letras e melodias, fala das tradições, personagens e experiências que perpassam a sua história com o local. As músicas trazem ritmos variados da cultura brasileira, com referências de Clube da Esquina, Felipe Bedetti, Belchior, Di Melo e Luiz Gonzaga.

Em 2023, o artista lançou o segundo EP da carreira, “Querença”, cujo tema é mais universal: os encontros e desencontros dos relacionamentos amorosos. Explorando a sensualidade, as músicas se aproximam mais do pop e do jazz, sem deixar as clássicas referências da MPB do artista. Da primeira à última faixa, o trabalho percorre a história de um relacionamento que começa e termina. A narrativa ainda conta com videoclipes dirigidos por Felp Brandão e Marcus Myrrha.

Instagram | YouTube

SOBRE O MÚSICA AOS MONTES

Fundado por Carol Figueiredo em parceria com Dan Oliveira, um dos grandes objetivos do selo é lapidar a musicalidade de artistas e prepará-los para o mercado, oferecendo suporte da composição à divulgação. Localizado em Belo Horizonte, aquece a cena nacional, impulsionando carreiras a partir de um trabalho amplo, que auxilia os músicos a consolidarem uma identidade forte e única em um espaço colaborativo, de troca entre os integrantes.

Dan Oliveira formou-se em violão erudito pelo Conservatório Estadual de Música Lorenzo Fernandez e violão popular pela Bituca, onde estudou violão com Gilvan de Oliveira e harmonia/arranjo com Ian Guest. Recebeu reconhecimentos como o Prêmio Jovem Instrumentista BDMG em 2012. Como cantor e violonista, gravou os DVDs “Lua Clareou (2015)” com Saulo Laranjeira e “Tênis + Clube ao Vivo no Circo Voador (2019)” com Lô Borges. Dividiu palcos com grandes nomes, como Vander Lee e Cláudio Venturini.

Carol Figueiredo estudou música no Souza Lima & Berklee. Lá, conviveu com grandes nomes da música como Roberto Menescal, Sizão Machado (baixista do Djavan e da Elis Regina), e André Marques (atual pianista do Hermeto Pascoal). Como cantora de Jazz e MPB, produziu dois discos, chamados “Jazz com Tutu” (2007) e Autoral (2007). Colhendo os frutos do álbum “Jazz com Tutu”, apresentou-se no Savassi Jazz Festival Novos Talentos do mesmo ano. Hoje, atua como diretora executiva do selo, manager e atua na produção de shows e festivais.

Instagram YouTube

Sair da versão mobile